Undine, de Christian Petzold

 
Christian Petzold apresenta ao mundo o cinema alemão moderno e indepentende como ninguém. O diretor é um artista completo, pois escreve e também atua, edita e já passou pelo departamento de fotografia de algumas produções. 

Na telona, o cineasta já nos presenteou com mais de cinco filmes, mas também já produziu para a tv e tem também alguns curtas e documentários. Seu mais recente longa, ''Undine'', evoca o ''Mito de Ondine'', conto místico de Paracelso onde uma ninfa das águas é retratada como uma imortal que ao se apaixonar por um homem teria de viver para sempre ao seu lado, mas caso isto não ocorresse, deveria matá-lo e retornar ao fundo do mar. A produção traz como protagonistas Paula Beer e Franz Rogowski. Ambos os atores também trabalharam juntos na película de Petzold ''Em Trânsito'', de 2018 (leia aqui os comentários). 

O filme esta caminhando por Festivais de cinema desde 2020, já ganhou, inclusive, oito prêmios dos quinze eventos de competição em que esteve. No Brasil, a distribuição da película fica por conta da Imovision.


Não é de hoje que Petzold nos apresenta sua Berlim, mas aqui, a protagonista da história, Undine Wibeau (Paula Beer) é responsável por apresentar a visitantes alemães e estrangeiros como se deu o desenvolvimento urbano de Berlim. Como historiadora, ela detalha modelos e formatos dos condominios, das praças, e de um tudo que está nas redondezas. Mas tudo isso só é parte da história. Ao passo que o filme se inicia, assistismos Undine conversar com Johannes (Jacob Matzchenz). Enquanto ela tenta dialogar com ele sobre a relação dos dois, o homem está decidido a deixá-la e seguir em frente. Porém, a mulher sabe que seu destino não será muito bom se ele fizer isto e tenta convencê-lo a continuarem juntos. 

Ela então se apressa para ir ao trabalho e pede à ele que espere por ela no café em que estão conversando, pois ela retornaria em seu intervalo. Mas quando Undine retorna, ela acaba por encontrar o lugar vazio. Adentra o espaço para tentar procurar por Johannes e ele realmente não está mais ali. Undine é então surpreendida por um jovem que estava em sua palestra, Christoph (Franz Rogowski) e a seguiu para conversar mais sobre o que ouviu minutos atrás. A mulher ainda está um pouco em choque com a partida do amado e sequer responde ao convite. Christoph então esbarra em uma estante que tem ali dentro e um áquario gigantesco desaba em cima dos dois. Deitados no chão e completamente molhados, Undine e Christoph se conectam pelo olhar e uma história de amor começa a nascer...


Undine fala não só de mitos e de cidades reconstruidas, mas de almas que se encontram e tem um encaixe natural. Real, fantasioso, trágico e cheio de sentimento, o filme tem uma entrega fenomenal de atuação, tanto por parte de Paula como de Franz. Ele interpreta um mergulhador que, por acaso, dá de cara com o amor da sua vida, e ela encontra tudo que precisava e já achava o ter visto antes em Johannes. Mais que apaixonados um pelo outro, o casal se mostra disposto a saber da vida um do outro e se envolvem com uma força bonita de ver. Até os Bee Gess aparecem ali para musicar o encontro dos dois.

Os conflitos que surgem após o encontro trazem a virada do filme e a confirmação dos aspectos centrais da mitologia, porém, o intrigante é que não é de um todo ruim a trajetória do casal, mas sim a quem realmente traiu a confiança de Undine. E Christoph, apesar de ter um arco trágico, consegue se sobressair a qualquer futuro que podia lhe caber também.

Trailer

Ficha Técnica
Título original e ano: Undine, 2020. Direção e roteiro: Christian Petzold. Elenco: Paula Beer, Franz Rogowski, Maryam Zaree, Jacob Matschenz, Anne Ratte-Polle, José Barros, Rafael Stachowiack. Gênero: Drama, Romance, Mistério, Fantasia. Nacionalidade: Alemanha, França. Fotografia: Hans Fromm. Edição: Bettina Böhler. Figurino: Katharina Ost. Distribuição: Imovision. Duração: 01h31min.
O texto e a direção de Petzold nos preenchem por inteiro em sua uma hora e meia de filme. Seu enredo criativo, cheio de história e simbolismo nos faz captar paixão, feminilidade e, claro, a força da natureza.

Logo, em tempos que sentimentos positivos estão raros, dar uma chance a Undine nos cinemas, pode ser a luz no fim do túnel que você estava procurando.

Avaliação: Cinco lagos encantados (5/5).

Em Cartaz

Programação de 23 a 29 de dezembro:
  • Brasília: Cine Cultura Liberty Mall | Espaço Itaú
  • Fortaleza: Cinema do Dragão do Mar
  • Niterói: Reserva Cultural
  • Porto Alegre: Gran Cine Café | Espaço de Cinema Bourbon Country
  • São Paulo: Reserva Cultural | Espaço Itaú Frei Caneca
  • Rio de Janeiro: Estação Net Rio | Estação Net Gávea | Cine Santa Tereza
  • Salvador: Cine Metha Rocha

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)