Um Jóquei Cearense na Coreia, de Guto Parente, Mi-Kying Oh | É Tudo Verdade 2022

Assista na plataforma É Tudo Verdade Play (link direto aqui)

O ESTADOS DAS COISAS

Se você tivesse a oportunidade, deixaria sua terra natal para trabalhar em outro país? Sem saber nenhuma palavra na língua do lugar desconhecido, sem estrutura financeira, mas com as possibilidades e portas deste novo lar abertas para você e sua família?

Essa é a história de Antonio Davielson, um jóquei nascido em Fortaleza que recebeu a oportunidade de competir na Coreia do Sul, levando esposa e filha. Acompanhamos sua rotina no trabalho e fora dele. O documentário ''Um Jóquei Cearense na Coreia'', de Guto Parente e Mi-Kyung Oh, estará disponível na plataforma do festival “É Tudo Verdade”, a partir do dia 8 de abril.
 
A trilha sonora original traz a ideia inicial do filme. Um mix de velho oeste com música tradicional coreana. Antonio é um homem simples que cresceu pobre e teve pouco estudo, mas está na montaria desde muito jovem. Com uma filha pequena para criar, agarrou uma chance a dezessete mil quilômetros de distância, sabendo falar apenas português e guiar cavalos. É nesse sentido que o mito do Oeste norte-americano é evocado aqui, não no sentido de assassinar povos originários. Antonio carrega um forte orgulho do próprio trabalho e fala com o mesmo entusiasmo sobre ganhar R$5 e ganha milhares de dólares. Mas algo que pode surpreender o espectador é o desejo que o homem expressa em retornar ao Brasil. Aliás, nunca houveram tantos brasileiros fora do país como há hoje e podemos enxergar uma romantização da vida no exterior. Assim, o documentário explora mais a fundo o que significa a vida do estrangeiro e como é impactante ser um imigrante. Em linguagem comum, estrangeiro é aquele que está sempre transitório, sem raízes em lugar algum. Já imigrante/emigrante é aquele que parte de uma terra para outra buscando criar raízes. 
 
Trailer

Ficha Técnica

Título original e ano: Smiling Jockey. Direção: Guto Parente, Mi-Kyung Oh  Roteiro: Guto Parente Elenco: Antonio Davielson, Kelly Soares, Luise Soares Nacionalidade: Brasil, Coréia do Sul Trilha Sonora Original: Guto Parente Fotografia: Guto Parente. Edição: Victor Costa Lopes, Guto Parente Design de Produção: Mark Siegmund Distribuição: Embaúba Filmes Duração: 1h15min.
A fotografia tem planos interessantes e pode alegrar os amantes do esporte em vários momentos. Porém, talvez a adição de densidade nas cores e até uma revisão na colorização não resultariam nas imagens “lavadas” e sem profundidade como as que assistimos, queda de qualidade esta que pode ser justificada devido as equipes diferentes atuando. Ainda assim, realizar uma obra mais uniforme seria sim possível. Talvez não incomode a maioria, mas uma fotografia impactante com certeza seria mais sentida pelo público e não implicaria na perda do realismo. O áudio aqui, dado ao contexto documental, deixa passar uma ou outra fala e o som é, vez ou outra, inaudível.

O conhecimento prévio a respeito do Jóquei, um esporte de elite no Brasil, pode implicar em uma melhor experiência ao se conferir o documentário. O filme também se explica o suficiente para que a trama apresentada seja compreendida, no entanto, devido a atividade se configurar como um esporte cujo funcionamento não é amplamente conhecido, é fácil se perder nas explanações. Inclusive, os fãs do mesmo vão apreciar as cenas de treinamento e corrida. Mas não se engane, o documentário é sobre a vida do estrangeiro no continente asiático. Se você tem interesse em trabalhar fora ou conhecidos que o fazem ou farão, é provável que irá se conectar com essa história. Se também for curioso pela cultura oriental, a dica é não deixar de assistir o filme.

Vinheta do É Tudo Verdade
27º Festival Internacional de Documentários


Serviço:
 

Os filmes ficam disponíveis até o limite de visionamentos ou 24 horas. 

 
COMO ASSISTIR AOS FILMES:

É TUDO VERDADE PLAY
1. Entre no site www.etudoverdadeplay.com.br
e faça seu cadastro.
2. Depois de realizar o login
é só clicar no filme selecionado.
3. Aperte o play e boa sessão!

 

ITAÚ CULTURAL PLAY:

www.itauculturalplay.com.br

 

1 - Entre no site   www.itauculturalplay.com.br

2 - Clique em "Criar sua Conta" e preencha o cadastro. 

3 - Clique  no filme escolhido e boa sessão

 

 A Plataforma Itaú Play abrigará a Competição Brasileira de Curtas-metragens de 01 a 10 de abril.

 

SESC DIGITAL:

Entre no site do Sesc Digital pelo endereço

sescsp.org.br/etudoverdade e acompanhe a programação.

Não é necessário fazer cadastro.

A Plataforma Sesc Digital abrigará a Competição Internacional de Curtas-Metragens de 01 a 05 de abril. Com limite de 2000 visionamentos por título, exceto “Como se mede um ano?” 1000 visionamentos.

Escrito por Igor Rocha

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)