Paris, 13º Distrito | Assista nos Cinemas

  

Paris, 13º Distrito é uma comédia romântica francesa, uma ciranda de paixões. Estreando hoje nos cinemas de todo o Brasil, os personagens principais se entrelaçam em gostosas aventuras amorosas na cidade do amor, em um vaivém acelerado de indecisões e descobertas. E faz lembrar bastante a poesia famosa do célebre Carlos Drummond de Andrade ''João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém''. O poeta maior brasileiro sabia de tudo!

O diretor Jacques Audiard é peça carimbada no Festival de Cannes. Seus filmes já ganharam vários prêmios, inclusive a Palma de Ouro por ''Dheepan'', lá em 2015. Dessa vez, ele que também é roteirista, resolveu se debruçar nas relações amorosas contemporâneas, especificamente no 13º arrondissement de uma Paris cosmopolita e multirracial. Então vemos apps de encontros amorosos, exposições íntimas nas redes sociais, etc. Mas o que conta mesmo ainda é o amor, a paixão, o encantamento. E numa bela cidade como a capital francesa, isto é fantástico.


O rapaz negro Camille (Makita Samba) divide apartamento com a moça oriental Émilie (Lucie Zhang). São amantes ocasionais, mas o amor de Émilie assusta Camille e ele sai do apartamento. Gerenciando uma imobiliária, Camille contrata a caucasiana do interior da França Nora (Noémie Merlant). Acabam indo para a cama e Camille se encanta por Nora. Mas Nora tem um segredo, nas suas noites livres flerta com a performer pornô Amber (Jehnny Beth), quase uma sósia dela e pivô de um grande problema no passado para Nora que, confundida com sua paixonite, foi alvo de assédio moral na Universidade, precisando abandonar os estudos. Essas relações que se formam e desfazem por todo o filme acabam tendo um final feliz e encantador: o amor vence! Vive l'amour!

A chegada a esse final feliz é muito divertida! Bonita fotografia em preto e branco, com cenários de uma Paris contemporânea e charmosa, a trilha sonora foi vencedora de prêmio em Cannes. É um filme leve e romântico, diferente dos outros trabalhos do diretor, que prima por dirigir temas mais sérios, de maior impacto social: prisões, imigração, tragédias. Mas isso é estimulante, é bom observar grandes diretores variar seu conteúdo e experimentar novas áreas. Jacques Audiard abre esse novo campo em seus trabalhos. Ansioso por ver seus futuros filmes!

Este longa metragem não está entre seus melhores filmes, é uma obra menor dentro de sua filmografia. Porém, comédias românticas passadas em Paris são irresistíveis. O elenco é muito competente e bonito. Algumas sequências surpreendem pela leveza e encanto, principalmente o final feliz! Assistam, se divirtam e suspirem por um amor em Paris! 

Nota: 7,5/10.
 
Trailer 

Ficha Técnica
 
Título original e ano: Direção: Jacques Audiard. Roteiro: Jacques Audiard, Léa Mysius e Céline Sciamma - com colaboração de Nicolas Livecchi - Baseado no conto de Adrian Tomine. Elenco: Lucie Zhang, Makita Samba, Noémie Merlant, Jehnny Beth, Camille Léon-Fucien, Oceane Cairaty, Anaïde Rozam, Pol White. Gênero: drama, romance, comédia. Nacionalidade: França. Direção de Fotografia: Paul Guilhaume. Desenho de Produção: Michel Barthélémy. Trilha Sonora Original: Rone. Montagem: Juliette Welfling. Produção: Pascal Caucheteux, Grégoire Sorlat. Distribuição:  Califórnia Filmes. Duração: 115 min.
 HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Marcelino Nobrega

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)