Diários de Mianmar | É Tudo Verdade 2022


Assista este sábado, a partir das 13 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

O ESTADO DAS COISAS

Mianmar, antiga Birmânia, é uma nação localizada no sudeste asiático, fazendo fronteira com a Índia, Bangladesh, China, Laos e Tailândia. Sua população é formada por mais de 100 grupos de diferentes etnias. Anexada como colônia da Inglaterra em 1824, foi dominada por mais de 100 anos, tornando-se independente em 1948. Em 1989 teve seu nome oficialmente mudado para União de Myanmar. O país sempre enfrentou instabilidade política, com insurreições étnicas, tensão entre a maioria budista e as minorias hinduístas, muçulmanas e cristã, que minava a reconstrução econômica e social. Rebeliões separatistas e guerra civil culminaram em um regime ditatorial, que menosprezava os direitos humanos, perseguindo os ativistas e criando ondas de violência. A liberdade sempre foi algo frágil e volátil. 

Em 1º de fevereiro de 2021, o país acordou sob um forte golpe de Estado. O exército declarou estado de emergência e anunciou que o poder estava nas mãos do Comandante e Chefe das Forças Armadas. O fato foi o estopim de mortes, prisões, tumultos e intensa repressão contra civis e manifestantes, afundando o país em caos e sangue, levando ao isolamento do resto do mundo. Proibidos de manifestar suas posturas políticas e, arbitrariamente calados por um governo opressivo, um grupo, que mantém suas identidades anônimas por motivo de segurança, identificando-se simplesmente como "Coletivo de Cinema de Mianmar", reuniu gravações caseiras, feitas principalmente com aparelhos de celular e compôs um contundente documentário do cotidiano no país.

O filme protesto "Diários de Mianmar" é um apanhado de histórias poderosas, produzido por cinegrafistas e jornalistas que não podem mostrar seus rostos, mas podem mostrar ao mundo seu espírito de coragem e resistência. São cenas impactantes, como a da jovem abatida simplesmente por usar uma determinada cor de camiseta considerada subversiva. A tela do cinema foi a única forma de se comunicar com o mundo. Um grito sufocado por socorro!

Premiado no Festival Internacional de Cinema de Berlin, "Diários de Mianmar" será exibido este sábado no "É Tudo Verdade". Vale conferir!


Ficha Técnica

Título original e ano: Myanmar Diaries, 2022. Direção e Roteiro: The Myanmar Film Collective. Gênero: Documentário. Duração: 01h10min.

Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)