O Prefeito de Ferro | Belas Artes À La Carte


Baseado em fatos, este filme italiano de quase duas horas narra a história de Cesare Mori (Giuliano Gemma), político na Itália fascista de 1925, que é transferido para Palermo, para combater a máfia siciliana, controladora da ilha. Com um histórico incorruptível e combatente incansável da criminalidade, “O Prefeito de Ferro” é a esperança de Mussolini para dar um verniz civilizatório ao partido fascista no sul da Itália, criar uma imagem de que o fascismo combate a criminalidade, dando esperança ao povo paupérrimo desta região tão miserável.

Este combate, porém, revela-se uma batalha perdida. A máfia siciliana está muito intrincada com o poder e as classes dominantes. Todos os esforços de Cesare revelam-se inócuos. Ele só exacerba a pobreza tão extrema dos habitantes da ilha, que o chamam de “piemontês”, que quer dizer no bom português, inimigo. As cenas revelando a desesperança dos sicilianos são as melhores sequências da película. Claudia Cardinale (Anna) e Francisco Rabal (O Albanês) brilham nos seus papéis de camponesa e bandido.

Como um filme que alterna comentários sociais, sequências de suspense, cenas trágicas, o longa metragem é imperfeito, o roteiro não se decide qual é o seu foco principal. Nunca chega ao nível de obra-prima que é a trilogia O Poderoso Chefão, filmes de Francis Ford Coppola que também tratam do tema da máfia italiana, só que nas terras americanas. O diretor Pasquale Squitieri até tenta, mas não tem a genialidade de Coppola. Sua alternância de tons e temas quebram o ritmo do roteiro, muito ambicioso em querer revelar uma história real de combate ao crime, enquanto radiografa a alma do povo sofrido da ilha.


Ficha Técnica

Título original e ano: II Prefetto di Ferro, 1977. Direção: Pasquale Squitieri. Roteiro: Pasquale Squitieri e Ugo Pirro - baseado no Romance de Artigo Petacco. Elenco: Giuliano Gemma, Claudia Cardinale, Francisco Rabal, Satta Flores. Gênero: Drama, Suspense. Nacionalidade: Italia. Trilha Sonora Original: Ennio Morricone. Fotografia: Silvano Ippoliti. Edição: Ruggero Mastroianni. Duração: 110min.


Similar ao Poderoso Chefão, também temos Ennio Morricone na condução da trilha sonora. Que habilidade tem esse compositor em trazer sentimento às cenas com seus instrumentos musicais! Um trabalho de mestre! Os cenários medievais e renascentistas de Palermo são muito bem aproveitados! Dá-se até uma vontade de viajar para Sicília e conhecer os cenários reais usados para o filme! A fotografia é naturalista, utilizando a luz real da Itália sulista e de seus prédios históricos para criar contrastes claro e escuro muito bonitos. A edição privilegia as sequências de suspense, o combate e invasão à cidade dos bandidos de Gangi é um primor, aproveitando as ruas tortuosas e estreitas dessa vila medieval para criar um permanente sentido de desorientação.

Que tragicidade nas sequências envolvendo os sicilianos! A nobreza dos populares é comovente! Enquanto a cupidez dos ricos (nobres, mafiosos, Igreja, políticos) enoja! Adivinhem quem sai ganhando no final? A sequência com Claudia Cardinale nos últimos minutos é belíssima e triste!

O longa estreou no steaming do Petra Belas Artes À La Carte na última quinta-feira (03). A película, lançada em 1977, é ganhadora do David de Donatello de melhor filme de 1978 e esbanja seriedade! Suas imperfeições de roteiro compõem seu charme! Assistam e conheçam mais do cinema italiano!

Nota: 7,5/10.


Cardápio Semanal: 03.02.22 - Programa 109

Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90.

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs. Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE. Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)