Quando Falta O Ar, de Ana Petta, Helena Petta, | É Tudo Verdade 2022


Assista este domingo (03), a partir das 21 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

COMPETIÇÃO BRASILEIRA DE LONGAS


"Há nos seres humanos mais coisas a admirar do que a desprezar."

Helena Lemos Petta, médica sanitarista graduou-se pela Santa Casa de São Paulo, fez residência médica na área de infectologia e trabalhou na UBS Jardim Santa Lúcia, em Campinas. Cursou mestrado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz e doutorado na área de Medicina Preventiva na Universidade de São Paulo. Sua tese deu origem ao livro Unidade Básica: A Saúde Pública na TV. Helena sempre teve um olhar especial sobre a rotina dramática da área médica. Ana Petta, atriz, formada pela Universidade de São Paulo em Artes Cênicas, diretora e produtora com diversos trabalhos reconhecidos. As irmãs uniram-se no desejo de retratar o cotidiano das equipes de saúde, o que gerou o roteiro da série Unidade Básica (disponível no Globoplay), onde Ana interpreta a Dra. Laura.

A dupla se une agora para a realização do documentário ''Quando Falta o AR'' que retrata o árduo trabalho das mulheres na linha de frente da saúde pública no SUS - Sistema Único de Saúde. As irmãs assinam o roteiro, juntamente com Paulo Celestino, e dirigem a película que foi produzida pela Paranoid.

O filme é composto por imagens e relatos feitos entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, quando ainda não havia vacinas disponíveis no Brasil e, apesar de já haver passado quase um ano de pandemia, é possível ver as dúvidas da população sobre o assunto. As filmagens foram realizadas em São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito), Pará (Hospital Municipal de Castanhal e Equipe de Saúde de Igarapé Mirim) e Manaus (SOS Funeral). São retrato da realidade nua e crua dos diversos "Brasis" que compões esta nação. A pandemia só veio acentuar uma triste realidade há muito vivida pelas populações menos favorecidas.
Trailer


Ficha Técnica
Título original e ano: Quando Falta o Ar, 2022. Direção: Ana Petta e Helena Petta. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Brasil. Duração: 85min.
A crise sanitária acentuou aquilo que todos fingem não enxergar: locais de extrema pobreza e difícil acesso, desigualdade social, preconceito racial, sistema carcerário falido e o cenário caótico do sistema público de saúde, onde faltam insumos básicos para um trabalho digno de atendimento à população. 

"Pessoas negras saem em desvantagem no acesso a tudo, ao mínimo necessário para se defender neste contexto de Pandemia." 

São cenas reais, depoimentos contundentes de profissionais que deixam suas casas e familiares para cuidar do próximo, com respeito e amor fraterno. A trilha sonora foi muito bem escolhida e permeia os fatos dando-lhes um contorno emocionante. Privados dos recursos básicos para lutar por suas vidas, abandonados pelo poder público, com medo da contaminação e tendo a presença da morte como companhia constante, impossibilitados de velar seus mortos, só lhes resta apegar-se a uma fé inabalável. São pessoas que lutam por sua sobrevivência e de seu semelhante. Profissionais abnegados que honram a profissão escolhida. Um filme fundamental. Um choque de realidade!

Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

 

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Helen Ribeiro

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)