Ultravioleta e a Gangue das Cuspidoras de Sangue | É Tudo Verdade 2022

 
Assista esta terça-feira (04), a partir das 17 horas, na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS

Em 1900 e bolinha, a vida era bem diferente dos dias atuais. Doenças que naquela época não tinham ainda cura, hoje sequer existem devido aos tratamentos eficientes que foram criados e as pesquisas que foram realizadas com sucesso. Um viva a ciência!

O documentário ''Ultravioleta e a Gangue das Cuspidoras de Sangue'', projetado a partir de imagens do arquivo da família de Robin Hunzinger, diretor aqui, apresenta a jovem Marcelle como uma mulher cheia de vida, apesar de acabar se descobrindo doente e com Tuberculose antes mesmo de chegar aos vinte e cinco anos de idade. Marcelle conheceu a avó de Robin, Emma, na escola e por ela supria grande afeto. As duas acabaram se separando, pois enquanto Marcelle começou a dar aula, Emma continuou na escola e não demorou muito a primeira foi enviada a um sanatório, pois a doença respiratória era altamente infecciosa. 

Desde que conhece Emma, e ainda mais quando perde o contato diário com esta, Marcelle passa a escrever cartas e mais cartas a amiga e grande amor. Um amor muito completo, cheio de carinho e até um pouco obsessivo. Não  há um minuto em que não percebemos que Marcelle sempre está pedindo que Emma a visite e em algum momento no futuro, isto acontece. Porém até lá, Marcelle conhece um grupo de garotas no sanatório e é com cada uma delas que agora tem aventuras. Faz amizade com estas e tem uma relação bastante diferente também com cada uma delas. O grupo até foge desta clinica, após um incêndio, que aparentemente foi causado por Marcelle, para tentar viver mais tempo e com mais qualidade, ainda que uma ou outra já esteja muito abatida pela doença. Se hospedam nos Alpes e tentam viver a vida junto a natureza. Com ar fresco e livres. E colecionam mais momentos incríveis juntas.

Trailer

Ficha Técnica

Título original: Ultraviolette et le gang des cracheuses de sang, 2021. Direção: Robin Hunzinger. Gênero: Documentário. Nacionalidade: França. Duração: 01h14min.
Pelas cartas que são nos lidas, enquanto imagens e sons preenchem a tela em preto e branco, percebemos que Marcelle tem um anseio enorme pela vida. Se preocupava em não poder estudar, e até menciona que ter deixado a escola para trabalhar a fazia ficar menos inteligente que Emma. Mas apesar da jovem se colocar para baixo percebemos nela uma mulher de muita força e coragem. Esperta, manipuladora e altamente intrigante. Sua leitura das amigas é muito significativa e todas elas nos mostram belezas distintas e olhares profundos.

Infelizmente, o grupo de mulheres não consegue restabelecer sua saúde e Marcelle até chega a se reencontrar com Emma, mas esta última não se adequa a gangue e foge. Marcelle deixa claro sua sexualidade e seus causos amorosos. Talvez até para enciumar Emma, mas quando a amizade finalmente termina, pelo que a distância pode causar, entendemos que conexões realmente se quebram. 
 
Ao passo que Marcelle se cura, sua licença acaba e ela é imediatamente posta para retornar a lecionar. Tem ainda uma das amigas bem acamada e não a deixa para trás. Aluga um apartamento para as duas e sofre com a dor da moça. Anos mais tarde, Emma consegue notícias de Marcelle e sabe que esta ainda está viva e tem uma filha adotiva e uma companheira. Uma mulher que viveu a sua maneira e nunca deixou que a vida a abalasse.

O filme de Hunzinger é intimo, é feminino, feminista e poderoso. Nos deixa encantados com a jornada dessas mulheres do passado e que não devem nunca serem esquecidas. Um filme singelo que homenageia não só Marcelle, mas todo o o grupo.

Avaliação: Três amores rebeledes (3/5). 
 
Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)