Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

Perspectiva Internacional - Ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlin, em 2021.

Se na sociedade norteamericana, que é tida como uma das mais modernas do mundo, foi um rebuliço quando a sextape de uma mulher rica e independente caiu na internet, em 2000, imagina como seria se situação similar acontecesse em nações conservadoras? Um julgamento sem fim, claro! E é isso que se dá com a professora Emi (Katia Pascariu). O marido, por acaso, leva o computador para o conserto e um video dos dois transando é jogado nas redes. Coincidentemente, o assunto é levado a direção da escola em que a mulher trabalha e um tumulto enorme é criado. 

O filme de Radu Jade (Inimi Cicratizate e Aferim!) passou por nove festivais, contando com a Mostra SP, e é falado em romeno, inglês, russo, tcheco e françês.  

Ficha Técnica

Título original e ano: Babardeala cu bucluc sau porno balamuc, 2021. Direção e roteiro: Radu Jude. Elenco: Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Malai, Nicodim Ungureanu, Alexandru Potocean, Andi Vasluianu, Oana Maria Zaharia, Gabriel Spahiu, Stefan Steel, Florin Petrescu. Gênero: Comédia. Nacionalidade: . Trilha Sonora Original: Jura Ferina e Pavao Miholjevic. Fotografia: Marius Panduru. Edição: Catalin Cristutiu. Figurino: Ciresica Cuciuc. Distribuição: Imovision. Duração: 01h46min. 

A película entrega uma proposta demasiadamente inteligente, critica e certeira sobre conservadorismo e tudo de ruim que vem junto com ele. No primeiro ato da mesma, assistimos a cena de sexo explicito por qual a professora será julgada mais a frente. Na sequência, é entregue ao público um aula crítica sobre história mundial, política, arte, entre outros. E, o ápice deste filme de quase duas horas está em seu terceiro ato que é quando se entende todo o ocorrido e a câmera nos faz seguir Emi para a sua reunião com pais e diretores da escola em que trabalha onde o tema do encontro é primordialmente o que será feito dela por conta do vazamento de algo íntimo e particular. 

É neste momento que todos os seres mais horripilantes da face da terra chegam para apontar o dedo e julgar uma mulher casada que estava gozando do seu direito de ser feliz com o marido e teve sua privacidade invadida. Em nenhum momento, é oferecido consolo ou qualquer tipo de assistência à ela, mas somente críticas duras e cruéis ao seu comportamento. Vemos uma sociedade machista, tendo mulheres e homens presentes, analisarem toda a situação de um viés completamente equivocado. E não só a vida íntima da educadora é posta em cheque como também seus ensinamentos em sala de aula. Sua visão contestadora é entendida como algo a se reprimir e até de comunista a professora é chamada. Além de inúmeros outros nomes sem noção.  

A direção de Radu Jade é imersiva e deliciosa. Nos aponta as feridas de um mundo doente e que precisa claramente de terapia e tratamento. Com mais de 20 títulos em sua filmografia, dentre eles séries, curtas e longas, o cineasta é assertivo e não erra em nada aqui. O segundo ato do filme depende de um jogo de edição maravilhoso que constrói a tese de defesa para o que veremos ao fim do longa, e como disse antes, uma baita aula de história e política.

Exibido a imprensa na coletiva de apresentação da Mostra, o longa terá exibições presenciais e chega logo, logo as salas comerciais com distribuição da Imovision.

Vinheta da 45ª Mostra


SESSÕES PRESENCIAIS EM SÃO PAULO

RESERVA CULTURAL - SALA 1 20/10/21 - 20:00 - Sessão: 9 (Qua)

CINE MARQUISE Sala Globoplay 1 29/10/21 - 17:00 - Sessão: 438 (Sex)

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3 31/10/21 - 20:50 - Sessão: 575 (Dom)

CINESESC 03/11/21 - 17:00 - Sessão: 691 (Qua)

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)