Os Caras Malvados | Assista nos Cinemas

Em Bananaland nunca se falou tanto sobre recuperação de pessoas x ''bandido bom é bandido morto''. Um debate que parte das falácias do senso comum e entra na razão das questões que não justificam, mas que talvez nos faça compreender porquê o ser humano pode desviar seu caminho e integrar em algum momento ''o lado negro da força''. 

Dito isto, a série de livros escrita por Aaron Babley ''Os Caras Malvados'' (veja aqui) conversa com a temática citada quando exibe personagens em histórias infantis, que normalmente são tidos como ''vilões'', decididos a mudar de postura e se corrigir. Babley traz um Lobo, uma Cobra, um Tubarão, Uma Tarântula e uma Piranha para luz e os joga em aventuras que eles precisam provar sua mudança de caráter. Por outro lado, toma tempo para revelar que aqueles que muitas vezes parecem ser os ''mocinhos'' do enredo, nem sempre o são. A série infantil é best-seller e ganhou adaptação para as telas com direção do estreante Pierre Perifel. No elenco de dubladores da versão original, Sam Rockwell, Awkwfina, Marc Maron, Craig Robinson, Anthony Ramos, Richard Ayoade, Zazie Beetz, Alex Borstein e Lilly Singh.

A produção estava prevista para estrear em abril, mas no Brasil foi antecipada para chegar as telas esta semana. As vozes nacionais, que estão irreconhecíveis e perfeitas, aliás, ficam por conta de Rômulo Estrela, Babu Santana, Sergio Stern, Nyvie Estephan, Isabela Quadros, Agatha Moreira, Luis Lobianco e Sergio Guizé. Na Alemanha, o estúdio soltou duas versões de dublagens do trailer, uma com profissionais e outra com celebridades e youtubers. O trailer com dubladores não profissionais foi intensamente criticado. Aqui será difícil acontecer isto devido a ótima desenvoltura do elenco.

A animação, assim como o livro, traz um protagonista que conversa com o espectador/leitor, o Sr. Lobo (Rockwell/Estrela) - algo bem ''Ferris Bueller'' de ser, a quebra da quarta parede. E o famoso devorador de vovós já chega apresentando sua gangue. Como líder, ele sempre tem planos mirabolantes para realizar assaltos impossíveis e é a 'liga' do grupo. O Sr. Cobra (Maron/Guizé) é craque em desvendar segredos de cofres e se enfiar em inúmeros lugares. É também ambicioso e doido por dinheiro. O Sr. Piranha (Ramos/Lobianco) é o valentão da parada e assusta quem o vê. O Sr. Tubarão (Robinson/Santana) é o mestre dos disfarces. Ele é tão bom, mas tão bom, que roubou a ''Monalisa'' vestido de Monalisa. A última, mas não menos importante, é a Srta. Tarântula (Awkwafina/Estephan), a cabeça cibernética da parada. Com suas inúmeras patas, ela é especialista em computação. A personagem, que no livro é do sexo masculino, tem destaque como membro do time já desde o inicio, porém nos livros isto ocorre bem depois. 

Quando o filme se inicia, os nossos sagazes vilões estão seguindo seu dia a dia de tramoias e assaltos e fugindo da polícia, para variar - só que não. Quando chegam em casa vão olhar o noticiário e ficam abismados, pois foram chamados de ''amadores e seu futuro atrás das grades está próximo''. Ficam irritados com o que escutam da boca da Governadora, Diane Raposinha (Beetz/Moreira), principalmente o Sr. Lobo, todavia, tomam o insulto como um impulso para planejar o próximo roubo. Um que os fará os maiores criminosos que existem.

Acontece que será entregue um prêmio ao Professor Marmelada (Ayoade/Stern) por suas boas ações em um grande evento nos próximos dias e todos que já tentaram roubar o tal prêmio se deram muito mal. Contudo, o Sr. Lobo está confiante que realizar o assalto os fará grandes e calará a governadora. Chega o dia do assalto, a turma se prepara com os disfarces mais falhos possíveis e ainda assim não é reconhecida. Entram em campo e conseguem chegar na cara do gol, porém, nem tudo sai como combinado e eles vão presos. É nesse momento que o Professor entra em cena e decide colocar em prática sua bondade e pede perdão pelos atos da gangue dizendo que tentará fazer deles boas pessoas e caso não consiga, ai sim, ele poderão ser definitivamente presos. Neste momento, o Sr. Lobo já esta bastante mordido pelas diretas da Governadora e fica balanceado em instigar os amigos a serem pessoas boas, mas desconversa e combina outra coisa com eles todos. Dai em diante os conflitos principais vão bater de frente não só com a amizade entre eles, mas também com a transformação que eles passam e só se percebe ao final de tudo. Ademais, um certo mocinho mostrará sua verdadeira face.



Não há o que se reclamar aqui. A proposta bem consolidada que o autor apresenta nos livros é repaginada e traz uma mensagem imensamente clara sobre transformação e mudanças na ótica de Perifel. Aparências podem enganar, mas a falta de afeto e estrutura pode talvez ser um motivo real para o ingresso de alguns no crime e o reflexo disso na história é muito bem desenvolvido.

Apesar da amizade que o grupo constrói durante o período de picaretagens é a transformação que sofrem que melhora o que já era bom entre eles. Nada é forçado e os detalhes de como eles se descobrem melhores fazendo o que é certo dá a jornada de cada um mais força. E as surpresas vão vir quando o espectador menos esperar, ainda que a simplicidade da trama seja destaque e uma coisa ou outra seja óbvia. O começo de tudo vem da governadora usando uma tática inteligente de plantar uma sementinha na cabeça do sr. Lobo, depois um personagem vai ajudando o outro a se melhorar e vice-versa.

Trailer


Ficha Técnica

Titulo original e ano: The Bad Guys, 2022. Direção: Pierre Perifel. Roteiro: Etan Cohen, Yonni Brenner e Hillary Winston - adaptação dos livros homônimos de Aaron Babley. Vozes originanis: Sam Rockwell, Awkwfina, Marc Maron, Craig Robinson, Anthony Ramos, Richard Ayoade, Zazie Beetz, Alex Borstein, Lilly Singh. Vozes brasileiras: Rômulo Estrela, Babu Santana, Sergio Stern, Nyvie Estephan, Isabela Quadros, Agatha Moreira, Luis Lobianco, Sergio Guize. Gênero: Comédia, Animação. Nacionalidade: EUA. Trilha Sonora Original: Daniel Pemberton. Fotografia: . Edição: John Venzon. Direção de Arte: Floriane Marchix. Efeitos Especiais: Stephen Deane. Animador: Fredrik Nilsson. Distribuição: Universal Pictures Brasil. Duração: 100m.
A dublagem dos atores e profissionais da voz na animação está sublime. Cada convidado encaixou perfeitamente em seu personagem. Nyvie Estephan que é apresentadora, faz cosplay e é do mundo dos games, tem uma performance maravilhosa como a Srta. sabichona da computação e é uma baita cereja do bolo. Sérgio Guizé com sua voz rouca de cantor de rock trouxe um Sr. Cobra sem igual. Babu Santana, Agatha Moreira, Sérgio Stern, Luis Lobianco e Rômulo Estrela fazem muito bonito também e ao fim da produção você fica se perguntando como eles conseguiram fazer com que você nem percebesse que eram eles, já que suas vozes tem tons bem diferentes.

Com uma edição dinâmica, uma trilha empolgante que traz cenas ao som de The Black Keys, Os Caras Malvados é divertido e traz boas reflexões. Um filme para a família inteira e que não para por ai quando diz as crianças que mudar de caminho é possível. 

Avaliação: Três mensagens positivas e meia (3,5/5)

HOJE NOS CINEMAS
 
See Ya!

B-

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)