Respiro | Confira no Petra Belas Artes À LA CARTE



Lampedusa, uma isolada e tranquila ilha do Mediterrâneo, abriga uma comunidade tradicional fiel a suas raízes e costumes. Lá, Grazia (Valeria Golino) vive com seu marido, filhos e sogra. Seu perfil excêntrico e mudanças abruptas de humor começam a criar atritos dentro desta sociedade tão conservadora. Pressionado pela população, o patriarca da família, Pietro (Vincenzo Amato), cogita mandar Grazia para uma clínica psiquiátrica em Milão.

Sem soar moralista ou didático, o drama da diretora e roteirista Emanuele Crialese carrega em sua essência a reflexão sobre o significado da liberdade e do direito à individualidade. Numa leitura mais profunda, serve como ensaio contemplativo sobre o papel pré-definido das mulheres na sociedade, o tratamento oferecido àquelas que fogem do padrão esperado e, também, a forma como a construção de certas masculinidades garante a manutenção destas atribuições sociais.

A protagonista, Grazia, está em constante conflito, não apenas com as pessoas que a rodeiam, mas principalmente consigo mesma. Ela é uma incurável sonhadora de espírito livre, diminuída aos papeis de mãe e esposa. Apesar de amar sua família, ela simplesmente não cabe nestes personagens e está constantemente frustrada por não conseguir administrar tais facetas de si. Quando sucumbe a esta pressão, a mulher oscila entre a melancolia e a agressividade. Ao mesmo tempo que tais surtos possam sugerir um possível quadro de psicose maníaco-depressiva, também podem ser um efeito emocional consequente de sua insatisfação com a realidade que vive. Independentemente da real razão, a resposta de sua família a estes episódios é dopá-la e esperar que volte a si. Silenciam-na.


Ficha Técnica

Título original e ano: Respiro, 2002. Direção e roteiro: Emanuele Crialese. Elenco: Valeria Golino, Vicenzo Amato, Francesco Casisa,  Veronica D'Agostino, Filippo Pucillo. Gênero: Drama. Nacionalidade: Itália. Fotografia: Fabio Zamarion. Edição: Didier Ranz. Figurino: Eva Coen. Trilha Sonora Musical: Andrea Guerra e John Surman. Duração: 01h35min. 

A comunidade retratada em Respiro inspira e expira vida em cada cena. Por boa parte do filme, Grazia sequer é o foco. A ambientação da história ocorre de forma orgânica através do cotidiano da população de Lampedusa: a rivalidade entre grupos de crianças e jovens, a indústria pesqueira, as praias rochosas, os conflitos familiares. A câmera intimista se infiltra na rotina da população local, acompanhando desde as situações mais triviais até as mais dramáticas. Ainda que as qualidades técnicas do longa não sejam o destaque, a simplicidade das filmagens traz às cenas uma crueza aparentemente amadora e antiquada e, ao mesmo tempo, lírica. Ora soa como um documentário, ora como um idílico sonho lúcido.

Conhecida por seus papeis em Rain Man e, mais recentemente, Retrato de Uma Jovem em Chamas, Valeria Golino entrega uma performance memorável. A complexidade de sentimentos da personagem soa totalmente natural, fugindo dos estereótipos de mulher histérica e descontrolada. Sua química com Vincenzo Amato (intérprete do marido, Pietro) e principalmente com Francesco Casisa (como Pasquale, o primogênito da família) cria uma relação convincente de ternura e sensibilidade que são o coração desta trama delicada.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IOS,  Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play , App Store e dispositivos Roku.


Conheça o Petra Belas Artes À LA CARTE:

À LA CARTEé um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.

Lançamentos de ABRIL


Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)