Tempo, de M. Night Shyamalan | Somente nos Cinemas


A última vez que muitos de nós pisamos nos cinemas para acompanhar um filme dirigido por M. Night Shyamalan foi para conferir VIDRO (resenha da Helen disponível aqui), mas não necessariamente o longa entregou o que poderia. Nesse meio tempo o diretor esteve envolvido na condução da série de tv 'Servant', um show voltado para contar como forças malignas entram na vida de um casal, após um rompimento entre eles, e, na sequência, as notícias que ele voltaria as telonas com uma produção na qual 'o envelhecimento' seria abordado inundaram a internet. Acontece que os suspenses de Shyamalan nunca o são de graça e sempre vem cheio de inventividade. Em 'Tempo '', uma família decide viajar para um resort nas férias e acaba encontrando outros casais em um local reservado da ilha que é oferecido ao grupo para um descanso mais afastado da multidão. Acontece que quando chegam ao local, assassinatos e mortes se dão a todo momento e as horas em que eles estão naquela parte da ilha passam com maior rapidez, o que causa o crescimento físico das crianças em um piscar de olhos entre outros.

A película tem em seu elenco Gael Garcia Bernal, Vicky Krieps, Nolan River, Alexa Swinton, Abbey Lee, Rufus Sewell, Alex Wolff, Katheleen Chalfant, Nikki Amuka-Bird, Gustaf Hammarsten e Ken Leung.


Quem imaginaria que Prisca (Krieps),uma pobre mãe querendo descansar com os filhos, Maddox  (Swinton) e Trent (River), e o marido Guy (Bernal) em uma ilha paradisíaca, antes de contar a família que poderá deixá-la para ir viver outra vida, os estaria levando para um lugar único no planeta. Obviamente, com o andar da carruagem, o espectador percebe que nada ali foi por acaso e que todos os convidados a visitar a ilha tem de certa forma alguma doença ou passa por algum momento delicado da vida.

Ao serem conduzidos pelo gerente (Hammarsten) do lugar a este espaço restrito, Prisca, Guy e as crianças embarcam em uma van com o casal burguês Charles (Sewell) e Crytall (Lee), a filha deles Kara e a matriarca da família, Agnes (Chalfant). O casal Jeri (Leung) e Patricia (Amuka-Bird) também os acompanham. E quando adentram o lugar um jovem alto está lá sozinho encarando o mar sem entender o porquê está ali.

Não demora muito e as situações mais bizarras possíveis começam a se dar por lá. Afogamentos, tonteiras e cura de doenças. Além da tensão entre as pessoas e toda uma desconfiança exacerbada. Mas o que realmente intriga é que sempre que eles tentam fazer o caminho de volta e ir até onde o motorista (cameo descarado de Shyamalan) os deixou eles passam mal e não conseguem ou algo pior ocorre, morrem. Até mesmo nadar se torna algo perigoso. Contudo, para todo problema há uma solução e se há crianças ali, aparentemente, elas podem ter um futuro melhor do que o de seus pais e conseguirem escapar. Elas só terão que se lembrar um pouco dos detalhes de dias antes da visita e trabalharem contra o tempo.


O filme tem atuações pontuais e, por mais assustador que ele pareça, ele não é. Shyamalan sempre traz metáforas da vida ou filosofias dentro de seus filmes de um modo radical e deixa a todos naquele caminho do ''8 ou 80'', ame ou odeie. Aqui há um emprego muito forte de detalhes, mas uma pena que não colam tanto, pois a trama não prende a atenção e sequer convence. Não é de um todo odioso todo o resultado do longa, todavia, é provável que ele entre no top 100 de filmes do diretor e nunca em um top 10.

Se o texto é enganoso, as imagens visuais até que dão para o gasto, porém toda a teoria que se levanta não necessariamente agrada ou faz sentido. Algo bem Shyamalan de ser. Assim, há teste de fé, do amor, da amizade, da aceitação e, com certeza, da memória e inteligência.

Tempo não tem nada gratuito, mas também não proporciona uma boa experiência cinemática. É só mais uma loucura alheia e é grande pela ambição do que se é proposto.


Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Old, 2021. Direção: M. Night. Shyamalan. Roteiro: M. Night Shyamalan - baseado no Graphic Novel ''Sandcastle'' de Pierre-Oscar Lévy e Frederick Peeters. Elenco: Gael García Bernal, Vicky Krieps, Alex Wolff, Eliza Scanlen, Embeth Davidtz, Emun Elliott,  Thomasin McKenzie, Rufus Sewell, Nikki Amuka-Bird, Ken Leung, Mikaya Fisher, Kailen Jude, M. Night Shyamalan, Luca Faustino Rodriguez, Alexa Swinton, Gustaf Hammarsten, Kathleen Chalfant, Francesca Eastwood, Nolan River, Abbey Lee e Aaron Pierre. Gênero: Suspense. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Trevor Gureckis. Fotografia: Mike Gioulakis. Edição: Brett M. Reed. Figurino: Caroline Duncan. Distribuição: Universal Pictures do Brasil/Warner Bros Pictures do Brasil. Duração: 01h48min.


Avaliação: Dois sobreviventes à ilha maldita (2/5).

HOJE NOS CINEMAS

See Ya!
b-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)