Anna, de Heitor Dhalia


Heitor Dhalia é um importante diretor do cinema brasileiro recente, responsável por obras como Nina (2004), O Cheiro do Ralo (2006), Serra Pelada (2013) e outros. Sua marca registrada são temas polêmicos, roteiros afiados, personagens viscerais e grandes atuações. Anna, seu mais recente longa, realizado em 2019, não foge à regra! Que filme! Incômodo, cruel, instigante, te pega pelas tripas e dá um nó!

Um Pasolini nacional retratando em 106 minutos o embate entre um velho diretor de teatro irascível e intenso, Arthur (Boy Olmi), e uma jovem atriz ambiciosa e talentosa, Anna (Bela Leindecker). Um duelo com intuito de criar a verdadeira Ofélia, numa montagem da peça 'Hamlet', de Shakespeare. Esse grande amor ao teatro provoca a loucura dos protagonistas em criar o personagem inesquecível e um cruel jogo de humilhação, assédio moral, violência psicológica e sedução se instala nas coxias do teatro.


A violência e sadismo de algumas cenas incomoda tanto os outros atores da companhia teatral como nós, os espectadores do filme, mas o milagre da criação artística se desenrola aos nossos olhos e a Ofélia que ama loucamente o Hamlet nasce passo a passo, numa composição impressionante de Anna e Arthur. Todavia, surge a questão. É necessário tanto sofrimento para criar a arte? Quais os limites do assédio de um diretor a uma atriz?


O filme incomoda bastante nestes aspectos, inclusive por causa do teor sexual desse abuso físico e psicológico. O condução do cineasta claramente fica obcecada pela beleza da atriz, a sua Ofélia, e Anna passa por um calvário na sua criação da personagem suicida da peça Hamlet. Arthur a leva aos seus limites em cenas perturbadoras e violentas.

Os atores estão fantásticos! As cenas dos bastidores de uma companhia de teatro na montagem de uma peça tão importante quanto Hamlet são deliciosas. O teatro e o cinema são artes irmãs, mas ao mesmo tempo muito distintas. E quando elas se mesclam em um filme, o resultado é impactante. O trabalho de direção é muito importante nessa hora e Heitor Dhalia faz um grande filme e uma possível excelente peça de teatro. Ficamos curiosos em saber como ficaria o resultado final deste Hamlet, o príncipe louco da Dinamarca. Ser ou não ser, eis a questão.


Ao final da película, várias reflexões podem ser indagadas a partir dos questionamentos de cada um. Quem são os vilões ? A arte dispensa a ética? Que limites podem ser ultrapassados? Cinema tem que ser assim! Lançar perguntas, fazer com que pensemos e tiremos nossas conclusões, instigar nosso intelecto. 

Excelente filme adulto sobre teatro! Assistam!

Nota: 9/10.

Trailer

Ficha Técnica

Título Original: Anna, 2019. Direção: Heitor Dhalia. Roteiro: Nara Chaib Mendes e Heitor Dhalia.   Elenco: Boy Olmi, Bela Leindecker, Gabriela Carneiro Cunha e Tulio Starling. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Música: Hilton Raw. Som Direto: Jorge Rezende. Fotografia: Azul Serra. Arte: Dani Vilela. Figurino: Joana Porto. Maquiagem: Silva Rama Terra. Produção: Egisto Betti, Heitor Dhalia. Distribuição: IMOVISION. Duração: 106min.


O filme está em horário de Pré-estréia em alguns cinemas, mas chega as telas em 01 de julho. 

Serviço:

Anna

Programação de 24 a 30 de junho:

Niterói - Reserva Cultural (Pré-Estreia)

São Paulo - Reserva Cultural | Espaço Itaú Augusta (Pré-Estreia)

Rio de Janeiro - Estação Net Rio (Pré-Estreia dia 29/06)

Mais informações em: https://imovision.com.br/anna

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)