Vicenta | É Tudo Verdade


Vicenta é o retrato da classe periférica argentina: moradora do subúrbio, empregada doméstica, mãe solo. Sua rotina se divide entre as casas onde trabalha e o serviço de sua própria casa, onde mora com sua filha de 19 anos, Laura. Laura tem deficiência intelectual e apresenta maturidade psicossocial equivalente à de uma criança. Quando Vicenta descobre que Laura está grávida, após ter sido abusada por um tio, se inicia uma batalha jurídica para garantir à jovem o direito ao aborto.

Este não é um documentário convencional. Vicenta dramatiza através de bonecos de massinha de modelar, cenários em miniatura e uma potente narração em off esta história real que é tão representativa e simbólica da luta feminina por direitos numa sociedade patriarcal. Ainda que os avatares que representam as personagens sejam estáticos e inexpressivos, a história fala por si só, inclusive usando o silêncio como motor da trama, potencializando os momentos narrados.

Trailer Internacional


Ficha Técnica

Título original e ano: Vicenta, 2020. Direção: Darío Doria. Idioma: Espanhol. Nacionalidade: Argentina. Gênero: Documentário. Duração: 69min. Classificação Indicativa: 13 anos.

As escolhas estéticas do filme de Darío Doria não são gratuitas. Elas representam com muita sensibilidade a inocência do mundo infantil de Laura, ameaçado pela crueldade conservadora e burocrata das instituições e autoridades que deveriam protegê-la. O filme simula episódios revoltantes nos quais o sistema judiciário e até mesmo profissionais de medicina tentam decidir por Vicenta o que é melhor para a filha dela, o que apenas prolonga a crueldade sofrida por Laura, assim como tantas outras mulheres na mesma situação que ela.

Vicenta é um filme devastador, mas é também uma emocionante celebração da cumplicidade feminina e do potencial de mudança que existe na sociedade quando um grupo se une para lutar por seus direitos coletivos. É um lembrete de que direitos sociais devem ser universais e irrestritos, independendo de opiniões religiosas ou dogmas tradicionais.

Histórias como esta não aconteceriam atualmente na Argentina. O aborto foi legalizado Em dezembro de 2020 no país, o que o colocou numa posição vanguardista entre as demais nações da América Latina em relação a direitos das mulheres sobre o próprio corpo. Enquanto isso, no Brasil, casos semelhantes ainda são bastante comuns e a luta por autonomia feminina e dignidade continuam.

Serviço:
Veja a programação completa disponível aqui.
Serviço
13.04 19hrs - VICENTA
Dir. Darío Doria / Argentina, 2020, 69’
Competição Internacional de Longas

Como Acessar o Looke:

1. Faça seu cadastro no site www.looke.com.br. Um código SMS será enviado para o seu celular para concluir o cadastro.
2. Acesse o site www.etudoverdade.com.br e clique em “Programação”.
3. Clique no filme escolhido e você será direcionado para a página do É Tudo Verdade / Looke
4. Aperte o play e boa sessão!

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)