As Maravilhosas Obras de Taylor Jenkins Reid


Em 2019, a tag lançou como parte do seu clube do livro a obra “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”. Se você entrasse em qualquer espaço literário na internet na época só se falava disso. Claro que eu fiquei curiosíssimo para conferir o motivo de tanto fuzuê! Geralmente eu fico bem desconfiado quando algo está com o hype muito grande. Afinal, a regra geral é que expectativa alta é receita certa para a decepção. Mas nesse caso, o hype não só foi justo como me surpreendeu muito.

O livro foi o meu primeiro contato com a Taylor Jenkins Reid. E para falar a verdade, eu não sei por que demorei tanto para ler as demais obras delas, pois de cara já me apaixonei por sua escrita.

De qualquer forma, este ano eu cumpri uma das minhas metas. Li toda a bibliografia da Taylor e agora posso dizer com propriedade que ela se tornou uma das minhas escritoras preferidas! Tem algo de tão envolvente em sua escrita. Eu começo a ler e não consigo parar até terminar o livro. Nem vejo o tempo passar! E os personagens são daquele tipo que não te abandonam assim que você vira a última página. Eles te marcam e você fica um bom tempo ainda digerindo tudo o que a história trouxe. São poucos escritores que tem esse talento!

O que eu pretendo neste post é falar um pouco das minhas impressões de cada livro da Taylor, ranqueando as obras da que eu menos gostei até a minha preferida.

7) Depois do Sim

Título original: After I Do
Ano de publicação original: 2014
Publicação no Brasil: 2020 (editora Paralela)

“Depois do Sim” conta a história de Lauren e Ryan, que após alguns anos de casamento percebem que não estão mais felizes juntos. Tentando evitar o divórcio, eles decidem passar um ano separados. Nesse tempo, cada um tentará se reencontrar e avaliar se o relacionamento ainda faz sentido.

Vou ser sincero, a premissa desse livro não me interessou muito. Não parecia o tipo de história que renderia muito, sabe? Porém fui de coração aberto. Vai que me surpreendia e... bem, não é ruim, mas também não é mesmo muito empolgante. Terminei até com o coração um tanto aquecido, mas quando se trata da Taylor eu estou acostumado com um padrão mais alto, sabe? Apesar de ter achado interessante a reflexão que o livro traz sobre relacionamentos, achei a história um tanto enfadonha. A protagonista é tão sem graça!

Além disso, algo que me incomodou foi que o livro promete ser sobre o relacionamento do casal, mas acaba mesmo focando só na Lauren. Os personagens não lidam realmente com seus problemas conjugais. É mais a personagem redescobrindo quem ela é fora do relacionamento (o que é um tanto irônico, considerando a premissa e para onde a história caminha).

6) Amor(es) Verdadeiro(s)

Título original: One True Lovers
Ano de publicação original: 2016
Publicação no Brasil: 2020 (editora Paralela)

O livro é centrado na Emma, que vive um grande romance com Jesse desde o ensino médio, cheio de aventuras e descobertas. Porém, durante uma viagem de trabalho, o helicóptero em que Jesse estava sofre um acidente e ele é dado como morto. O mundo de Emma colapsa e o luto é devastador. Entretanto, aos poucos ela vai conseguindo seguir em frente e reconstruir sua vida. Ela se apaixona por Sam e tem certeza que conseguiu amar novamente. É então que mais uma reviravolta em sua vida acontece: Jesse é encontrado vivo e volta para casa. E agora? Seria possível ter mais de um grande amor na vida?

Uma coisa que vocês precisam saber é que eu tenho uma aversão gigante a triângulos amorosos. É um dos instrumentos narrativos que mais me dão preguiça. É sempre um dilema tão enrolado e cansativo. Então, eu já fui ler o livro esperando detestar. Quem bom que a Taylor tem um talento tão grande que eu acabei gostando da história.

Porém, o livro ainda está no finalzinho da minha lista. Senti falta de um melhor desenvolvimento em certos pontos da história. Inclusive, devo confessar que o livro nunca me deixou com dúvidas de quem Emma escolheria. Mas tudo bem, porque me levou a ignorar o dilema da protagonista e me apegar mais a personagem em si, e à exposição de como a vida nos leva a caminhos inesperados, nem sempre melhores ou piores, mas apenas diferentes. Mudamos tanto ao longo do tempo, descobrimos novos sonhos, cresce em nós “o querer” de coisas que às vezes são totalmente contraditórias ao que queríamos antes. No fim das contas estamos sempre em constante metamorfose. E tudo bem.

5) Para Sempre Interrompido

Título original: Forever Interrupted
Ano de publicação original: 2013
Publicação no Brasil: 2021 (Companhia das Letras)

É muito interessante quando você está lendo a bibliografia de um autor, perceber que certos temas se repetem. A Taylor deve amar muito o marido dela porque “amor verdadeiro” é um elemento presente em quase todos os livros dela (fico pensando também em como é o relacionamento dela com os pais, pois é um relacionamento que para a maioria dos seus personagens é difícil ou inexistente). “Para Sempre Interrompido” acompanha Elsie Porter, que tem com Ben um meet cute daqueles dignos de comédia romântica. Tanto que decidem se casar apenas seis meses depois. O que era a promessa de um “final feliz”, no entanto, cai por terra quando Ben morre em um acidente. No funeral, Elsie conhece Susan, a mãe de Ben, que nem sabia que ela existia e diversos conflitos surgem daí.

Esse foi o último livro da Taylor que eu li. Curiosamente, é o primeiro que ela escreveu! E isso fica nítido. Eu gostei do livro, mas para mim ficou claro que ela não tinha encontrado uma voz própria ainda; que ela ainda estava amadurecendo como escritora. O relacionamento da Elsie e do Ben é bem "Hollywoodiano", instantâneo e intenso. É fofo, mas em diversos momentos soa forçado (até não saudável). Mas eu ainda fiquei investido o suficiente no romance para sentir a dor e o luto da Elsie. O que mais me agradou na história foi o desenvolvimento do relacionamento da Elsie com a sogra, que foi bem comovente.

4) Em Outra Vida, Talvez?

Título original: Maybe in Another Life
Ano de publicação original: 2015
Publicação no Brasil: 2018 (Editora Record)

Eu me identifiquei muito com a Hannah porque no começo da história ela está completamente perdida na vida (embora não pelas mesmas circunstâncias que eu haha). Ela não tem certeza do que quer fazer profissionalmente e acaba de sair de um relacionamento com um cara casado. Abalada pelo término, ela decide voltar para sua cidade natal, onde conta com o apoio de sua melhorar amiga, Gabby. As duas decidem comemorar a chegada de Hannah na cidade em um bar e ela encontra um ex da época da escola, Ethan. Os dois logo se reconectam. É nítido que ainda existe algo ali. A noite chega ao fim e Gabby a chama para ir embora, mas ela fica na dúvida se vai com a amiga ou fica com Ethan. É aí que o livro se divide em duas realidades paralelas, mostrando os desdobramentos de cada uma das escolhas de Hannah.

Essa estrutura do livro é ótima, pois deixa a leitura muito dinâmica. Eu empatizei muito com a Hannah. Eu entendo muito bem como é esse sentimento de estar longe do lugar que achou que estaria - que deveria estar - e de atribuir isso a escolhas equivocadas. Eu gostei da premissa de explorar o impacto que uma simples decisão pode causar na sua vida, levando a caminhos tão diferentes. É algo um tanto assustador, se você parar pra pensar. Me deixou bastante reflexivo. A gente faz tantas escolhas ao longo do dia, espontaneamente, e que não parecem tão importantes. Mas vai saber o que poderia ter acontecido - ou até mesmo quem eu poderia ser - se tivesse tido outro direcionamento? Eu posso ter passado pelo amor da vida e desviado sem querer. Eu posso ter me livrado de um acidente sério por um triz. Posso ter dito a coisa certa quando precisava. Posso também ter dito a coisa errada.

3) Malibu Renasce

Título original: Malibu Rising
Ano de publicação original: 2021
Publicação no Brasil: 2021 (editora Paralela)

Malibu Renasce é divido em duas partes:

Na primeira, Taylor faz o que ela faz de melhor: contar a biografia dos personagens, os irmãos Riva. A narrativa flui com facilidade e logo você se vê envolvido pela trama e cria afeição pelos personagens. Entende suas motivações e suas complexidades. Torce por eles. Eu amei o laço que os irmãos têm. Eu não sou tão próximo quanto gostaria dos meus irmãos e esse relacionamento dos Riva me comoveu.

Na segunda parte, a narrativa muda. Ela se centra em apenas uma noite, na grande festa que acontece na mansão Riva. A ação vai se desenrolando quase como em um capítulo de novela. Você sente como se houvesse uma câmera passando pelos cômodos, conferindo o que cada um está fazendo e os conflitos que estão surgindo. Achei a mudança um tanto brusca, principalmente porque ia aparecendo um monte de personagens. E a Taylor trazia um pouco de como cada um tinha chegado até aquele momento, o que acabou me incomodando porque quebrava a ação. De qualquer forma, a primeira parte é tão efetiva em te fazer se importar com os irmãos Riva que você vai virando as páginas com voracidade, louco para descobrir onde tudo vai dar. A narrativa se move como dominós caindo (Taylor consegue transmitir bem o clima caótico da festa) e o clímax, quando chega, é muito satisfatório. Senti que a história acaba redondinha, deixando uma terna mensagem.

2) Daisy Jones & The Six

Ano de publicação original: 2019
Publicação no Brasil: 2019 (editora Paralela)

Daisy Jones & The Six lançou um disco que se tornou lendário. Porém, durante o tour de promoção do álbum a banda brigou e se separou. O mundo sempre quis saber quais motivos levaram ao conflito e agora isso será revelado.

O livro é estruturado em forma de depoimentos. Por um lado isso é bem bacana, pois nos trás várias visões diferentes sobre um mesmo acontecimento (às vezes até contraditórias), enriquecendo a história. O trabalho de construção dos personagens é muito competente. É uma leitura imersiva. A jornada de ascensão e queda da banda é fascinante. O setting - rock n roll nos ano 70 - já é muito interessante por isso só. É um livro que fala sobre o poder das nossas escolhas. E como são pequenos momentos, pequenas decisões, que moldam nossa história. Enfim, gostei muito. Recomendo demais.

1) Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Título original: The Seven Husbands of Evelyn Hugo
Ano de publicação original: 2017
Publicação no Brasil: 2019 (editora Paralela)

E chegamos nela, gente. Evelyn Hugo. Foi o primeiro livro da Taylor que eu li e é meu preferido. Sério, é perfeito. Essa mulher consegue construir personagens tão intensos e realistas. Sinto sempre como se estivesse lendo uma autobiografia e não histórias meramente fictícias. Juro que mesmo sabendo que se tratava de um trabalho de ficção, eu fui pesquisar no google para ver se a Evelyn não tinha existido mesmo! A narrativa é tão gostosa, flui tão bem que me senti sendo levado por uma correnteza. É sem dúvidas a grande obra prima da carreira da Taylor.

O livro conta a história de Evelyn Hugo, uma das maiores atrizes da era de ouro de Hollywood. Já idosa, ela decide dar uma entrevista bombástica e contar todos os detalhes de sua vida polêmica. É uma história fascinante, cheia de surpresas, que fala de paixões, preconceito, machismo, abuso, amizade, afeto e... amor. Afinal, Evelyn foi casada sete vezes e o público sempre se perguntou: quem foi o grande amor da vida de Evelyn Hugo?



Extra: Evidence of The Affair

Em 2018, a Taylor lançou um conto bem curtinho. É interessante, mas não é nada surpreendente. Ele é epistolar, trazendo cartas trocadas por duas pessoas que descobrem que seus cônjuges estão tendo um affair um com o outro.



🍿 CINEMA!!! 🍿

Diversos livros da Taylor tiveram seus direitos comprados e vão ser adaptados para as telonas e telinhas.

📺

 Daisy Jones & The Six: a Amazon vai transformar o livro em minissérie. Com produção de Reese Witherspoon, a adaptação vai ser protagonizada por Riley Keough e Sam Claflin. A estréia está prevista para 2022. Olha só a primeira foto dos ensaios do elenco:


🎬 Amor(es) Verdadeiro(s): Com direção de Andy Fickman, a obra irá ser adaptada para o cinema. O elenco contará com Phillipa Soo, Simu Liu e Luke Bracey.

📺

 Malibu Renasce: Liz Tigglear e Amy Talkington produzirão a adaptação do livro para o serviço de streaming Hulu

🎬 Para Sempre Interrompido: com os direitos para adaptação comprados em 2015, há um projeto de adaptação para um filme estrelado pela atriz Dakota Johnson. Porém faz tempo que não se muita noticia de como ele anda.

📺

 Os Sete Maridos de Evelyn Hugo: uma minissérie baseada na obra estava em desenvolvimento para o canal Freeform pela atriz e produtora Jennifer Beals. O projeto não foi para frente, porém a Taylor já disse que está confiante que Evelyn ainda será adaptada. 

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)