A Última Floresta | É Tudo Verdade


A floresta é uma ópera: dramática, bela, rica e apoteótica. Os instrumentos sinfônicos são o vento, as águas, os animais, a vegetação. Os sopranos, barítonos, tenores são os indígenas, os garimpeiros, os políticos, nós. Neste documentário impactante, o maestro é o diretor brasileiro Luiz Bolognesi. E que ópera este documentário nos apresenta! A floresta amazônica é um tesouro mundial que é belamente fotografada neste docudrama, que junta a beleza da paisagem e os mitos de criação indígenas com a denúncia da situação política atual, onde uma má gestão ambiental está criminosamente permitindo uma invasão de garimpeiros em uma reserva yanomami.

O filme estreou mundialmente no Festival de Berlim de 2021 e foi escolhido para a sessão de encerramento do 26º Festival É Tudo Verdade: domingo (18), às 19 horas, na plataforma Looke, gratuito e disponível para todo o território nacional. Nestes tempos de pandemia, as plataformas digitais estão sendo usadas pelos festivais para, respeitando as regras de isolamento, disponibilizar seu conteúdo ao máximo de espectadores possível. Essa facilidade de acesso permite aos cinéfilos se banquetearem com filmes excelentes na segurança de sua casa e geralmente de forma gratuita. Esta modalidade de festival digital deu muito certo e provavelmente será uma nova alternativa para acesso às mostras de cinema, rivalizando com o modo presencial no número de espectadores.

Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: A Última Floresta, 2021. Diretor: Luiz Bolognesi. Roteiristas: Davi Kopenawa Yanomami, Luiz BolognesiGênero: Documentário/Drama. Nacionalidade: Brasil. Trilha Sonora original: Talita del Collado. Mixagem: Armando Torres Jr., ABC, Caio Guerin. Supervisão de Edição de Som e Mixagem: Caio Guerin, Rosana Stefanoni. Supervisão de Imagem: Luisa Cavanagh. Supervisão de Efeitos Visuais: Eduardo Schaal. Som Direto: Rodrigo Macedo. Montagem: Rodrigo Macedo. Direção de Produção e Assistente de Direção: Carolina Fernandes. Produção Executiva: Daniela Antonelli Aun, Ana Saito, Pablo Torrecillas. Produtores: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Lais Bodanzky e Luiz Bolognesi. Produtora: Gullane e Buriti Filmes. Produção Associada: Hutukara Associação Yanomami e Instituto Socioambiental (ISA). Apoio: Amazon Watch, Greenpeace, Rainforest Foundation US, Rainforest Foundation Norway, Survival International. Distribuidora: Gullane. Duração: 74min.

O roteiro do documentário foi escrito a duas mãos pelo diretor Luiz Bolognesi e pelo xamã e “ator principal” Davi Kopenawa. É uma recriação dramática de eventos reais nesta aldeia yanomami em paralelo com a encenação de mitos de criação da religião indígena e os sonhos dos moradores. Esta junção de temas torna o documentário muito interessante e rico de idéias, mesclando a denúncia social e ecológica com o mundo onírico e fantástico do xamã e dos aldeões.

Outro fator que quero destacar é a trilha sonora. A captação de sons reais com as músicas indígenas é admirável. A cereja do bolo é ouvir a língua yanomami misturada com o português. O som das águas, o canto dos pássaros e os ruídos da floresta nos fazem entrar neste mundo indígena, que infelizmente pode estar à beira da extinção, devido os crimes ambientais. A invasão dos garimpeiros é mostrada no decorrer da narrativa e as fotos dos mortos indígenas devido o envenenamento das águas e do solo é de comover qualquer espectador. Quem sabe as cerimônias xamânicas e as denúncias realizadas permitam reverter este quadro desolador.

Debate sobre o filme


Assistam o filme de encerramento e prestigiem este festival de documentários tão importante no cenário cultural paulistano e nacional! Comovam-se, indignem-se, resistência sempre! 

Nota: 8,5/10.

Serviço:
Veja a programação completa disponível aqui.
Serviço
FILME DE ENCERRAMENTO
18.04 19hrs - A Última Floresta
Dir. Luiz Bolognesi / Brasil, 2020, 74’ 
Competição Internacional de Longas

Como Acessar o Looke:

1. Faça seu cadastro no site www.looke.com.br. Um código SMS será enviado para o seu celular para concluir o cadastro.
2. Acesse o site www.etudoverdade.com.br e clique em “Programação”.
3. Clique no filme escolhido e você será direcionado para a página do É Tudo Verdade / Looke
4. Aperte o play e boa sessão!

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)