A História do Olhar, de Mark Cousins | É Tudo Verdade 2022

Filme de abertura do É Tudo Verdade 2022 - Quinta-feira, 31, às 21 horas.

O que você vê e como você vê no seu cotidiano é realçado por imagens que podem ou não ter algum efeito em você - pare para pensar se não estão tendo. O olhar contemplativo pode muitas vezes ir longe. Fazer com que você reflita sobre cada detalhe não só do seu eu interior como da vida em si e de como é gostoso abrir os olhos e ver cores, luzes, pessoas, lugares todos os dias. 

Aqueles que nascem enxergando e talvez percam a visão em algum período da vida terão um tipo de memória fotográfica das coisas e das pessoas, de tudo que vira antes da luz se tornar escuridão. E é assim que Mark Cousins, o super documentarista, diretor, produtor, apresentador, escritor e crítico de cinema inicia seu filme, o tremendo e poético ''A História do Olhar''. Jogando na tela falas de como o músico Ray Charles pensa sobre não poder mais ver ou sobre o que ele nunca mais queria ver. Em seguida, não só exala suas opiniões e questiona este pensamento de Ray como o contrapõe, mas também concorda com ele quando diz que há imagens que nunca mais gostaria de ver, por exemplo, a de pessoas mortas. E relembra os conflitos na Irlanda nos anos 70. 

Mark, percebe e sente sua visão. A investiga e consegue expressar extremamente bem sobre como é realmente importante para ele usufruir deste super poder. Assim, em poucos minutos nos revela que já no dia seguinte fará algo que o traz ''uma certa aflição''. Ele precisa passar por uma cirurgia nos olhos para remover uma catarata e sabe se lá se isso o dará uma melhoria na visão ou a perderá de vez, afinal, é um procedimento delicado. Conta então que tem duas opções naquele dia, ficar deitado em seu quarto escuro pensando sobre o que já viu pelo mundo a fora ou sair, assistir o pôr do sol, olhar as pequenas belezas do dia-a-dia, admirar tudo e todos que passam a frente de seus olhos. 

Desta maneira, a proposta de repensar cada segundo em que o seu globo ocular está enxergando algo como o azul do céu, o mar, uma viagem de trem, alguém andando de moto percorrendo algum lugar, ou qualquer coisa aleatória, fará você perceber essas imagens de forma diferente, um impacto profundo e muitas vezes individual em cada um. Talvez até mais em pessoas que trabalham com cultura visual e que não se imaginam sem enxergar.

Trailer

Ficha Técnica
 
Título original e ano: The Story of  Looking, 2022. Direção e Roteiro: Mark Cousins. Artista: Mark Cousins. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Reino Unido. Duração: 01h30min.

E a beleza de falar da temática vem pelos aspectos que Mark constrói. Declara então como ele percebia sua visão enquanto bebê, adolescente ou até como um homem crescido. Enaltece os filmes que tanto ama. Demarca o universo da pintura com pontos intrigantes de pintores famosos. Fala de nudez e ainda exibe seu corpo nú e sem qualquer timidez. Exalta a beleza da natureza, da arquitetura. E suas teorias sobre a origem do olhar e seu desenvolvimento enriquecem demasiadamente a conversa. Sua narração aplicada a imagens que traz para explanar a história do olhar casam perfeitamente e causam emoção ou até mesmo sentimentos de gratidão pelo projeto. É engraçado, belo, investigativo e nada chato. Um filme que sinceramente pode trazer ao espectador reflexões que pouco pensara antes.

O filme nasceu a partir do livro de mesmo nome (veja aqui) onde ele explora a ideia com fotografias. Já o filme, vivo, narrado e com um acontecimento que pode impactar drasticamente sua vida, a cirurgia, ganha novas cores, novos tons. Além disso, o filme é uma baita produção que não depende somente do olhar de Mark, mas que deflagra para nós mesmos o quão intensamente glorioso é o ato de continuarmos vendo e chegarmos aos cabelos grisalhos com este sentido não tão impactado assim, apesar de toda uma vida. E é o que ele faz quando também se imagina velho, ou até ficciona isto.  Um futuro que ele imagina e como ele chegou até lá faz toda a diferença. 

Conhecido por seus documentários, em principal, ''A História do Cinema: Uma Odisseia'', o diretor já foi indicado a mais de vinte prêmios e chegou a ganhar doze deles. Com ''A Historia do Olhar'' conquistou o ''New Wave Award'', no ''Seville European Film Festival'' e passa agora por um dos mais importantes Festivais de Documentário não só no Brasil, como no mundo, logo em sua abertura. 

Avaliação: Cinco cores quentes (5/5).

Serviço:

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 

COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

 

NAS SALAS:

SÃO PAULO

Espaço Itaú de Cinema Augusta

Rua Augusta, 1475, Sala 1

Abertura, Encerramento e Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens (31/03 a 10/04).

 

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1.000

Retrospectiva Ugo Giorgetti (01 a 03/04).

 

IMS Paulista

Avenida Paulista, 149

Curtas Especiais , Clássicos, Competição Brasileira de Curtas-Metragens  (01 a 03/04).

 

SESC 24 de Maio

Rua 24 de Maio, 109

Foco Latino Americano e Estado das Coisas (07 a 10/04).

 

 

RIO DE JANEIRO

Espaço Itaú de Cinema Botafogo

Praia de Botafogo, 316, Sala 6

Abertura, Encerramento e Competição Brasileira de Longas (01 a 10/04).

 

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476

Curtas Especiais, Clássicos, Competição Brasileira de Curtas- Metragens  de 01 a 03/4.

Retrospectiva Ugo Giorgetti e Foco Latino Americano e Estado das Coisas e “A História do Olhar” (05 a 10/04).

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)