O Que Será? | Assista no Belas Artes À LA CARTE


A vida do cineasta Bruno Salvati (Kim Rossi Stuart) está saindo dos trilhos. Justamente quando sua carreira passa por uma péssima fase e seu casamento parece estar indo ladeira abaixo, ele é diagnosticado com câncer. A busca por um doador de medula compatível para salvá-lo traz à tona antigos segredos familiares e sentimentos nada bem-vindos. Drama, certo? Bom, não necessariamente.

O Que Será?’, filme do diretor Francesco Bruni, possui todos os elementos de dramas que lidam com a temática de doenças terminais (um subgênero cinematográfico inexplicavelmente popular), mas consegue sutilmente subverter as expectativas ao investir em personagens cativantes e uma história acolhedora.

O protagonista, Bruno, é um quarentão inseguro guiado por sentimentos não exatamente maduros, mas profundamente humanos. Através dele, acompanhamos uma tragicômica jornada de desconstrução do ideal de masculinidade do homem moderno. Bruno cresceu assombrado pelo medo de ser considerável “sensível” demais para os padrões da sociedade e criou sua persona adulta baseada em ser um “homem de verdade”, autoafirmando sua virilidade sempre que necessário. Sim, este heterossexual sofre de um grave quadro de masculinidade frágil. E o acaso não parece estar disposto a colaborar: Bruno tem seu posto como provedor da família ameaçado quando o lançamento de seu novo filme é cancelado, e a possibilidade de sua esposa deixá-lo por outra mulher é o estopim para nosso improvável herói entrar em parafuso. Então, surge o câncer e Bruno percebe da pior forma possível que há desafios muito maiores do que lidar com um ego ferido.


Ficha Técnica
Título original e ano: Cosa Sarà, 2020. Direção e Roteiro: Francesco Brunni.  ElencoKim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronchi, Giuseppe Pambieri, Raffaella Lebboroni, Nicola Nocella, Fotinì Peluso, Tancredi Galli, Elettra Mallaby, Stefano Rossi Giordani, Ninni Bruschetta. Gênero: Drama. Nacionalidade: Itália. Trilha Sonora Original: Ratchev & Carratello. Fotografia: Carlo Rinaldi. Edição: Luca Carrera e Alessandro Heffler. Duração: 01h41min.
O drama de ‘O Que Será?’ nunca é gratuito ou apelativo. As desventuras do protagonista são diluídas com situações divertidas e bem construídas, condizentes com a história. Mesmo com dolorosas cenas que ilustram a impotência de Bruno durante seu tratamento contra o câncer, o longa costura a dificuldade vivida pelo personagem com episódios que aprofundam a relação do público com ele, a fim de dar-lhe camadas e texturas que causam identificação. O processo de reconciliação do homem, tanto consigo quanto com sua família, é compartilhado com quem se permite abraçar a delicadeza dessa história, tão simples e ao mesmo tempo, tão potente e despretensiosa.

O elenco parece feito sob medida para este filme, dando o tom dramático e irônico necessário para as personas às quais dá vida. Kim Rossi Stuart é perfeito como Bruno Salvati, conferindo ao personagem nuances que vão do sagaz ao risível na mesma cena. Vale destacar, também, a jovem guarda do elenco: Fotinì Peluso e Tancredi Galli, respectivamente Adele e Tito, filhos de Bruno. Ela, excêntrica e madura; ele, sensível e inseguro. Ambos carregam as facetas do pai sem perceberem. Adele lida sozinha com seus sentimentos para parecer forte para a família, enquanto Tito é a personificação da vulnerabilidade masculina que Bruno tanto teme e considera como fraqueza.

‘O Que Será?’ não se propõe a apresentar conflitos familiares complexos ou reviravoltas melodramáticas dignas de Hollywood. E tudo bem. Quem precisa de exageros narrativos e tramas mirabolantes quando se tem uma história com tanto coração?

Disponível na plataforma Belas Artes A LA CARTE, a partir desta quinta-feira (20).

Cardápio Semanal


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)