9 Graphic Novels LGBTS que eu super indico!


Nunca fui um grande especialista em HQs. Principalmente quando se trata de Marvel/DC. Sempre adorei super-heróis, mas são volumes e versões demais; fica difícil saber por onde começar. Prefiro ver só os filmes mesmo.

Porém, recentemente, enquanto procurava indicações de histórias LGBT para ler me deparei com algumas Graphic Novels que pareciam muito interessantes. Comecei a ler sem grandes pretensões de me imergir nesse mundo, mas quando percebi já tinha lido várias! São leituras muito rapidinhas e dinâmicas. Se você não tem tempo para investir em um livro inteiro, mas quer se divertir, inspirar e emocionar, as graphic novels são excelentes! Além disso, as artes chamam atenção dos novin. É uma ótima porta de entrada para a leitura. E nunca é cedo para se enxergar em um trabalho de ficção neh! Representatividade importa.

Aqui estão 9 graphic novels que eu adorei e acho que vocês também irão gostar.

Arlindo


Arte e história de Luisa de Souza (ilustralu).
Publicado no Brasil pela editora Seguinte.
200 páginas


A gente começa a listinha em grande estilo, com uma HQ brasileira! Arlindo começou no twitter, com postagens semanais. Depois de concluída, a história foi publicada pela editora seguinte em uma edição LINDÍSSIMA. Mas ainda está disponível no twitter da ilustralu, se você preferir conferir por lá.

Esse livro é a história que eu queria ter lido durante a minha adolescência. Ela acompanha o coming of age de Arlindo, um adolescente do interior do Rio Grande do Norte, enquanto ele passa por más bocados por ser diferente, todavia descobre a força que existe em si mesmo e no valor da amizade. A história é cheia de momentos doces, cenas emocionantes e muitas referências ao inicio dos anos 2000! De Sandy & Jr a Pitty! Pra quem cresceu nessa época, impossível não se identificar.

Bloom 


História de Kevin Panetta. Ilustrações de Savanna Ganucheau. Publicado nos EUA pela editora First Second. Inédito no Brasil.
368 páginas


Sinto que por limitações do formato, às vezes as graphic novels acabam deixando um pouquinho a desejar na questão de desenvolvimento da narrativa. Bloom sofre bastante desse problema, mas ainda assim é uma história que vale a pena: curtinha, leve e fofa.

Ari acabou de terminar a escola e não vê a hora de mudar para a cidade grande com sua banda. Porém, a família possui uma padaria que está passando por um momento ruim e os pais de Ari não podem dispensar sua ajuda no negócio. Ele fica encarregado de contratar um novo funcionário e então conhece Hector, um guri apaixonado por confeitaria. Entre pãezinhos e doces, uma grande afeição começa a surgir entre os dois meninos.

Fence


História de C.S. Pacat . Arte de Johanna the Mad, Joana LaFuente e Jim Campbell. Publicado nos EUA pela editora Boom! Box. Inédito no Brasil. Atualmente com 4 volumes.


Eu já não entendo ou gosto muito de esportes, quando se trata de esgrima então, algo tão fora da minha realidade e cercado de preconceitos (sempre escutei que é esporte de rico)... digamos que foi fácil torcer o nariz para essa HQ. Porém, comecei a ler e achei muito cativante! Ela tem diversos elementos que eu adoro: diversidade, personagens carismáticos, romance “enemies to lovers”(quando o casal inicialmente não se dá bem. Meu clichê preferido), um protagonista que precisa provar seu potencial...

Nicholas é um adolescente de 16 anos que nunca conheceu o pai. Ele só sabe que o pai é um esgrimista famoso que abandonou sua mãe quando ele era bebê. Para provar seu valor, desde pequeno ele se interessou pelo mundo da esgrima. Porém, nunca teve condição de pagar aulas. Até que um dia ele conhece um ex-esgrimista que aceita trocar aulas por trabalho. Depois de muito treino, ele decide tentar conseguir uma vaga na escola King’s Row. Lá, ele descobre que seu colega de quarto é seu maior rival! Eles não se dão bem no começo, mas com o tempo começam a se aproximar. A HQ acompanha a jornada de Nicholas para se tornar um esgrimista campeão e tem uma coleção de personagens muito apaixonantes.

Fun Home


História e arte de Alison Bechdel.
Publicado no Brasil pela editora Conrad.
239 páginas


Alison Bechdel é muito conhecida popularmente por ter inspirado o Teste de Bechdel, mas vale muito a pena conhecer o trabalho dela de cartunista também! Fun Home é um graphic novel autobiográfica, que narra a infância de Alison e seu relacionamento com o pai.

O pai de Alison, Bruce, era bissexual, mas nunca pôde se assumir abertamente. A família mantinha as aparências, evitava o assunto, mas obviamente que o segredo tinha um grande impacto na convivência familiar. Era conflitante para Alison lidar com a negação da mãe, os casos e o distanciamento emocional do pai e a descoberta da própria sexualidade. Fun Home é devastador. É daquelas histórias que marcam a gente, sabe? O livro lida com afeto, sexualidade, suicídio, abuso emocional... Depois de ler você vai ficar horas refletindo sobre tudo o que ele traz. E olha que legal: a história virou um musical da Broadway! Que inclusive ganhou o Tony de melhor musical. Também vai virar um filme com o ator Jake Gyllenhaal interpretando Bruce Bechdel.

Heartstopper



História e arte de Alice Oseman. Publicado no Brasil pela editora Seguinte. Atualmente com 4 volumes (apenas dois no Brasil).


Os dois primeiros volumes acabaram de ser publicados no Brasil! É super fofo. É uma leitura muito leve, que aquece o coração, mas que também lida com assuntos sérios como distúrbios alimentares e bullying.

Charlie volta para um novo ano escolar depois de ser sido arrancado do armário e sofrido uma onda terrível de bullying. Dessa vez as coisas parecem estar mais calmas, embora Charlie ainda lide com o trauma de tudo o que passou. Ele conhece Nick, um garoto popular do time de rugby. Os dois descobrem que tem muito em comum e rapidamente viram amigos. Aos poucos a amizade vai se transformando, mas... Será que o relacionamento vai resistir aos problemas que começam a surgir?

A hq vai virar série do Hulu, com estreia prevista para o ano que vem!

Laura Dean Vive Terminando Comigo


História de Mariko Tamaki. Arte de Rosemary Valero-O'Connell. Publicado no Brasil pela editora Intrínseca.

304 páginas


Laura Dean é popular, engraçada, linda de morrer… não tinha como Freddy não cair de amores por ela. Porém, as duas meninas tem um relacionamento confuso. Em um momento, parece tudo bem, mas do nada Laura Dean se afasta ou faz coisas que machucam Freddy profundamente. E ela sempre achando que a culpa é dela. Principalmente quando a garota volta falando que ama Freddy.

“Laura Dean Vive Terminando Comigo” é uma história sobre autoestima e relacionamentos tóxicos, um tema de suma importância e que precisa ser mais discutido. Porque às vezes, por mais que você goste de alguém, é preciso deixa-la ir!

Mooncakes


História de Suzanne Walker. 
Arte de Wendy Xu e Joamette Gil. 
Publicado nos EUA pela editora Lion Forge. Inédito no Brasil.
254 páginas


Mooncakes arrasa quando o assunto é representatividade! Tem uma protagonista bissexual e surda, vozinhas fofas lésbicas e interesse romântico não binário. E tem magia! Eu adoro histórias de fantasia, principalmente que tenham bruxas.

Nova é uma bruxa que trabalha na livraria mágica de suas avós. Quando estranhos eventos começam a acontecer na cidade, ela se reconecta com ume amigue que não via desde os tempos de escola. Tam é lobisomem e está em fuga, pois há um grupo de pessoas perigosas em seu encalço para roubar sua magia e libertar um demônio assustador. Elx vai precisar contar com a ajuda de Nova, sua antiga cruh, para escapar do perigo.

Nimona


História e arte de Noelle Stevenson. 
Publicado no Brasil pela editora Intrínseca.
272 páginas


Lorde Ballister é o vilão do reino. Porém nem tudo é o que parece. Após ser traído por seu amante em uma competição desleal, ele é banido e passa a lutar contra o instituto corrupto que o formou. Só que o instituto controla o reino e pinta para a população uma visão vil das intenções de Ballister. É essa fama que chama a atenção de Nimona, uma adolescente capaz de adquirir a forma de qualquer pessoa ou animal. Nimona tem uma história trágica, de abandono e solidão. Ela se junta a Ballister querendo não só ajuda-lo a se vingar do reino, mas também buscando alguém que a aceite. Nimona é uma leitura absolutamente deliciosa! E os traços dos desenhos são lindos. Mesmo sendo uma história curta, é muito bem desenvolvida e o laço que Ballister e Nimona formam é muito bonito. Ballister é gay, por isso a HQ está na lista, mas a história não é tão focada em romance.

O Príncipe e a Costureira

História e arte de Jen Wang.
Publicado no Brasil pela editora Darkside.
304 páginas


Pense em um conto de fadas "a lá Cinderella", mas sem fada madrinha ou soluções mágicas, onde a heroína está mais é a fim de conseguir construir uma carreira e o príncipe é quem usa vestidos maravilhosos! Esta obra  é simplesmente encantadora!

Frances é uma costureira que sonha em ter seus vestidos usados pela nobreza do reino. Um dia, ela é contratada por uma clientela misteriosa. Frances fica chocada ao ser levada para o palácio. Ela achava que faria vestidos para a rainha, mas descobre que na verdade foi contratada pelo príncipe Sebastian, que secretamente é uma drag queen! Claro que ninguém pode ficar sabendo disso, pois seria um grande escândalo! Frances concorda em trabalhar para o príncipe, mas aos poucos, enquanto trabalham juntos, eles se apaixonam. Eu sou completamente apaixonado por essa história. E é muito bacana como ela quebra as ideias de gênero e sexualidade.


Então é isso, espero que gostem das dicas e confiram!!
Love, Victor

Escrito por Vitor Souza

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)