Encanto | Assista nos Cinemas


 A Walt Disney Studios nunca deixa de entregar filmes coloridos e cheio de mensagens íncriveis. Em ''Encanto'', seu mais recente lançamento, a família colombiana Madrigal é o foco de toda a história. Tudo começou quando Alma e o esposo procuravam um lugar para viver e parar de fugir, porém, uma tragédia se deu. Da escuridão, a mulher achou a luz e um lugar mágico se formou para que ela aconchegasse os filhos pequenos em uma montanha isolada. Ali um casarão mágico surgiu e uma vila foi construída. Ademais, Alma e as crias foram aos poucos ganhando poderes e tal feito foi ocorrendo de geração em geração da família até que um dia, Alma já avó, chegou a vez da encantadora Mirabel receber esse chamado e...bem. Não rolou pra mocinha. Ainda assim, outras crianças que nasceram após ela, conseguiram seu poder. Além disso, as irmãs dela, uma com o dom da força e a outra de comandar as flores, todas já encaminhadas na vida, bem como as tias, tios e primos.


Interessante reparar que, apesar da produção não creditar o livro ''Cem Anos de Solidão'', de Gabriel Garcia Marquez, como inspiração para o filme, declara que há inúmeras referências a história e aqueles que leram vão perceber que quase tudo lembra muito a obra de Gabriel (a família do autor está produzindo um série da história para a Netflix Colômbia, aliás, e deve sair em breve). Desde o uso do realismo mágico, a simbologias como borboletas e etc. Ademais, os Buendía ganham, por assim dizer, uma homenagem animada que entrará nas mentes de crianças do mundo inteiro quando, por sua vez, o livro é mais adulto e lido por uma faixa etária acima da classificação aqui.


Sim, o filme é repleto de canções por todo ele, como quase todas as animações do estúdio. Desta vez, temos tanta representatividade que o coração explode de emoção. Há personagens latinos, negros, mulheres e todos com protagonismo devido. O realismo mágico na história faz dela ainda mais fofa e a mensagem familiar sobre aceitação daqueles que te cercam consegue chegar a quem necessita, além de muitas outras como a amizade, a união na horas que mais necessitamos e ajuda ao próximo. A personagem da 'Abuela Alma' nos faz entender como somos duros com os mais parentes e muitas vezes sem necessidade. Ainda assim, também é importante para reforçar que laços podem ser reconstruídos.


Maribel, diferente das irmãs, não ganhou um poder, e vive se metendo em confusão, ainda assim é super atenciosa com as crianças da vila e com os pequenos da familia. Isso auxilia com que estes últimos não fiquem com medo e enfrentem o seu destino de ganhar um poder. Quando ela 'perde' um pouco da compreensão da avó, acha em outros familiares consolo e juntos vivem inúmeras aventuras para reunir a familia Madrigal novamente.

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Encanto, 2021. Direção: Byron Howard e Jared Bush. Co-direção: Charise Castro Smith. Roteiro: Charise Castro Smith e Jared Bush - com argumentos de Lin-Manuel Miranda, Nancy Kruse, Jason Hand, Byron Howard, Charise Castro Smith e Jared Bush - Referências claras ao livro de Gabriel Garcia Marquez ''Cem Anos de Solidão''. Vozes originais de: Stephanie Beatriz, John Leguizamo, María Cecília Botero, Wilmer Walderrama, Adassa, Maluma, Diane Guerrero, Mauro Castillo, Angie Cepeda, Jessica Darrow Rhenzy Feliz e Carolina Gaitán. Vozes nacionais: Jennifer Nascimento, Mari Evangelista, Márcia Fernandes, Sérgio Rufino, Claudio Galvan, Lara Suleiman, Andrezza Massei, Veridiana Benassi, Larisa Cardoso, Roberta Rocha, Filipe Bragança, Lucas Kumode e Felipe Araújo. Gênero: Animação, fantasia, familia. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora OriginalGermaine Franco e Lin-Manuel Miranda. Distribuidora: Disney Studios Brasil. Duração: 01h39min.

A produção é encantadora e reverbera positividade, mas não esquece de passar ensinamentos e fazer a nossa dureza interior amolecer. 

Avaliação: Três velas poderosas (3/5).


HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)