Atlantis | Assista na Reserva Imovision


Ucrânia Oriental, 2025. Um ano após o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. E esta última levou 10 anos para se livrar dos soviéticos, um período que pouco a pouco foi destruindo qualquer vestígio de civilização ou natureza. Não importa quem venceu, todos perderam.

Algumas cenas são realizadas como se o espectador estivesse assistindo os combatentes em modo de ''visão noturna'' por infravermelho, o que passa mais realismo e sensação de destruição. Assim, acompanhamos o dia a dia de dois ex-soldados, que encaram o stress pós-traumático causado pelo conflito. Ambos trabalham em uma das poucas fábricas que restaram. Com a destruição reinante, a fundição é a única opção de ocupação, em um ambiente inóspito e insalubre. Os dois moram em uma espécie de bunker e mantém a rígida rotina de treinos com as armas, caso ocorram novos ataques.


Um dos homens não aguenta a pressão e os traumas da guerra e tira a própria vida de maneira trágica e impressionante. Logo após, vem a notícia de que a fábrica irá implantar novas tecnologias para se tornar mais competitiva no futuro e a fundição irá fechar as portas. Sem opção, Serhiy (Andriy Rymaruk) se oferece como voluntário e aceita conduzir um caminhão pipa que leva água, líquido valioso, às outras localidades. Todo território tornou-se árido e impróprio para viver. É um cenário apocalíptico e as cenas são extremamente reais e bem construídas. Os rios estão contaminados, há minas espalhadas por toda parte e se locomover de um lugar a outro, pelas estradas precárias e desertas, é colocar a própria vida em risco. Há equipes desativando minas e barreiras nestas rodovias. 

Em uma dessas viagens, Serhiy conhece um casal ativista que trabalha na localização fazendo a exumação e reconhecimento de corpos de militares. Há imagens de valas com dezenas de cadáveres. As autópsias são narradas com detalhes pavorosos.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Atlantis, 2019. Direção e RoteiroValentyn Vasyanovich. Elenco: Andriy Rymaruk, Liudmyla Bileka, Vasyl Antoniak, Lily Hyde, Philip Paul Peter Hudson, Igor Tytarchuk, Sergiy Komishon. Gênero: Drama, Scifi, Guerra. Nacionalidade: Ucrânia. Fotografia: Valentyn Vasyanovich. Edição: Valentyn Vasyanovich. Departamento de som: Oleksandr Verhovynets. Duração: 01h48min.

O único momento de um encontro amoroso acontece dentro do caminhão, o que é bem deprimente. Todo cenário pós-guerra é mostrado de forma fria e dura em planos distantes em cenas de longa duração. É, claramente, a narrativa de uma distopia que, além das perdas humanas, do desemprego e da destruição psíquica, resultou em um desastre ambiental sem precedentes. E que por ser tão real, se dá em futuro bem próximo.

Atlantis está disponível na plataforma da RESERVA IMOVISION (link aqui).

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)