Uma Aventura na Martinica - Belas Artes À La Carte


Baseado no romance ''Ter e Não Ter'', de Ernest Hemingway, o filme Uma Aventura na Martinica é um dos grandes exemplos da Era de Ouro de Hollywood onde estúdios como a Warner Brothers, com sua equipe de grandes diretores e astros, criava uma obra-prima atrás da outra.

Howard Hawks, diretor na estirpe de Billy Wilder, Steven Spielberg e Stanley Kubrick, daqueles gênios que são perfeitos em qualquer gênero em que se metam, cria uma grande aventura que tem como pano de fundo a colônia francesa de Martinica durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa ilha do Caribe pertencente à França Colaboracionista, resistentes e nazistas digladiam-se, enquanto o romance de um casal magnético desenrola-se aos nossos olhos. Já viu roteiro semelhante? Claro que sim, essa também é a base de Casablanca.

O casal magnético dessa vez é Humphrey Bogart, que também estrela Casablanca, e Lauren Bacall. Também casados na vida real, os dois na sua época foram tão ou mais famosos que Brad Pitt e Angelina Jolie. Que grandes atores! Os diálogos entre os dois, a tensão sexual, que não podia ser explícita na época devido à censura, suas tiradas espirituosas, são uma delícia de se assistir.


Ficha Técnica

Título original e ano: To Have and Have Not, 1944. Direção: Howard Hawks. Roteiro: Jules Furthman e William Faulkner - baseado no livro de Ernest Hemingway. Elenco: Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Walter Brennan. Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Film Noir. Nacionalidade: Eua. Duração: 100min.

Bogart faz o capitão de barco pesqueiro Harry. Bacall faz a ladra de homens incautos Marie. Ambos se encontram na Martinica, em estado de miséria, precisando sair da ilha para tentar outras aventuras. A Resistência Francesa oferece a Harry um dinheiro para, com seu barco, trazer para ilha um combatente. O capitão, junto com seu ajudante Eddie, um divertido bêbado vivido pelo ator Walter Brennan, mete-se nessa aventura de resgate, sob vigilância cerrada dos nazistas colaboracionistas franceses.

Naquele estilo da Era de Ouro, temos ainda canções tocadas ao piano, coadjuvantes adoráveis, piadas afiadas, diálogos esplendorosos e beijos cinemáticos. O subtexto erótico de algumas linhas é divertidíssimo. O roteiro maravilhoso envelheceu nos pontos em que mostra Marie querendo se tornar a futura esposa perfeita de Harry, mas isso é típico daquela época, afinal o filme é de 1944.  O diretor Howard Hawks mais uma vez é perfeito! Clássico da Hollywood de ouro, esse filme estreia nesta semana no streaming do Petra Belas Artes a La Carte. Assistam e se divirtam!

Nota: 9/10.

Cardápio Semanal 06.01.2022/Programa 105


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90. 

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs. 

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE. Ou vá direto para a página de cadastro:
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)