Os Caras do Estreito | É Tudo Verdade

Assista este sábado, a partir das 17 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS

Na belíssima canção de John Lennon ''Imagine'', ele diz com intensidade como o planeta terra seria melhor se as pessoas compartilhassem o mundo e este não contasse com fronteiras. No documentário de Rick Minnich, ''Os Caras do Estreito'', conhecemos o sonho de um engenheiro tcheco chamado George M. Koumal que por mais de vinte e quatro anos pleiteia a construção de um túnel no Estreito de Bering para que uma ferrovia intercontinental ligue, principalmente, os Estados Unidos da América, via Alaska, e a Rússia. No entanto, o grandioso projeto faria com que a malha cruzasse também países de outros continentes como a China. Caso o projeto venha a ser aceito pelas nações, ele poderá melhorar não só a qualidade de vida daqueles que estão nos extremos de seus continentes como também o transporte, o comércio, e, quem sabe, estabelecer paz entre populações mundiais que não conversam.

Há mais ou menos dez anos atrás, Minnich começou a acompanhar a luta de George. Tanto que chegamos a assistir durante o filme o engenheiro contar sobre a morte da companheira, que até faz uma aparição rápida ao inicio da película, ainda nos revela sobre sua decadência econômica e também como este vem a conhecer seu pupilo e auxiliar no pleiteio do projeto, Scott R. Spencer. Juntos eles viajam a inúmeras comunidades do Alaska para informar sobre como seria importante todos no lugar apoia-los, pois as taxas de preços para serviços básicos até mesmo cairiam devido ao caminho até o lugar mudar e melhorar.

Uma missão que exige deles não só convencer a populações locais, mas também inúmeros empresários, políticos, e pessoas importantes que influenciam nações da Índia, China, Rússia, Canada, Coréia do Norte e etc para assim mediarem um acordo entre os Estados Unidos da América e a Rússia. E na época dos encontros, vale destacar que Donald Trump ainda estava no poder. Putin também, como ainda está. Assim, corajosamente, George e Scott viajam até a mãe Rússia para ter reuniões com aqueles que podem de alguma forma influenciar Putin a aderir o projeto e liberar a construção do túnel, que aliás, no passado já existiu por forma de uma ponte, mas com a subida dos mares,  a mesma foi destruída. No lugar, quem tem os ajudado é o russo Victor Razbegin. E após algumas reuniões consegue visitar a ferrovia russa e conhecer aonde desembocaria o projeto de George. O grupo de homens faz fotos, toma vinho, e George fala em como se sentiria feliz de saber que ao morrer foi importante para a amizade de duas nações.

Ficha Técnica

Título original e ano: The Strait Guys, 2022. Direção: Rick Minnich. Roteiristas: Rick Minnich e Matt Sweetwood. Com: George M. Koumal, Joseph R. Henri, Victor Razbegin, Scott R. Spencer, Richard Beneville, Lisa Murkowski. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Alemanha, Finlândia, Canadá. Trilha Sonora Original: Lukas Sweetwood. Fotografia: Sergei Amirdzhanov e Lutz Reitemeier. Edição: Matt Sweetwood. Duração: 0139min.

Até quase quarenta minutos de filmes sentimos que o engenheiro, apesar de infeliz por nunca ter conseguido realizar o projeto de sua vida, se mantem calmo e tenta não só apresentar o projeto a todos que querem como faz visitas amigas. Mas sua paciência parece esgotada e em certo momento ele se irrita que aqueles que o encontra não querem ouvir e rechaçar a ideia. Scott tenta a todo custo informa-lo que não pode agir desta forma, mas para um profissional com um sonho e pouca esperança de realização é compreensível a atitude de George. Até mesmo pela sua idade avançada. 

Com mais de setenta anos qualquer pessoa na face da terra não exatamente faria o que este senhor tenta a todo custo fazer. Sabemos que uma malha ferroviária tem um custo altíssimo e seu projeto altamente em desenvolto aparece em mapas e mapas pelo filme realmente trazendo uma sensação de união global, mas que dependeria de inúmeras ferramentas politicas e econômicas para se tornar concreto.

O diretor exibe com calma esta jornada tão distinta e nos entrega um olhar de admiração sobre a vida de George. O engenheiro lembra bastante os personagens de Avatar - A Lenda de Aang que também só queriam unir as tribos e finalmente trazer paz ao mundo. Para os amantes de geografia, engenharia, política e humanas no geral, a película é um prato cheio de ensinamentos. 

Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)