Eneida, de Heloisa Passos | É Tudo Verdade 2022

Assista na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS  
 
Fotógrafa, cineasta e documentarista, a brasileira Heloisa Passos é quem dirige ''Eneida''. Passos assina o roteiro ao lado de Iana Cossoy Paro. A diretora, filha do meio de Dona Eneida, uma octogenária lúcida, vaidosa e ativa, traz às telas o relato de uma jornada de autoconhecimento, descortinando o passado na tentativa de corrigir o presente e acabar com um abismo que divide a família, mais precisamente, as mulheres da família
 
Ao revisitar a aldeia onde viveu o pai, que migrou para o Brasil quando tinha apenas 12 anos de idade formando aqui sua família, uma luz de alerta se acendeu para Eneida. Aos 80 anos, ela percebeu que lhe restava pouco tempo pela frente e era o momento de intensificar seu desejo de reconciliação com a filha mais velha, Maisa, com quem não tem contato há mais de 20 anos. O rompimento se deu por um motivo fútil. O pomo da discórdia - um imóvel da família. Como diz Eneida - a casa da desavença. Heloisa usa de sua habilidade como cineasta para tentar auxiliar na reaproximação. 
 
"É assim que eu sei me aproximar das pessoas." 

Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Eneida, 2022. Direção: Heloisa Passos. Roteiro: Heloisa Passos e Iana Cossoy Paro. Argumento: Heloisa Passo e Leticia Simões. Com: Eneida Azevedo Passos e Heloisa Passos. Participações: Juliana Schneider, Bruno Schneider, Luciane Passos, Álvaro Passos, Tina Hardy, Rose Verçosa e Ale Edelstein. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil, Alemanha. Trilha Sonora Original: Eduardo BiD. Design Sonoro:  Alessandro Laroca e Eduardo Virmond. Som Direto: Tales Manfrinato e Lucas Maffini. Montagem: Tina Hardy. Direção de Fotografia: Heloisa Passos, abc, dafb, Hellen Braga, dafb, Julia Zakia, dafb. Fotografia Adicional: Janice D'Avila, abc e Rui Poças, aip. Produção: Heloisa Passos, Eliane Ferreira, Tina Haryd e Pablo Iraola. Produção Executiva: Eliane Ferreira. Duração:79min.
Os relatos seguem a jornada de mãe e filha, se valendo de vários recursos e contatos com familiares e outras pessoas para chegar a uma aproximação real, já que Maisa evita contatos telefônicos ou através de mídias sociais. São exibidos álbuns de fotos antigos, objetos de família e suas histórias e valores sentimentais. 
 
Eneida, concomitantemente à essa odisseia, faz uma viagem interior, revendo suas raízes, sua criação em uma família patriarcal, machista e opressora, que moldou suas atitudes perante a vida e as situações que culminaram no afastamento daqueles que ama. Se por um lado temos uma senhora idosa fragilizada, uma mulher que não teve forças para se impor, temos também uma família onde as questões financeiras falaram mais alto que o amor, gerando as atitudes de uma filha que se sente abandonada pela mãe. 
 
Mágoas e ressentimentos se acumularam através dos anos. Há também a questão religiosa, onde os dogmas transmitidos aos netos, não tem o mesmo valor no trato da filha com a genitora. Um documentário que gera uma profunda reflexão sobre a fragilidade das relações familiares, onde se torna complicado atribuir qualquer julgamento de certo e errado. Confira!
 
Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

ENEIDA NO É TUDO VERDADE
08 de abril, sexta-feira
20h: sessão presencial no Espaço Itaú de Cinema - Augusta (SP) | com a presença de Helô Passos, Eneida Passos e equipe do filme.

20h: sessão presencial no Espaço Itaú de Cinema - Botafogo (RJ)
21h: sessão virtual: É Tudo Verdade Play (limite de 1800 views)

09 de abril, sábado
13h: sessão virtual: É Tudo Verdade Play (limite de 200 views)
15h: Debate com equipe do filme no canal do É Tudo Verdade no Youtube

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)