A Profissional


Anna (Maggie Q) é uma agente mortal e cresceu longe de seu lar, o Vietnã, após Moody (Samuel L. Jackson) a encontrar  lutando por sua vida. A mulher e o ''pai de adoção'' são contratados para dar cabo de homens poderosos na Romênia e fazem tudo com muita competência. Ela luta e sabe lidar com armas como ninguém e ele então nem se fala. Próximo ao aniversário de Moody, que já parece estar cansado da vida de assassino, organizações começam a perseguir os dois e Anna encontra o homem morto. Depois do trágico ocorrido ela consegue pistas para ir atrás de quem o fez e acaba retornando ao país que nasceu.

A produção ''A Profissional'' tem direção de Martin Campbell, responsável pela condução do excelente ''Cassino Royale"' (2006) e chega hoje aos cinemas pela Imagem Filmes. 


A trama se inicia em 1991 e tem um salto para trinta anos depois. A relação que os personagem de Samuel L. Jackson e Maggie Q entregam até convence, mas é confusa o porquê certos acontecimentos se dão a moça. Até assistismos a flash de seu passado, mais para o terceiro ato do filme, porém, ainda assim não são claros. 

Michael Keaton aparece aqui como um rival dos dois. Ele é o matador Rembrandt contratado por um homem misterioso chamado Hayes (David Rintoul). Quando Anna é levada a acreditar que seu 'pai adotivo' morreu, ela também é levada a lugares equivocados e não exatamente consegue encontrar pistas óbvias de quem está por trás de tudo isso. Ainda assim, seu encontro com Rembrandt intriga o intriga e os personagens chegam a ter um certo momento juntos - algo totalmente fora de contexto e sem graça. Temos uma participação do eterno T-1000 (O Exterminador do Futuro 2), Robert Patrick como um dos aliados de Anna.



O roteiro cambaleia por vários momentos, mas as cenas de ação são eloquentes. Temos reviravoltas, personagens que pensamos ter morrido, reaparecem, e outros se revelam verdadeiros crápulas. Anna é aparentemente uma mulher safa e consegue terminar a missão e ter sua vingança. Ainda assim, falta simpatia e consistência na personagem. 

Filmado no Vietnã e na Romênia, o longa de Campbell é uma co-produção norte-americana e inglesa e não necessariamente foge do medianismo. Poderia ter ficado no clichê da ação (tiro, porrada e bomba), mas tenta desvendar mistérios e inclui adereços que não fazem sentido ou engrenem. 

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: The Protege, 2021. Direção: Martin Campbell. Roteiro: Richard Wenk. Elenco: Maggie Q, Samuel L. Jackson, Michael Keaton,  David Rintoul, Patrick Malahide, Ray Fearon, Ori Pfeffer, Robert Patrick, Florin Piersic Jr., Tudor Chirila. Gênero: Ação. Nacionalidade: EUA e Reino Unido. Trilha Sonora Original: Photek. Fotografia: David Tattersall. Edição: Angela M. Catanzaro. Figurino: Irina Kotcheva e Karyn Wagner. Distribuição: Imagem Filmes. Duração: 01h44min. 

''The Protégé'', nome original da produção, começou seu circuito de estreias ao redor do mundo em agosto deste ano.

Avaliação: Dois revólveres saindo fumaça (2/5).

HOJE NOS CINEMAS 

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)