A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga


Este texto contém spoilers.

O vencedor do prêmio Abracine da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2021, dá o ar da graça nesta quinta-feira (19) nos cinemas do país. A produtora Filmes de Plástico - famosa pelas obras com a cara, a linguagem e a informalidade da classe média-baixa brasileira - é responsável por A Felicidade das Coisas, longa de estreia da roteirista e cineasta Thais Fujinaga que tem distribuição da Embaúba Filmes.

A casa (de praia) própria, finalmente ter uma piscina em casa, a chegada de um novo filho, as férias com a família…são essas as coisas que trariam felicidade para a protagonista Paula (Patrícia Saravy). E desde o início, todas elas se anunciam, como algo que vem virando a esquina. A barriga de vinte e nove semanas está grande. O buraco da piscina já está pronto no quintal. O marido já está chegando da cidade para se juntar à esposa, sogra e filhos. No entanto, tudo isso é cozinhado a fogo baixo. E durante o tempo que as coisas (e a felicidade que vem com elas) levam para se concretizar, surgem obstáculos que impedem sua concretização. 


Este é um filme de ausência. O buraco evidencia a ausência da piscina. O semblante das crianças e de sua mãe evidencia a ausência do que falta. União, aceitação, permissão, dinheiro, afeto. E para completar este clima, surge o personagem mais interessante desta teia. O marido de Paula e pai das crianças é uma figura ausente. Embora seja primordial para o estabelecimento de conflitos e tensões, não o vemos em tela em momento algum. Nem mesmo por fotos. Mal ouvimos sua voz. Mas sabemos exatamente o que ele diz quando Paula fala com ele ao telefone. E sabemos o que Gustavo sente toda vez que a chegada do pai é adiada.

A piscina é um paliativo. Algo que pode preencher o buraco, o vazio da rejeição. Algo que pode maquiar férias entediantes em meio a uma crise financeira em realização de planos em família. Gabriela (Lavínia Castelari) e sua avó (Magali Biff) fazem contraponto ao irmão e à filha, respectivamente. Enquanto estes dois lutam para serem aceitos e só conseguem sentir frustração e impaciência, a criança pequena e a idosa sentem o peso do que acontece ao seu redor, mas escapam à idade em que lhes seria cobrado tamanho empreendimento.

Aliás, a interação das duas atrizes é um dos pontos fortes da obra. Gabriela é Lavínia, a tirar pela leveza e espontaneidade na tagarelice e pentelhice infantil, parece ter tanta experiência em atuação quanto a colega de cena veterana e premiada.

Um filme marcante e imperdível!

Trailer 


Ficha Técnica

  • Título original e ano: A Felicidade das Coisas, 2021. Direção e Roteiro: Thais Fujinaga. Elenco: Patrícia Saravy, Magali Biff, Lavínia Castelari e Messias Gois. Gênero: Drama. Nacionalidade: Brasil. Fotografia: André Luiz de Luiz. Edição: Alexandre Taira. Direção de Arte: Dicezar Leandro. Figurino: Vanessa Evrard. Produção: Filmes de Plástico e Lira Cinematográfica. Distribuição: Embaúba Filmes. Duração: 01h27min.

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Luana Rosa

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)