Un monde, de Laura Wandel | Mostra de Cinema Europeu 2022


Em comemoração à XVIII Semana da Europa, organizada pela EUNIC Brasília e pela Delegação da União Europeia no Brasil, ocorre a Mostra de Cinema Europeu 2022, entre os dias 13 e 22 de maio com produções de 10 países europeus que rodaram importantes festivais como Cannes, Goya e o Prêmio César. Com o tema “Direitos Humanos e Audiovisual de Impacto”, os filmes exploram a promoção dos direitos humanos através de suas narrativas, alguns de forma mais explícita e direta que outros, e poderão ser assistidos gratuitamente na plataforma festivalscope.com.
 
Um dos filmes em exibição é o belga 'Un Monde', vencedor do prêmio Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2021. Estreia de Laura Wandel em longas-metragens, acompanhamos Nora (Maya Vanderbeque), uma garota de cerca de 7 anos, começando numa escola nova — a mesma de seu irmão Abel (Günter Duret), poucos anos mais velho que ela. Nora é uma menina tímida tentando se encaixar no novo ambiente com crianças que ela não conhece e, no início, tenta ficar perto do irmão, mas encontra dificuldades pelas regras disciplinares da escola e por Abel também tentar se encaixar e a presença de uma menina mais nova poderia causar problemas com os colegas.


À medida que Nora vai entendendo o novo espaço, ela começa a perceber as convenções sociais que diferem as crianças populares das que são colocadas de lado, o maior pesadelo de quem habita aquele mundo. Essa noção de mundo, que surge já no título, é muito explorada pela diretora que coloca a câmera sempre na altura das crianças e muito perto delas. Nesse sentido, o filme usa muito do fora de campo para expor o mundo dos adultos, sempre mostrados na altura da cintura e suas conversas acontecendo fora do enquadramento, a menos que elas se abaixem para conversar com os pequenos. O filme está preocupado em construir um mundo à parte do nosso, o mundo infantil dentro da escola com suas próprias regras.

Por essa perspectiva, vamos entendendo os acontecimento pelos olhos de Nora e descobrindo com ela que Abel sofre bullying. As interações entre os irmãos acontecem no recreio e Nora começa a perceber a escalada de violência dos atos praticados contra Abel. A partir daí, o filme assume tons cada vez mais fortes e, já estabelecido um universo com suas próprias regras, somos tomados pelo medo e angústia de uma situação sem saída. Afinal, o mundo das crianças é a escola e elas não têm nenhum poder de ação além das convenções entre elas mesmas.
 
Trailer Internacional
 

Ficha Técnica
Título original e ano: Un Monde, 2021. Direção e Roteiro: Laura Wandel. Elenco: Maya Vanderbeque, Günter Duret, Lena Girard Voss, Simon Caudry,  Thao Maerte. Gênero: Drama. Nacionalidade: Bélgica. Fotografia: Frédéric Noirhomme. Edição:Nicolas Rumpl. Design de Produção: Philippe Berti. Figurino: Vanessa Evrard. Produção: Dragons Films. Duração: 01h12min.
O filme é angustiante justamente por centrar muito bem o universo de seu drama, retirando ou distanciando todos aqueles que não fazem parte dele (os adultos). Quando são acionados, os pais e professores utilizam todos os meios para se sentirem no controle da situação, mas as regras do jogo só funcionam para quem faz parte daquele espaço. Em uma cena, cria-se um mal estar em volta da recusa de um convite a uma festa de aniversário, os adultos intervêm, mas as relações de poder no grupo social das crianças só acontecem entre elas mesmas. E a angústia também cresce ao longo da produção porque percebemos que as inúmeras violências representadas pelo filme acontecem em todas as escolas do mundo. Tudo é muito pautado em experiências comuns que todos passamos ou assistimos durante a vida escolar.

Un Monde é uma película forte e que suscita empatia sobre todos os envolvidos nos eventos narrados. Mesmo acontecendo inteiramente em uma escola e em grande parte no pátio do recreio e no refeitório, cada cena carrega uma importância e um sentimento de importância enquanto assistimos. Talvez não seja Nova York sendo destruída por alienígenas, mas o peso das violências cotidianas traz consigo uma identificação que soa muito mais destruidora.
 
Serviço: 
Mostra de Cinema Europeu
Quando: 13 a 22 de Maio
Onde?  Festival Escope (clique aqui)

Escrito por Marisa Arraes

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)