Os Primeiros Soldados, Rodrigo de Oliveira

 

A obra-prima do cinema nacional ''Os Primeiros Soldados'', do diretor Rodrigo de Oliveira, fará sua estreia dentro da 23º edição do Festival do Rio, na mostra ''Première Brasil – NOVOS RUMOS'', com exibições nos dias 11 e 12. Esta jóia de empatia de 107 minutos, conta a estória dos primeiros infectados por HIV e ainda dos primeiros mortos pela AIDS, na cidade de Vitória, Espírito Santo, na década de 80, quando essa calamidade surgiu no mundo e as pessoas começaram a adoecer.

Centrado na figura de Suzano, interpretado brilhantemente pelo ator Johnny Massaro, que retorna ao Brasil, vindo da França, assim que descobre que ele e o companheiro francês estavam doentes de uma calamidade misteriosa. A doença estava matando pessoas, em particular os gays, mundo afora, mas não se sabia nada sobre ela, quais as causas, como era a forma de contágio, como se tratar. As pessoas estavam aterrorizadas e os primeiros contaminados (os primeiros soldados) estavam padecendo de mortes terríveis.
Trailer

Ficha Técnica

 

Título original e ano: Os Primeiros Soldados, 2021. Diretor, roteirista e montador: Rodrigo de Oliveira. Elenco: Johnny Massaro,Renata Carvalho,Vitor Camilo,Clara Choveaux,Alex Bonini,Higor Campagnaro. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Direção de Fotografia: Lucas Barbi. Direção de Arte: Joyce Castello. Figurino: Khalil Rodor, Roger Ghil. Maquiagem: Paola Giancoli, Royce Luckessi. Direção de Produção: Melina Leal Galante. Direção de Som: Hugo Reis. Mixagem: Tiago Bello. Trilha Sonora Original: Giovani Cidreira. Produção Executiva: Vitor Graize, Maria Grijó Simonetti, Ursula Dart. Produção: Vitor Graize - Pique-Bandeira Filmes. Produção Associada: Quentin Laurent - Les Films de l'?il sauvage; Lucas Barbi - Azucrina Filmes. Coprodução: Canal Brasil. Distribuição: Pique Bandeira. Duração: 107min.

Em Vitória, Suzano revê sua irmã, seu sobrinho e os antigos companheiros de noitadas das boates de sua juventude. Na aparente tranquilidade da cidade, a epidemia também está se alastrando. Somos apresentados então a outros personagens como Rose (Renata Carvalho), uma transexual que canta na noite, e Humberto (Vitor Camilo), um cineasta que está documentando a vida de Rose. Esses personagens interligam-se num lindo painel que vai descortinar os primeiros anos do surgimento da doença, onde quem se contaminava já estava condenado à morte física e social. Como a opção do roteiro foi acompanhar bem de perto a vida destes três amigos, a visão é intimista e acaba sendo bem dolorosa, mas ao mesmo tempo muito bela, num resultado maravilhoso e enriquecedor, bem pontuado pela trilha sonora e pela fotografia. 


Os Primeiros Soldados já ganhou prêmios na Alemanha e na Índia, e com certeza vai chegar ao coração de muitos espectadores. O trabalho de Johnny Massaro é de uma entrega total e muito impressionante! A visão desses primeiros anos da doença é aterrador, mas a união entre os personagens, a solidariedade entre eles, comove e dá uma nuance muito humanista a esse excelente filme. Cariocas, vale demais a pena assistir! Preparem os lencinhos para as lágrimas. 

Nota: 9/10.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)