Titane | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Apresentação Especial - Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e Escolha do Juri Popular no Toronto International Film Festival.

Merecedor de todos os prêmios que abocanhou, esta fábula pós-moderna passada na França, conta e estória de Alexia (Agathe Rousselle) que, em fuga, refugia-se junto a Vincent (Vincent Lindon). Ambos estabelecem uma estreita e inusitada relação. Falar mais que isso será um baita spoiler e é importante que o espectador se delicie com todas as reviravoltas do roteiro. Então paro por ai...

Que trama! Discutindo, de forma divertidíssima, conceitos de identidade, gênero, corpo e aceitação, é uma verdadeira aula sobre relações humanas neste século XXI cibernético e caótico! Sexy, violento, comovente, intrigante, cenas chocantes vão se sucedendo umas às outras! Por favor, resista à tentação de sair da sala de exibição, as cenas seguintes vão te arrepiar mais ainda, até o final apoteótico.

Agathe Rousselle e Vincent Lindon são grandes atores. Seus corpos dismórficos e cambiantes atraem a nossa atenção, enquanto a relação entre os dois personagens Alexia e Vincent vai se delineando. Não há clichês, então nunca se sabe o que vai acontecer. Os roteiristas, entre eles a diretora Julia Ducournau, dão um nó na nossa cabeça. É aquele tipo de filme que vai gerar discussão por meses.


Ficha Técnica

Título original e ano: Titane, 2021. Direção: Julia Ducournau. RoteiroJulia Ducournau - consulta de escrita a Simonetta Greggio, Jacques Akchoti e Jean-Christophe Bouzy.  Elenco: Vincent Lindon, Agathe Rousselle, Garance Marillier, Laïs Salameh, Bertrand Bonello, Dominique Frot. Gênero: Drama, terror, Scifi. Nacionalidade: França. Trilha Sonora Original: Jim Williams. Fotografia: Rubem Impens. Edição:Jean-Christophe Bouzy. Duração: 108min.
Segundo filme para o cinema de Ducournau, francesa nascida em 1983, revela-se uma diretora genial. Com 108 minutos de metragem, seu longa ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2021, por um júri presidido por Spike Lee, outro realizador grandioso. A produção já fez história logo de cara por ter sido o primeiro ganhador individual de Cannes, realizado por uma mulher, nas suas 74 edições. Jane Campion, quando ganhou no Festival de 1993 por O Piano, dividiu o troféu com Chen Kaige por Adeus, Minha Concubina. O filme representará a França na Corrida pelo Oscar de ''Melhor Filme Internacional'' em 2022.

Os cenários, fotografia, montagem e demais aspectos técnicos desse mundo pós-moderno impressionam por serem eróticos, nojentos e impactantes ao mesmo tempo. O suceder dos takes inebriam o espectador com tal quantidade de informações que saímos do filme com material de conversa para meses. E tudo assunto atual, nesse turbilhão de acontecimentos que é a nossa contemporaneidade, em que corpo, gênero e identidade são cambiantes. Temos aqui uma verdadeira lenda digna de figurar no Metamorfoses de Ovídio! Assistam! Nó na cabeça de vez em quando é bom! 

Nota: 9,5/10.

Vinheta da 45ª Mostra


Maiores informações, clique aqui.

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

Horários de exibição

21/10

20:15

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

28/10

13:30

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1

29/10

18:20

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

01/11

21:40

CINE MARQUISE Sala Globoplay 1


Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)