Nove Dias, de Edson Oda


Linda e reflexiva fábula espiritual, Nove Dias, dirigido pelo brasileiro Edson Oda, surpreende pelo roteiro em estado de graça. Que belo filme! Suas duas horas são uma verdadeira lição sobre a vida, suas maravilhas e suas dificuldades. É daquele filme que reverbera na sua cabeça e te deixa refletindo sobre vários aspectos de sua jornada.

Produção norteamericana de 2020, premiada em Sundance pelo roteiro excelente, o filme conta a estória de um recrutador de almas, o Will, interpretado pelo ator Winston Duke. Vários seres espirituais são testados por nove dias e, os que forem selecionados, poderão nascer e viver. Os que forem desclassificados, simplesmente desaparecerão.

Will já foi um dos escolhidos em anos anteriores. Sua vida não foi boa na Terra e isso o torna um recrutador frio, duro, mas compassivo. E com cada um dos prováveis encarnados, ele desenvolve uma interação distinta, Acabamos torcendo por um e por outro, e vários vão desaparecendo no decorrer desse longa-metragem tão especial. Cada despedida gera um impacto diferente. Will faz uma dádiva especial aos que vão sumir, criar para eles a experiência de vida que eles mais querem sentir. E esses momentos são inesquecíveis e te fazem refletir sobre suas próprias escolhas!

Os que são abençoados com o nascimento tem suas vidas monitoradas em filmagens por fitas vhs (divertida essa opção do limbo ter tecnologia antiga). Isso dá a Will um peso extra de responsabilidade, pois ele consegue acompanhar as alegrias e sofrimentos dos seus escolhidos. Ajudado por um conselheiro que nunca nasceu, o Kyo, interpretado por Benedict Wong, as conduções dos testes nos nove dias são bem interessantes e geram um certo suspense. Cada candidato a nascer se comporta de modo distinto, eles já chegam com personalidade formadas. A mais especial e desafiadora é Emma (Zazie Beets). Os embates entre Will e Emma são o coração do filme.

Não há emoções fáceis! A estória não quer te roubar lágrimas com truques de roteiro. As situações vão se acumulando e o final apoteótico é de uma beleza ímpar. Vai deixar o espectador no mínimo emocionado. Se for como eu, prepare o lencinho! Fotografia lindíssima, trilha sonora maravilhosa, edição caprichada, roteiro inteligente, esse filme já nasceu um cult movie! Assistam, não percam essa preciosidade que chega aos nossos cinemas hoje!

Vamos ouvir falar muito ainda de Edson Oda!

Nota: 9/10. 

Trailer


Ficha Técnica
Titulo original e anoNine Days, 2020. Direção e roteiro: Edson Oda. Elenco: Winston Duke, Zazie Beets, Benedict Wong, Bil Skarsgard. Gênero:  Drama, Fantasia. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Antonio Pinto. Fotografia: Wyatt Garfield. Edição: Jeff Betancourt e Michael Taylor. Distribuição: Sony Pictures Brasil. Duração: 2hs04min
O filme teve exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em Outubro deste ano.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)