Noite e Neblina | Assista no Belas Artes À LA CARTE


 
O documentário Noite e Neblina é um verdadeiro tesouro do cinema mundial. Jóia de apenas 36 minutos, surgida dos arquivos fotográficos da segunda guerra mundial (1939-1945) terminada há uma década, em 1956, ano de lançamento do filme, desvenda e relembra a tragédia do Holocausto e dos campos de concentração nazistas. Não sem razão, este filme está em várias listas de melhores documentários de todos os tempos.

O diretor, Alain Resnais, é um dos gênios da nouvelle vague francesa e põe todas suas obsessões nesta obra-prima: o esquecimento, a memória, o sofrimento, a poesia. Com uma narração em off constante, em paralelo com uma linda música clássica, imagens retiradas dos arquivos da guerra mostram todo o terror e sofrimento dos campos de concentração e dos seus prisioneiros. As poucas cenas coloridas passeiam em volta dos campos de concentração abandonados na década de 50, anos após a guerra, mostrando as ruínas das construções e o cenário rural bucólico em volta.

Ficha Técnica
Titulo original e ano: Nuit et Brouillard, 1956. Direção: Alain Resnais. Comentários: Jean Cayrol. Narração: Michel Bouquet. Nacionalidade: França. Gênero: Documentário, Curta, Histórico. Trilha Sonora Original: Hanns Eisler. Fotografia: Gislain Cloquet e SashaVierny. Edição: Alain Resnais. Duração: 36min.
É impressionante saber que a voz em off declama um texto do poeta francês Jean Cayrol, um dos sobreviventes desta tragédia. E que texto! Uma visão humana e compassiva de quem sofreu todos aqueles horrores e conta a história desde o início, com a construção dos campos, passando pela macabra Solução Final, até chegar na liberação dos prisioneiros, com a derrota dos alemães. Nesse ínterim, milhões foram torturados e mortos nessas instalações de terror, barbárie suprema da história do século XX.
A classificação é de 18 anos por causa do impacto das imagens mostradas. As fotos dos cadáveres, dos doentes, dos prisioneiros em condições subumanas, sensibilizam a qualquer espectador. Quanto horror mostrado em cada rosto daqueles, eternizado pela fotografia em suplícios indescritíveis! Mas a narração precisou ser feita, a memória dos mortos e torturados foi resgatada do esquecimento, o documentário foi realizado.  A discussão dos fatos e o registro dos horrores são necessários para que os eventos não se repitam.

Disponível na plataforma Belas Artes A LA CARTE, a partir de 20 de maio, este filme é um soco no estômago, mas imprescindível para conhecermos a dimensão do Holocausto e da Solução Final, mais de 70 anos após os acontecimentos.
Nota: 9/10. 
Estréia de Maio

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)