Acompanhe a 54ª edição do Festival de Brasília entre os dias 7 a 14 de Dezembro

Um dos mais tradicionais festivais de cinema no país tem seu start nesta terça-feira (07). A 54ª edição do Festival de Brasília segue até o próximo dia 14 de dezembro e terá exibição dos longas que competem nas Mostras no sempre necessário Canal Brasil, às 23:30. Para os não assinantes de tevê a cabo, será possível assistir aos filmes a qualquer momento e gratuitamente na plataforma do InnSaei.tv - 63 produções estão programadas para serem disponibilizadas por lá, entre longas e curtas. Como muitos Festivais de Cinema, o FestBrasilia, nome carinhoso que alguns o deram durante os anos, ainda não terá exibições presenciais devido a pandemia da Covid-19. 

A cerimônia de abertura começa às 20 horas com transmição online no InnSaeei e terá apresentação da atriz Maria Paula Fidalgo. O filme selecionado para este ponta pé inicial do evento é ''Já que Ninguém me Tira pra Dançar'', de Ana Maria Magalhães, a película é uma homenagem a Leila Diniz.

Há mais de um mês os filmes selecionados e toda a estrutura de como seria realizado o Festival de Brasilia foi apresentada a imprensa nacional em coletiva online. O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, os curadores Silvio Tendler e Tania Montoro, eram alguns dos presentes e eles estão confirmados na cerimônia nesta abertura a ser exibida logo mais direto do Cine Brasilia, bem como a cineasta e gestora cultural Olga Futemma – que recebe a medalha Paulo Emílio Salles Gomes, concedida a grandes contribuintes da memória e pensamento do cinema nacional – e a diretora do filme Ana Maria Magalhães.

Com a abertura, uma série de filmes estreiam na InnSaei.TV. Entre eles: os nove títulos exibidos pela Mostra Sessentinha, que celebra o melhor da filmografia brasiliense, os dois programas de curtas do Festivalzinho, programação para crianças e adolescentes com curadoria do CINEDUC, e Catadores de História (doc, 75 min, 2016, DF), filme que abre a Mostra Brasília, homenageando Tânia Quaresma.

Imagem de ''Alice dos Anjos'', de Daniel Leite Almeida (BA)

A Mostra Competitiva poderá ser acompanhada a partir das 22h30 na plataforma e às 23h30 no Canal Brasil. Os curtas Ocupagem (Joel Pizzini, doc, 12 min, 2021, SP) e Terra Nova (Diego Bauer, fic, 22 min, 2021, AM) ficam disponíveis das 22h30 do dia 7 até às 22h29 do dia 8 de dezembro. Às 23h30, o longa Alice dos Anjos (Daniel Leite Almeida, fic, 76 min, 2021, BA) é exibido no Canal Brasil e estreia na InnSaei à 1h30 da madrugada, já no 8 de dezembro, com disponibilidade até às 22h29 do mesmo dia. Na manhã da quarta (8), às 10h, será possível acompanhr o debate do filme de abertura.Denise Lopes será responsável pela mediação.

A programação completa do Festival de Brasília pode ser encontrada no site do festival. Por lá, o usuário salva todos os eventos em sua agenda pessoal no Google e acessa diretamente os filmes na InnSaei. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF em parceria com a Associação Amigos do Futuro, e tem apoio do Canal Brasil, InnSaei.TV, Naymovie e CiaRio. Em 2021, a curadoria é assinada por Sílvio Tendler e Tania Montoro.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Serviço – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

7 a 14 de dezembro de 2021

Programação gratuita

Programação completa e classificações indicativas em www.festcinebrasilia.com.br

Assista a todos os filmes do Festival na InnSaei.tv

Assista os longas da Mostra Competitiva no Canal Brasil: disponível nos planos de TV por assinatura Oi TV canal 66, Sky TV canal 113 ou 513, Claro TV canal 150 ou 650, Vivo TV canal 566, 806 ou 103.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)