Higiene Social | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Perspectiva InternacionalVencedor do prêmio de melhor direção na seção Encontros do Festival de Berlim.

Ao passo que um homem falido, levando uma vida de marginal, é posto a enfrentar as mulheres de sua vida, ou que passam por seu caminho e são atingidas por seus atos impensados, o espectador ganha aqui um estudo não só desse ser masculino cheio de lábia e falácias, mas também uma ótima aquisição para refletir sobre espaço, cenário e situações. Diálogos e personagens são inseridos a mercê do personagem principal e a brincadeira toda nos entrega quase uma hora e vinte de muita credibilidade audiovisual.

Com tom de comédia e drama, este longa de nacionalidade canadense investe em um cinema sem muitos adereços e desenvolve não só o gestual de seus personagens como a imaginação de seu espectador.  

A direção e o roteiro de ''Higiene Social'' ficam por conta de Denis Côté


Ficha Técnica

Título original e ano:
Hygiène Sociale, 2021. Direção e Roteiro: Denis Côté. Elenco: Maxim Gaudette, Larissa Corriveau, Eleonore Loiselle, Eve Duranceau, Kathleen Fortin, Evelyne Rompré. Gênero: Comédia, Drama. Nacionalidade: Canada. Fotografia: François Messier-Rheault. Edição: Nicolas Roy. Duração: 01h15min. 
Desde o primeiro momento do filme, ouvimos as lamúrias de um homem que podia ser mais e não o foi. Suas falácias acontecem com a irmã, a esposa (e ex), a futura crush, a cobradora de impostos e até mesmo uma das vitimas de seus assaltos. 

Poucas vezes, vemos os personagens se olharem, contudo, eles dialogam por minutos adentro e se as mulheres se mostram valentes, empoderadas e senhoras de si, é este ex nobre e agora malandro quem se sente acuado. Ele se diz entendedor de um tudo e elas o fazem sentir o quão pequeno ele é.

O vento, os pássaros, o som do caminhar na mata  e etc nos fazem perceber o que está ao redor e o que é não precisar de um cenário especifico para investigar e conhecer este homem falastrão. Há poesia, há música, há conexão. Ao mesmo tempo, o bate bola que assistimos acontecer é simples e direto. Ainda assim, brilhante.

Côte tem uma estrada com 19 trabalhos e nos presenteia com uma película deliciosa e impecável 

Vinheta 45ª Mostra de SP

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

Repescagem até o dia 07 de Novembro no MOSTRAPLAY (clique aqui).

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)