Mentes Extraordinárias, de Bernard Campan e Alexandre Jollien


Louis Carretti é diretor de uma empresa funerária, divorciado que vive uma vida bem solitária focada no trabalho. Já Igor Parat, possui uma deficiência e trabalha entregando legumes aos moradores da região. O caminho desses dois personagens se cruzam por conta de um acidente e os ambos os homens embarcam numa viagem a bordo de um carro funerário para entregar os restos mortais de uma senhora idosa.
 
Bernard Campan, além de dirigir o filme franco-suiço, interpreta Louis, um agente funeral que parece ser bem sucedido no seu nicho. O outro personagem,Igor, é vivido por Alexandre Jollien, o co-diretor da película. Igor é entregador de frutas orgânicas e se desafia diariamente ao se propor a levar uma vida normal independente da sua condição. Deficiente, ele teve paralisia cerebral ao nascer. A vida desses dois personagens se cruza no final da primeira cena onde o agente funeral sai de uma casa após atender uma família, levemente abalado com o caso, ele atropela o entregador de frutas. 
 

Os dois personagens têm histórias de vida e personalidades completamente diferentes, no começo há de fato um bloqueio. E embora haja essa barreira, Carretti parece ter toda paciência do mundo com Igor, e aos poucos, aprende a lidar com as diferenças. Igor também tem ganhos e revela as suas subjetividades. Durante a viagem, laços são estreitados e é possível ver uma construção na relação dos dois, pois conforme eles vão se aproximando do destino final vamos vendo a evolução comportamental e emocional de cada um graças a influência do convívio. A película apresenta um Plot twist que diz muito sobre a importância dessa viagem conjunta para ambos.

Ganhador do prêmio de ''Narrativa Internacional'' no Cleveland International Film Festival de 2022, a película tem um roteiro consistente e trás mensagem sobre aceitação e mudança de perspectiva. Aborda também a questão da representatividade, pois uma parcela significativa e existente da sociedade muitas vezes é silenciada e mal representada nas telas. Através de cenas e diálogos construídos, o texto ainda usa citações de filósofos para apresentar uma íncrivel lição sobre a vida. 
 
Trailer
 
 
Ficha Técnica
Título original e ano: Presque, 2021. Direção: Bernard Campan e Alexandre Jollien. Roteiro: Marine Autexier, Helene Gremillon, Manuel Poirier, Bernard Campan e Alexandre Jollien. ElencoBernard Campan, Alexandre Jollien, Tiphaine Daviot, Julie-Anne Roth, La Castou. Gênero: Drama, Comédia. Nacionalidade: Suiça, França. Trilha Sonora Original: Niklas Paschbur. Direção de Fotografia: Christophe Offenstein. Montagem: Annette Dutertre. Produção: Philippe Godeau. Distribuição: Califórnia Filmes. Duração: 102 min.
 
19 de Maio nos Cinemas

Escrito por Fernanda Karen

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)