Fuga, de Jonas Poher Rasmussen | É Tudo Verdade 2021

 

Nesta quinta-feira (08), às 21 horas,  gratuito e online na plataforma Looke, assistam o filme de abertura do Festival É Tudo Verdade 2021: Fuga, uma coprodução da Dinamarca, França, Suécia e Noruega, de 90 minutos, e que te atinge com a força de um soco no estômago, a despeito de ser um desenho animado belíssimo. Retratando a vida de um refugiado afegão na sua fuga pelo mundo, é um excelente filme de abertura deste festival de documentários que está na sua 26ª edição, tradição no calendário cultural paulistano e agora aberto digitalmente a todo o Brasil.

O roteiro é digno de um best-seller. Passa-se em vários países, em momentos significativos da história do século XX, retratando sofrimentos incontáveis de um adolescente que acaba vencendo na vida, entre alguns mistérios e lampejos eróticos. Um Sidney Sheldon sem milionários... De certo modo, um refugiado afegão na Dinamarca é quase como se tivesse ficado rico, então poderíamos realmente aplicar esse paralelo (brincadeira rsrsrs).  Não tem nada de best-seller, é uma história verídica e triste de um personagem emblemático da realidade dos milhões de refugiados de guerra que percorrem as estradas do mundo e que fogem de seus países natais, à procura de uma chance para sobreviver, entre muitos sofrimentos e perdas.


O documentário, em formato de desenho animado, conta a história deste refugiado afegão que, após a vitória dos talibãs, foge primeiro para Rússia e depois para Dinamarca, vivendo todas as agruras e tragédias de alguém sem pátria, sem família, sem raízes. Além de tudo, o personagem Amin Nawabi é gay, tendo a questão de aceitação sexual e convivência com o namorado como um dos eixos da narrativa. Logo no início do filme ficamos sabendo que o personagem encontrou refúgio na Dinamarca, teve um “final feliz”, e que é um intelectual de prestígio, mas o grande mistério é como ele chegou nessa situação, por quais sofrimentos passou, onde está sua família, qual foi sua trajetória. E num longo depoimento filmado a um amigo, pela primeira vez o afegão conta sua história de vida para outra pessoa, desvendando os seus segredos mais íntimos. Devido estes assuntos tão atuais e comoventes, a animação foi uma sensação no Festival de Sundance deste ano, promessa de futuras indicações ao Oscar de 2022.

A animação em si é linda. A montagem alterna um desenho fluido, que em alguns momentos transmite bem a sensação de fuga, num delírio quase impressionista, com cenas reais retiradas de jornais da época. Um trabalho técnico muito cuidadoso que mostra as impressões desse fugitivo Amin e que nos faz sentir seu sofrimento, a sua desesperança, perda de identidade, medo e constante desconfiança dos outros. A trilha sonora também é muito bem aplicada, pontuando a narrativa em momentos chave e revelando ao espectador o que aquela criança/adolescente/jovem/adulto estava sentindo naquele momento de sua trajetória.

Assistam, é magnífico! Online e de fácil acesso a todos devido a gratuidade do Festival. 

Filme necessário neste mundo onde milhões de refugiados ainda fogem e procuram sua felicidade. Venha sofrer com Amin e participar de sua redenção... 

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Fuga (Flee), 2021. Direção e roteiro: Jonas Poher Rasmussen. Nacionalidade: Dinamarca/ França/ Suécia/ Noruega. Gênero: Drama, Animação. LocuçãoRashid Aitouganov. Trilha Sonora originalUno Helmersson. EdiçãoJanus Billeskov JansenDireção de Arte: Guillaume Dousse e Jess Nicholls. Produção ExecutivaRiz AhmedNikolaj Coster-WaldauDuração: 90 min. Idiomas: inglês, dinamarquês, russo, dari, sueco. Classificação indicativa: 13 anos.

Nota: 9/10.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)