O Terceiro Homem | Assista no Belas Artes À LA CARTE


Listado em relações de 100 melhores filmes de todos os tempos de várias revistas e instituições, O Terceiro Homem é um clássico indiscutível. Mas o que configuraria um clássico? Um filme que se pode assistir em qualquer época e que sempre vai surpreender pela qualidade, pelo frescor e pela inventividade. Isso é dificílimo! A exemplo, imagine alguém ter assistido este longa nas telas do cinema em 1949. Bem, agora um espectador poderá vê-lo em 2021 no streaming do Petra Belas Artes, e ambos terem um enorme impacto de presenciarem uma obra-prima, algo inovador, original e que tem um resultado único. O Terceiro Homem é desses filmes, joias raras da cinematografia mundial.

A ambientação da película é numa Viena destruída pela 2ª Guerra Mundial. Uma cidade belíssima, de um luxo indescritível, mas toda em ruínas. Os personagens se locomovem em cenários dignos da Imperatriz Sissi, mas povoada de personagens esfomeados e desesperados, escroques e fracassados. Toda essa dualidade fotografada num lindo preto e branco, coroada de sombras e ângulos inusitados, numa referência ao expressionismo alemão, onde o ambiente é distorcido para refletir o estado psicológico dos personagens. A fotografia de Robert Krasker ganhou o Oscar em 1951.


Ficha Técnica
Título original e ano:  The Third Man, 1949. Direção: Carol Reed. Roteiro: Graham Greene com argumentos de Orson Welles e Alexander Korda. Elenco: Orson Welles, Alida Valli, Joseph Cotten, Trevor Howard. Nacionalidade: Reino Unido. Gênero: Mistério / Thriller. Duração: 104min.
Com roteiro de Graham Greene, um dos melhores escritores de thrillers de todos os tempos, presença constante na lista de possíveis Prêmios Nobéis por décadas, a trama é uma estória amoral, onde os vilões são desprezíveis, mas sedutores, as heroínas fazem de tudo para sobreviver e os heróis não tem nada de heróis. O ato final é dúbio e em aberto, subentendido, mesmo não sendo mostrado devido a censura da época, é maravilhoso (casal gay, prostituição, etc). É um filme noir típico passado numa Viena luxuosa e em ruínas. Mistério, mortes e detetives se movendo em cenários belle époque, onde nobres, atrizes de quinta categoria, bandidos e militares lutam por um pedaço de pão. Mais original e arrojado, impossível!
Sinopse: O escritor de pulp fiction Holly Martins (Joseph Cotten) chega em Viena para encontrar o amigo de infância Harry Lime (Orson Welles) e trabalhar para ele. Mas Harry acabou de morrer, atropelado de maneira suspeita. Tentando descobrir o que aconteceu, Holly se envolve numa trama rocambolesca, onde descobre que Harry era um bandido que vendia penicilina adulterada. Para tentar descobrir quem era o terceiro homem que estava na hora do atropelamento, o escritor recebe a ajuda de Anna (Alida Valli), antiga amante de Harry, e do Major Calloway (Trevor Howard), um dos militares que controla essa Viena dividida em quatro zonas (americana, russa, inglesa e francesa).
Vencedor do Grande Prêmio de Cannes em 1949, com Orson Welles numa atuação esplendorosa como um dos grandes vilões da história do cinema, este filme é um grande clássico! Assistam no streaming Petra Belas Artes e se deliciem com esse grande filme.

Nota: 10/10.

Estreias de Dezembro

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90. 

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs. 

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE. Ou vá direto para a página de cadastro:
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)