Eduardo e Mônica, de Renê Sampaio

Histórias de amor intensas são feitas muitas vezes de encontros e desencontros. Mais que isto, em algumas delas, ou quase todas, há de se achar o tempo certo para se estar junto. "Eduardo e Mônica", personagens saídos diretamente da canção clássica da banda Brasiliense Legião Urbana já ganhara um pequeno curta de uma operadora de telefone anos atrás. Na ocasião, o vídeo chegava para celebrar o dia dos namorados e a propaganda bombou. Afinal, o imaginário brasileiro sobre o casal sempre existiu. Assim, ao passo que o diretor de Faroeste Caboclo (leia aqui a resenha), Renê Sampaio, iniciou  a produção de seu segundo filme e obteve os direitos para adaptar a história, mais uma vez os corações românticos pularam do peito.

Definidos os protagonistas - o ator Gabriel Leone vive Eduardo, o garoto juvenil que amadurece, e a estrela mundialmente conhecida Alice Braga, vive a nossa empoderada Mônica - o roteiro precisava construir aqueles detalhes famosos da canção, mas em essência e não em cópia, para assim os complementar com personagens coadjuvantes que estão também ali na música e trazem jornadas reais. E sim, isto acontece. Conhecemos mais a fundo a família e os amigos de ambos e entendemos as motivações e desejos de cada um. Para o público de Brasília, o filme tem um um gostinho especial, pois as características, o palco e muito da originalidade de uma capital oitentista ganha homenagens. Logo, o fator poderá emocionar desde a primeira cena.

A produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado esteve em horário de pré estréia em todos os cinemas de Brasília no último fim de semana e entra oficialmente em cartaz nesta quinta-feira (20). A distribuição é da Paris Filmes e Downton Filmes.


"Eduardo abriu os olhos" e como todo mundo, ficou um pouco mais na cama, enquanto isso, Mônica se despedia das cinzas do pai e irritava a mãe e a irmã. Os dois se encontram pela cidade, naquela famosa "festa estranha". Ela é autêntica, potente, cheia de expressão e chama a atenção de qualquer um a sua volta. Ele está ali para se enturmar e a convite do amigo Inácio (Victor Lamoglia).

Quando se esbarram ao fim da festa, Eduardo acabara de perder o busão e, sabendo da gravidade da situação, já que na capital, desde sempre - isto significa esperar horas por outra condução, Mônica o oferece uma carona. Sem um rumo exato, visitam o congresso, sentam nas costas do Teatro Nacional e ali entendem que são de mundos diferentes e estão em fases diferentes da vida. 

Eduardo ainda tem muito a crescer, todavia, Mônica também, mas talvez ela não o saiba. A atração entre os dois começa faceira. Ele até mais que ela. No entanto, ela se entrega. Se vêem no parque da cidade, no ateliê super industrial que a moça herdou do pai e ainda vivem dias em acampamentos na Chapada dos Veadeiros, momentos estes que até deixam o garoto se sentindo um peixe fora d'água por toda a cultura que a moça e seu grupo de amigos mais velhos possuem.


Se Eduardo ainda está em busca de estabilidade (passar na faculdade e arrumar emprego), Mônica tem sonhos altos para sua profissão de médica, como trabalhar em outros cantos do país. O garoto vive com o avô, seu Bira (Otávio Augusto), na vila militar de Brasília e a moça tem uma relação complicada com a mãe, que é também sua chefe no hospital. Mônica também gosta de se expressar artisticamente e esse lado fica ali guardadinho para aparecer mais a frente. Ele anda muito com o irreverente Inácio (Lamoglia). O amigo de mil faces que o incentiva em quase tudo e a todo tempo busca experimentar sua juventude. Já ela vê as escolhas da irmã com pouca compreensão.

Aos poucos, tudo vai acontecendo na vida profissional dos dois e a parte emocional toma rumos que não são satisfatórios, mas que a maturidade da relação exige. Juntos, a partir de certo ponto, eles não conseguem ficar. Separados, vêem a graça de estarem juntos. E tudo caminha com calma até lá.

Trailer

Ficha Técnica


Título original e ano: Eduardo e Mônica, 2022. Direção: Renê Sampaio. Roteiro: Matheus Souza. Roteiro Final: Claudia Souto, Jessica Candal, Matheus Souza e Michele Frantz. Elenco: Gabriel Leone, Alice Braga, Bruna Spinola, Victor Lamoglia, Ivan Mendes, Otávio Augusto, Luisa Viotti, Jukiana Carneiro da Cunha, Digão Ribeiro e Fabrício Boliveira. Gênero: Romance, drama. Nacionalidade: Brasil. Produção de Elenco: Marcela Altberg. Preparação de Elenco: Sergio Pena. Trilha Sonora Original: Lucas Marcier, Fabiano Krieger, Pedro Guedes. Som Direto: Pedro Sá. Supervisão e Edição de Som: Miriam Biderman, ABC. Desenho de Som: Ricardo Reis, ABCMixagem: Toco Cerqueira. Finalização: Afinal Filmes. Montagem: Lucas Gonzaga. Supervisão de Pós-produção: Renato Tilhe. Caracterização: Auri Mota. Figurino: Valéria Stefani.  Assistente de Direção: Hsu Chien. Maquinista Chefe: Edu Mourão. Gaffer: Jubel Magrão. Direção de Produção: Barbara Isabella Rocha. Direção de Fotografia: Gustavo Hadba. Câmera: Lula Cerri. Direção de Arte: Tiago Marques. Assessoria Jurídica: Roberto SilvaProdutor Associado: Fernando Meirelles. Produtora Associada: Alice Braga. Produtora Associada: Reprodutora. Produção Executiva: Bianca De Felippes, Gabriel Bortolini e Tathiana Mourão. Produção: Bianca De Felippes e René Sampaio. Investimento: BNDES. Investimento e comercialização: TIM/Investimage - Funcine. Patrocínio FAC/ GDF, Rio Filme, Telecine, BRDE, FSA, ANCINE. Coprodução: Globo Filmes. Produção Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado. Distribuição: Downtown e Paris Filmes. Duração: 01h54min.

Temos um texto coeso, gentil, repleto de harmonia com a canção de Renato Russo. Se o compositor baseou os personagens em pessoas reais, como casais ou amigos que teve, com certeza eles vão se ver na tela. A própria família de Russo o verá aqui. Eduardo parece sim um pouco com o jovem que o músico foi. Mônica sempre foi tida no nosso inconsciente como uma mulher forte com a qual toda menina queria se parecer. E o filme consegue emplacar essa vontade com força. 

Gabriel e Alice são na tela o encaixe certeiro e são um, mas também são dois. Em entrevista com o Wanna Be Nerd em dezembro passado, Renê Sampaio confessou que a produção do filme sempre quis Alice, mas ela quase não pôde participar por conta de agenda e até chegou a sair do projeto. Ao assistir o longa a certeza que temos é: que ótimo que ela conseguiu voltar e nos dar a Mônica perfeita. Ao contrário da atriz, Leone já estava ali desde o início e perdurou. Também músico, o ator  entregou durante a nossa conversa que sempre teve os discos da Legião na mesinha de cabeceira e que acredita que a leveza e inocência de seu personagem são pontos altos dele. Deveras, sua performance é um show a parte, até mesmo no karaokê (se prepare para uma das melhores cenas da película ao som de "Total Eclipse of The Heart"). Aliás, tanto Gabriel quanto Alice conseguem construir bem as diferenças que estes personagens têm e como eles conseguem se respeitar e se amar a partir disso é que é o grande barato da história. Até mesmo quando Mônica enfrenta o avô de Eduardo em uma discussão política sobre o horror da Ditadura. Além dos dois atores, Victor Lamoglia agrada muito em sua atuação. 

Se Sampaio acertou em Faroeste Caboclo e brilha aqui trazendo emoção e um casal em formação, ele avisa que vem um terceiro filme inspirado no universo musical da Legião e já estamos ansiosos. Afinal, a condução do diretor é pontual e criativa. Até mesmo por balancear e entregar bem a direção que cada personagem deve seguir. Tecnicamente, a filmagem toda da película é de arrepiar. Fora todo o trabalho de artes visuais que é proposto para a personagem da Alice. Incrível! Ah, e a lista de músicas que o público ouve durante o encontro todo de Eduardo e Mônica é de abalar qualquer festa. Tem A-Ha, The Clash, Titãs, B-52's, Mutantes, Bauhaus e a própria Legião.

Em suma, o longa representa muito trabalho e é rico por demais. Fala de amor, amizade, política, respeito, arte e não deixa de ser leve. Que era o que nós brasileiros mais precisávamos. 

Avaliação: Quatro corações apaixonados (4/5).

Hoje nos Cinemas.

Atualizado às 19.24, de 20.01.22

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)