Belle | Hoje nos Cinemas

Ryû to sobakasu no hime, titulo original do longa japonês ''Belle'' que a distribuidora Paris Filmes lança hoje nos cinemas brasileiros mescla toda a modernidade e simbologia da cultura asiática a referências do conto françês, escrito por Gabrielle-Suzanne Barbot, ''A Bela e a Fera''. A animação tem direção e roteiro de Mamoru Hosoda (Mirai) e segue os dias escolares da adolescente Suzu. A garota vive com seu pai em uma aldeia e esconde um passado traumático ligado a perda de sua mãe. 

Conectado a atualidade internética, o filme apresenta um mundo virtual chamado ''U'' onde os personagens podem ser quem quiserem ser. Por lá, Suzu se torna uma grande cantora e é tanto aclamada como odiada por seu talento. Também conhecemos as paqueras escolares e conflitos que se dão devido as aparências das garotas ou a timidez dos meninos. Além do assunto do momento que gira em torno do que acontece fora da realidade.

A película marca o encontro do diretor com o designer de animação Jin Kim (Raya e o Ultimo Dragão e Moana - Um Mar de Aventuras).
Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: Ryû to sobakasu no hime,2021. Direção e Roteiro: Mamoro Hosoda. Elenco: Kaho Nakamura, Ryô Narita, Shôta Sometani, Tina Tamashiro, Lilas Ikuta, Ryôko Moriyama, Michiko Shimizu e Fuyumi Sakamoto. Gênero: Drama, Aventura, Romance. Nacionalidade: Japão. Trilha Sonora OriginalLudvig Forssell, Yûta Bandoh, Taisei Iwasaki. Departamento de arte: Eric Wong. Departamento de Som: Michael Archacki, Suzanne Goldish e Jeffrey Roy. Design de Produção: Anri Jôjô. e Eric Wong. Diretor de animação: Takaaki Yamashita. Design de Personagem: Jin Kim. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 02h01min.

Animação se inicia com a apresentação do universo virtual de "U" e logo conhecemos Suzu e sua rotina de se levantar, se arrumar, tomar chá e ir a escola. A garota parece não ser muito íntima do pai e sequer aceita uma carona no dia a dia. Fora de casa, tem uma amiga e é com ela que mantém conversas sobre a menina bonita da escola e afins. Esta amiga em questão é super crítica e racional pouco ligando para os populares daquele ambiente. Suzu tem em Shinobu um protetor desde criança e a relação dos dois é um pouco de irmão, mas pode ser que a menina tenha sentimentos maiores pelo garoto também. 

Belo dia, sentindo todo o peso do passado e o nada a que seu presente lhe dá, ela decide adentrar o universo virtual habitado por cinco bilhões de pessoas. Todas elas transformadas em personas animalescas de diversos formatos e etc. Ali, Suzu se sente a vontade para fazer o que não consegue no coral que frequenta, cantar livremente. Desta forma, não demora muito e a garota, agora chamada de Belle, ganha milhões de seguidores e todos querem saber quem ela é. Aliás, seu avatar em U é de uma linda jovem de cabelos coloridos e longos e perfil modelista. Suas performances tem figurinos deslumbrantes e sua voz encanta um mundaréu de internautas conectados. Porém o efeito contrário também é visto e trolls começam a destilar o veneno em direção à ela. 

O que a super cantora também não esperava era que uma figura perigosa em forma de dragão fosse invadir um de seus shows e a deixar intrigada. Dali em diante, ela e sua amiga tentarão desvendar os mistérios por trás deste dragão lutador e também de quem ele é na vida real. 


A trama nos entrega uma personagem com muita dor pela perda drástica de sua mãe e tais conflitos acabam por se resolver com a escolha de Suzu em ajudar o misterioso dragão a solucionar também suas feridas internas. O encontro dos dois se dá de maneira similar ao que vemos no clássico da Disney e os dramas são repletos de camadas e a delicadeza com que o texto entrega o passado de cada um é bem manejado. Ademais, os arcos coadjuvantes preenchem bem a história. 

Temáticas como relações familiares e abuso infantil são enfatizados no filme e a animação é íncrivel ao nos colocar em choque, mas também consegue nos surpreender em muitas cenas.


Coloridissima, focada nos personagens, mas vez ou outra nas paisagens do ambiente em que estes estão, a animação se torna um quadro belíssimo e se destaca por uma condução cheia de referências pop's e é super moderna.

O grupo japonês Millenium Parade é responsável pela canção tema que abre o filme com ''U'' (assista ao vídeo aqui). A trilha sonora, inclusive, é um personagem na animação e traz músicas com sonoridade dançante ao mesmo tempo que tenta falar de questões profundas. 

Belle foi lançada em meados de 2021 no Japão e já tem um faturamento mundial de mais de 61 milhões de dólares. 

Avaliação: Três canções de amor e meio (3,5/5).

Hoje nos Cinemas

See ya!
B-

atualizado em 27.01.22, às 20:56

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)