Cesária Évora, Ana Sofia Fonseca | É Tudo Verdade 2022

 
Assista esta segunda-feira (06), a partir das 19 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui).
 
COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS E MÉDIAS METRAGENS
 
Um artista vai além de sua música quando passa a representar seu país e ganha reconhecimento mundial. Neste momento a arte alcança outras camadas e Cesária Évora é uma cantora com este status para a sua terra natal, Cabo Verde. Conhecida por cantar de pés descalços, que, aliás, é o assunto que aborda logo no inicio do documentário de Ana Sofia Fonseca, é uma mulher de atitude e muita força. Sabe sua posição e não a nega.
 
Em seu aniversário de cinquenta anos, celebrado em rádios e programas do país,  recebe desejos de mais meia idade de vida e mais saúde, mas se nega a receber as felicitações, pois não quer ficar uma ''velha caquética''. Fala abertamente que a arte não exatamente a fez uma mulher rica. Tem seus hábitos (fumar e beber) e também já passou por problemas depressivos e com álcool no passado, se trancou em casa por mais de dez anos. Se em seu país não havia guerra, em muitos outros do continente africano, conflitos tiravam a vida e a paz de inocentes. 
 
Sua importância para a música foi reconhecida na França (recebeu medalha da Legião da Honra e tudo). Da Academia dos Grammys, foi contemplada, em 2004, com o prêmio ''Contemporary World Music'' e chegou a lotar uma casa de shows na famosa ''Hollywood Boulevard'', como bem conta a narração, que é feita por inúmeras pessoas próximas a cantora. Com o dinheiro da apresentação pede ao empresário a compra de uma casa, um desejo enorme da artista, pois sempre estava aqui e acolá sem um ninho em si.


 Ficha Técnica
 
Título original e ano: Cesária Évora, 2022. Direção e Roteiro: Ana Sofia Fonseca. Com: Filipe Araújo, Mara Costa, Rosa Teixeira da Silva, Ana Sofia Fonseca, Ricardo Freitas, Helder Lopes, Joana Lourenço, David Medina, Agostinho Ribeiro, Cesária Évora. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Portugal. Produtores: Irina Calado e Ana Sofia Fonseca. Duração: 01h34min.
Cercada de amigos na música e na vida, é vista de forma simples em vários momentos do filme. Se une aos seus para jantar e também a todos que a pediam ajuda.  E sua música tão melancólica é um instrumento que a deixou ter não só uma vida movimentada (tours mundiais com dias e mais dias de shows) como repleta de significado e relevância. 
 
Aqui ganhamos um super presente. Sua passagem por diversos países, incluindo, os Estados Unidos da América. Até chega a visitar o Tonight Show, anteriormente apresentado por David Letterman. Naquele momento, o nosso Seu Jorge abria seus concertos pela terra do Tio Sam e tem momento no filme onde opina sobre a grandiosidade da cantora. 
 
Era capa de jornais ao redor do mundo, se julgava ser a ''Angela Maria'' de Cabo Verde e por onde passava era pura simpatia. Adorava levar presentes aos amigos e estes comprava durante a turnê. Sua força de vida e conhecimento musical se mesclavam e quando a vemos dançando e cantando ou até compondo com os músicos somos nós, espectadores, que ganhamos o presente. Os bastidores do filme até fofoca nos contam. Quando a cantora foi a Cuba para cantar com um artista renomado, também um senhor de idade, reclamou ao empresário e disse querer que o Duo fosse com alguém mais jovem. 

É muito claro o poder cultural de uma artista como Cesária Évora, que já foi homenageada também no filme Thindas, de Pablo García Peréz, mas é aqui que recebe espaço e tempo em tela para que os amantes de música e arte a conheçam ainda mais e quem sabe não saiam do filme com o desejo de ouvir seus vinte e cinco álbuns nas plataformas digitais. A artista faleceu em 2011.
 
Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Petterson Costa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)