Tudo Sobre Yves | Reserva Imovision


Tudo sobre Yves, cujo título em português e inglês remete ao clássico de 1950 de Joseph L. Mankiewicz (A Malvada/All About Eve), quebra estereótipos ao trazer uma inteligência artificial com uma voz masculina. A teoria feminista muito já discutiu a problemática da predominância da representação de I.A’s com corpos, vozes e performances femininas, emulando serviliência e sensualidade. Pois Yve é uma versão masculina e melhorada da Alexa. E por mais que sua configuração disponha de uma opção para deixá-lo com a voz da Scarlett Johansson, seu dono Jérem não faz esta escolha.

Este, que divide o protagonismo com o robô, é um rapper mal sucedido que mora na casa de sua falecida avó. Interessado na gratuidade do eletrodoméstico e das compras, Jérem se inscreve como voluntário para o programa de teste de usuário da Friobot na qual o usuário recebe uma luxuosa geladeira inteligente que poderá executar funções básicas como tocar músicas, organizar agendas e e-mails, mas também ensinar inglês, pedir entrega de comida e outros consumíveis com autonomia para nunca deixar a comida acabar e para planejar sozinha a dieta do usuário.



No início, o músico realmente se interessa apenas pelas praticidade e economia do acordo, exigindo que a geladeira aja apenas como uma geladeira. Porém, Yves é capaz de preencher um vazio na vida do jovem, servindo de ombro amigo. Além de suborná-lo mandando entregar potentes caixas de som em sua casa. A relação se desenvolve bem e a geladeira parece ocupar o lugar do cachorrinho da casa, se tornando o melhor amigo do homem. Todavia, tudo começa a ruir quando a I.A. começa a interferir na produção musical e no relacionamento amoroso de seu dono, dando a entender que deseja tomar o lugar do humano.

A diferença entre este longa-metragem e demais obras que exploram o tema se dá não pela quebra de clichês do gênero, mas pela adoção de todos estes, justificada pelo humor nonsense da narrativa. A premissa poderia ser a de um filme que se leva a sério, com muito drama e a substituição de Yves por um assistente doméstico padrão, caindo no senso-comum. Mas Yves é um refrigerador de personalidade circular que aprende a compor sobre masturbação e manifestações sexuais de mau gosto. O charme desta última realização do francês Benoît Forgeard está precisamente em ser esquisito, o que nos leva a julgar com menos afinco suas barrigas narrativas e falta de ritmo.

Trailer

Ficha Técnica

Título Original: Yves, 2019. Direção e Roteiro: Benoît Forgeard. Elenco: William Lebghil, Doria Tillier, Philippe Katerine, Alka Balbir, Antoine Gouy. Gênero: Comédia. Nacionalidade: França. Música: Bertrand Burgalat. Fotografia: Thomas Favel e Yannig Willmann.. Direção de arte: Anne-Sophie Delseries. Produção: Emmanuel Chaumet, Mathilde Delaunay, Serge Hayat. Distribuição: IMOVISION. Duração: 107min.

Tudo Sobre Yves já está disponível no catálogo da Reserva Imovision (clique aqui para acessar).

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)