Brighton 4th | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

Perspectiva InternacionalVencedor dos prêmios de melhor longa internacional de ficção, melhor roteiro e melhor ator para Levan Tediashvili no Festival de Tribeca.

Brighton Beach, um bairro do Brooklin é conhecido como "Little Odessa" por condensar comunidades russas e do leste europeu. O diretor é o georgiano Levan Koguashvili. O roteiro fica por conta de Boris Frumin, traça um panorama da vida dos imigrantes, com suas características culturais, capturando a essência de um povo que procura no país distante realizar seus sonhos de vida. 

O enredo traz o drama das lutas, os dissabores e as desilusões com um toque de humor agridoce. O elenco se vale de atores não profissionais para trazer realismo à narrativa. O ator protagonista Levan Tediashvili, é campeão de wrestling (luta livre olímpica) na vida real e, em seu papel de estreia, encarna um ex-lutador que traz no olhar toda força de alguém que teve que brigar para sobreviver. 



Kakhi (Levan Tediashvili) já com uma certa idade, vive com a esposa em Tbilisi, capital da Geórgia. Muitos compatriotas partiram para os EUA em busca de novas oportunidades de vida. Ele segue sua vida, ajudando os que ficaram. A duras penas, juntou 15 mil dólares para seu filho ir em busca do sonho americano. Soso (Georgi Tabidze) foi estudar medicina e para isso precisa de um green card. O casamento arranjado com Lena (Nadezhda Mikalkova) custaria exatamente o valor que seu pai reservou.

Ao saber que seu filho estava com problemas, o abnegado pai decide fazer a longa jornada da Geórgia aos EUA para ajudá-lo. A mãe pede a ele que não retorne sem o filho querido. Kakhi encontra Soso morando em uma pensão de péssima categoria, trabalhando com mudanças, sem estudar e o pior, sem o dinheiro do green card. Soso estava viciado em cartas, devendo ao também ex-lutador Amir, que com seus comparsas ameaça o jovem, caso ele não pague a quantia total.

O filme mostra como a comunidade mantém certos costumes agindo como gangsters para resolver suas questões. A polícia não pode ser envolvida, pois são todos ilegais, então as soluções acontecem na base da violência e da chantagem. As histórias paralelas tem um certo ar irônico, mas mostram uma dura realidade. O artifício cômico visa dar um ar de leveza à real natureza da narrativa que apresenta a dificuldade que o imigrante enfrenta para sobreviver, a mesma falta de oportunidade que em seu país de origem somada à vida na clandestinidade. Sonho X Vida real. O cantor de ópera idoso ajuda a disfarçar as tristezas entoando canções típicas. A paisagem enevoada encobre a realidade. A questão principal é que Kakhi precisa arrumar uma maneira de livrar seu filho da dívida. E para isso terá que se valer daquilo que sabe fazer melhor - lutar. 


Ficha Técnica
Título original e ano: Brighton 4th, 2021. Direção: Levan Koguashvili. Roteiro: Boris Frumin. Elenco: Levan Tediashvili, Nadezhda Mikhalkova, Giorgi Tabidze, Kakhi Kavsadze. Nacionalidade: Georgia, Rússia, Bulgária, Mônaco, EUA. Gênero: Drama, comédia. Fotografia: Phedon Papamichael. Montagem: Sasha Frumin, Davit Kiknadze, Elene Asatiani. Design de Produção: Kote Japaridze. Duração: 01h30min.
A narrativa é um tanto arrastada, entretanto os momentos finais são bem emocionantes e críveis. Destaque para a cena da mãe na tela do notebook, numa despedida virtual. Tão atual e real. "Ele cumpriu a promessa!"


Vinheta 45ª Mostra de SP

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

Repescagem até o dia 07 de Novembro.

O filme teve exibições presenciais e online pelo MOSTRA PLAY, clique aqui.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)