A Febre de Petrov | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Perspectiva Internacional

Petrov está com gripe. E por causa dos delírios da febre, tem a maior viagem de sua vida. Embarcamos nessa jornada psicodélica e transitamos entre passado e presente desse personagem tão interessante. Cartunista divorciado, com ex-esposa bibliotecária e filho pequeno, de uns 10 anos, o inconsciente de Petrov, interpretado pelo ator Semyon Serzin, escancara-se aos nossos olhos, com resultados divertidíssimos, entre esposa psicopata, pais nudistas, discos voadores, amigos suicidas.

A gripe pegou toda sua família. Aliás, sua ex-esposa e filho estão na sua casa por causa da doença. A preocupação de Petrov, mesmo enfermo, é levar seu garotinho para a festa de final de ano da escola. Isso o motiva a recordar-se de uma festividade da sua infância, onde a Fada do Inverno apertou sua mão e disse que ele estava com febre.

Não espere lógica no roteiro. O filme são os delírios de um enfermo. As estórias interpõem-se umas às outras, com rapidez e resultados muito cômicos. Nesses relatos divertidos, aspectos sérios da alma russa são abordados: xenofobia, homofobia, saudades do comunismo, políticos corruptos, alcoolismo e violência. Todos esses assuntos polêmicos entremeados com muita poesia, música e nudez.


Ficha  Técnica
Título original e ano: Petrovy V Gripe, 2021. Direção: Kiril Serebrennikov. Roteiro: Alexey Salnikov e Kirill Serebrennikov. Elenco: Semyon Serzin, Chulpan Khamatova, Yulia Peresild, Yuri Kolokolnikov, Yuriy Borisov, Ivan Dorn, Aleksandra Revenko, Sergey Dreyden, Timofey Tribuntsev, Varvara Shmykiva. Gênero: Comédia, Crime. Fotografia: Vladislav Opelyants. Edição: Yuriy Karikh. Nacionalidade: Rússia e França, Duração: 01h45min.

Pena que, devido ao meu desconhecimento da literatura russa, muitas citações poéticas se perderam. Mas, mesmo com entendimento parcial, o resultado estético é belíssimo. O poder da linguagem russa é incomparável. E sua música não fica atrás. Como é tudo legendado no filme, é uma delícia acompanhar os versos em exposição.

A montagem, aparentemente caótica, é representativa da febre. Os pulos temporais, espaciais, de temas, divertem e empolgam o espectador, pois são ilógicos e acelerados, uma viagem surrealista pela vida dessa família russa e de seus agregados importantes, como a Marina, a Fada do Inverno, vivida pela atriz Yulia Peresild. O diretor russo Kiril Serebrennikov é um portento na criatividade, seus filmes têm uma marca única, o que é bem raro na cinematografia atual.

Assistam ao filme em cartaz na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e gargalhem muito com essa viagem à alma russa!

Nota: 9/10.

Maiores informações, clique aqui.

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

Horários de exibição

27/10

17:30

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

28/10

17:15

CINESESC

30/10

16:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1

01/11

21:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

02/11

19:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)