Assassinos Sem Punição | É Tudo Verdade 2022


 
Assista esta segunda-feira (04), a partir das 21 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS

Assassinos Sem Punição é um documentário que faz o espectador embarcar na história dos assassinos da Segunda Guerra Mundial que escaparam impunes, segundo a lei dos homens. Ao longo da exibição, o documentário, que conta com direção de David Nicholas Wilkinson, aposta em mostrar detalhes básicos sobre os assassinos, como por exemplo, o ano em que morreram e enfatiza-se o fato de como cada um acaba chegando até o fim da vida sem ser julgado, condenado ou mesmo cumprir pena. Outra aposta, e que vem como uma ferramenta para impressionar o espectador, são os relatos de algumas pessoas no local em que ocorreram os crimes, como nos campos de concentração nazista. Alguns desses lugares continuam, até a data presente, completamente destruídos. Tais imagens instauram no filme um clima ainda mais pesado.

Para a trilha sonora original escolheu-se um aspecto de suspense sutil que dialoga com os relatos. As cenas fortes de corpos nos campos de concentração, os locais que ocorreram os crimes, as formas cruéis que as pessoas foram mortas, essa combinação de imagens a trilha conseguem fazer com que o espectador esteja mais próximo, mesmo que minimamente, da mente cruel dos assassinos.

Trailer

 

Ficha Técnica

Título original e ano: Getting Away With Murder(s), 2021. Direção e Roteiro: David Nicholas Wilkinson. Narração de: Julian Glover e Eileen Atkins. Com: David Wilkinson, Benjamin Ferencz, Donald M. Ferencz, Kitty Hart-Moxon, Pavlina Zipkova, Joachim von Ribbentrop, Arek Hersh. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Reino Unido. Trilha Sonora Original: Christopher Barnett. Fotografia: Don McVey. Edição: David Lewis e Jon Walker . Duração: 02h55min.

Em alguns momentos conseguimos ver alguns registros das investigações e julgamentos para encontrar e punir os assassinos na Alemanha. Mas percebe-se a ênfase na questão da impunidade ao focar na fuga dos nazistas para vários países, principalmente os da América do Sul. A montagem do documentário é destacada pela mescla de registros de vídeos em preto e branco e o relato de algumas pessoas próximas aos acontecimentos. É um tipo de montagem bastante comum em filmes no estilo documentário. Contudo, o comum é uma boa aposta no simples, apenas para mais uma vez fazer com que não esqueçamos nunca dos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial, e que nunca mais seja repetida tamanha atrocidade.  

O filme, votado pelo periódico inglês The Guardian na lista de melhores produções ano passado (veja aqui), foi lançado, no Reino Unido, em 1º de outubro de 2021, na mesma data que marca o 75º aniversário da sentença do Tribunal Militar Internacional em Nuremberg, pois em 20 de novembro de 1945, os líderes nazistas passaram a ser julgados.

Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Raynan Dias

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)