A Última Noite, de Camille Griffin


Ao fim dos anos 90, acreditava-se que o fim do mundo estaria chegando e toda a tecnologia existente sofreria uma pane, mas, obviamente, não foi a primeira vez que se ouviu falar de um apocalipse e nem será a última. 

Partindo de reflexões apocalípticas, Camille Griffin, cineasta e roteirista franco-britânica, nos remete a pensar como seria a última noite dos seres humanos na terra em ''A Última Noite'' de forma deliciosa, filme que chega hoje aos cinemas com distribuição da Paris Filmes.

Na trama, Neil (Keira Knightley) e seu esposo, Simon (Matthew Goode), estão frenéticos preparando tudo para receber amigos em casa ao que se parece ser uma comemoração natalina. O casal tem juntos três filhos. Art (Roman Griffin Davis) e os gêmeos Hardy e Thomas (Hardy Griffin Davis e Thomas Griffin Davis). Logo se juntam à eles Tony (Rufus Jones) e Sandra (Annabelle Wallis). A dupla é progenitora  da tempestuosa e mimada Kitty (Da vida Mackenzie), que já chega ao lugar exigindo seu doce predileto, pudim de caramelo. E também adentram a festa Bella (Lucy Punch), a namorada Alex (Kirby Howell-Baptiste), James (Sope Dirisu) e a namorada Sophie (Lily-Rose Depp). Ao longo do encontro, o grupo irá trocar presentes e farpas e familiares tambem vão aparecer para um facetime em algum momento. 

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Silent Night, 2021. Direção e roteiro: Camille Griffin. Elenco: Keira Knightley, Matthew Goode, Roman Griffin Davis, Annabelle Wallis, Lily-Rose Depp, Sope Dirisu,Kirby Howell-Baptiste, Lucy Punch, Rufus Jones, Davida McKenzie, Hardy Griffin Davis, Gilby Griffin Davis, Dora Davis, Trudie Styler, Holly Aird. Nacionalidade: Reino Unido. Gênero: Comédia, Horror. Trilha Sonora Original: Lorne Balfe. Fotografia: Sam Renton. Edição: Pia Di Ciaula e Martin Walsh. Figurino: Stephanie Collie. Distribuidora: Paris Filmes. Duração: 01h32min.

Os confrontos e situações de constrangimento, claro, vão permear a noite de natal desses casais, pois obviamente todos os problemas que eles não resolveram durante o ano emergem exatamente nesta noite de celebração a vida. O casal LGBTQIA da história, Bella e Alex, aparenta estar distante e uma delas tenta a todo custo se reaproximar da amada. Já Sandra, esposa de Tony, fica toda ouriçada quando fica na presença do charmoso James, mas este só tem olhos para a namorada Sophie. Está última não tem tantos amigos ali e sempre que fala algo é vista como a estraga prazeres. Das crianças, Art se comporta como o mais consciente e maduro, quando os irmãos sequer tem voz. 

Enquanto tudo isso, Neil e Simon tentam deixar a todos confortáveis e ter momentos agradáveis, uma tarefa extremamente árdua já que todos estão com os nervos a flor da pele, pois sim foi anunciado que uma massa de ar tóxico irá cobrir o mundo ao fim daquela noite e todos os seres humanos morrerão. 


É a partir do anúncio dessa notícia que assistimos ao grupo lidar com a opção dada pelo governo no Reino Unido: tomar uma pílula antes do horário determinado para o alastramento do veneno.

Cada casal ali toma um tipo de decisão, mas alguns tem de lidar com a condição dos filhos e decidirem por eles. Porém será que todos vão tomar a pílula ? 


A direção e o texto de Griffin é perspicaz e provocativo construindo momentos perfeitos para a reflexão que a mesma propõe. Vemos drama e comédia se misturarem ao horror do que acontecerá a vida humana, mas também não deixa-se de tentar compreender cada escolha. Ainda que drástica e perigosa. Ao fim do ato final, as questões levantadas se respondem e até surpreendem.

O elenco, formado por talentos britânicos conhecidos como Knightley e Goode ou ainda o pequeno Roman, protagonista do incrível JoJo Rabbit, convence e nos faz ficar atento a todos os takes. Roman, Hardy e Thomas, aliás, são irmãos e filhos da diretora.  Lucy Punch você poderá lembrar das comédias britânicas e norteamericanas. E algo inusitado aqui é ver Lily-Rose Depp trabalhar com Knightley. Isto porque seu pai também atuou ao lado de Knightley por varios anos na série de filmes da Disney "Piratas do Caribe".

O filme entra em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Maceió e no Distrito Federal e se eu fosse fosse iria assistir. 

Avaliação: Três pudins de caramelo (3/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)