O filme propõe um passeio pela carreira do artista, expondo a vida artística andando em paralelo ao contexto político. Durante o regime militar, a chamada “nova figuração” adaptou a pop art norte-americana para fazer críticas ao imperialismo, à cultura de massa e ao autoritarismo. E, sem se preocupar em transmitir mensagens fáceis, os artistas plásticos brasileiros reinventaram a vanguarda e o próprio sentido do engajamento político contra o regime militar. O contexto político social influenciou as criações de Rubens, que mesmo com a censura, continuou a denunciar e criticar. Ele fez seus primeiros trabalhos tridimensionais atrelados às discussões da Nova Objetividade Brasileira. Juntamente com Hélio Oiticica e Carlos Vergara, o debate se transformou em exposição, que foi premiada pelo Salão Nacional de Arte Moderna (SNAM), que é fruto de uma divisão no Salão Nacional de Belas Artes (SNBA). Após ganhar o prêmio, ele se muda para os Estados Unidos. Isso em um período em que repressão e censura tomavam proporções gigantescas no Brasil, artistas opositores ao governo estavam sendo presos e perseguidos. Mesmo distante, o artista ajudou a organizar boicote à bienal e continuou produzindo. A partir de 1972, o artista obteve grande sucesso comercial com suas esculturas.
Título original: Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto, 2022. Direção: Pedro Rossi. Roteiro: Bianca Oliveira, Isabel Joffij, Pedro Rossi. Música: Pedro Franco. Montagem: Bianca Oliveira. Edição: Guilherme Farkas. Produção: Isabel Joffij. Duração: 71min.
”Rubens Gerchman: O Rei do Mau Gosto” É um trabalho muito bem construído, que conta com um material de arquivo de grande excelência. Capaz de apresentar as veias do artista e documentar um contexto histórico que não deve ser esquecido.
Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas.
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