A Hora do Desespero | Assista nos Cinemas

A realidade norte-americana onde a população tem acesso a armas com facilidade nos armazéns, mercados ou até bancos próximo de suas casas acabou gerando uma triste estatística para aquela sociedade. Desde 1970, o país já teve mais de 2000 ataques a tiros dentro do ambiente escolar. O quantitativo aparece em dados publicados pelo Centro de Defesa e Segurança Interna da Escola de Pós Graduação Naval, em Monterrey, na Califórnia (veja aqui). A temática já foi amplamente abordada no documentário ''Columbine'', de Michael Moore, lançado em 2002. O filme jogava luz na tragédia ocorrida na Columbine High School, em 1999, e buscava mostrar como o país lida com o uso das armas em diversos aspectos.

O suspense dirigido por Philip Noyce, "A Hora do Desespero'', que está entre o cardápio de estreias desta semana nos cinemas brasileiros, nos revela os momentos de tensão vividos por uma mãe ao saber que a escola de seu filho está sob ataque e ela está sem notícias alguma do estado do garoto. A mãe em questão é vivida pela atriz Naomi Watts (Vice) e a mulher que acabara de sair para uma manhã de corrida pelas redondezas tenta de todas as formas retornar as proximidades e chegar até a escola para saber se seu filho conseguiu sair vivo de todo aquele caos. A produção debutou no Toronto Film Festival, em 2021.

Trailer


Ficha Técnica
  • Título original e ano: The Desperate Hour, 2021. Direção: Philip Noyce. Roteiro: Chris Sparling. Elenco: Naomi Watts, Colton Gobbo, Andrew Chown, Sierra Maltby, Michelle Johnston, Wooddrow Schrieber, David Reale, Jason Clarke, Debra Wilson, Christopher Marren Jacqueline King Schiller, Josh Bowman. Gênero: Suspense, Drama. Nacionalidade: Eua. Trilha Sonora Original: Fil Eisler. Fotografia: John Brawley. Edição: Lee Haugen. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 01h24min.

Amy Carr (Watts) ficou viúva recentemente e ainda está tentando se recuperar da perda do marido. O filho mais velho, Noah (Gobbo), tem uma relação distante com a mãe e ainda está muito abalado pela ausência repentina do pai. A mulher também é mãe da pequena Emily (Maltby) e decide ao acordar certo dia que não irá ao trabalho e que vai correr e se distanciar um pouco dos problemas. Tenta manter o filho acordado para que ele vá a escola, mas o jovem também se recusa a sair da cama. Ela então segue seus planos e vai se exercitar e o informa que vão conversar quando voltarem. Assim, somente Emily pega o ônibus escolar. 

A cada minuto que passa Amy está mais longe de casa, mas não sabe ao exato o que ouvir na playlist, pois apesar de estar se exercitando se sente aflita e ansiosa. Os pais a ligam e pedem que busque um veículo, pois estão em viagem e ela confirma que fará o solicitado. Em seguida, uma mensagem de alerta a comunidade local é disparada e Amy é notificada de que as escolas da região estão em lockdown devido a um ocorrido em uma delas. Nada mais é informado.

Em posse de seu celular, e apenas dele, a mulher inicia uma corrida maluca para saber o paradeiro do filho e também se Emily está bem. Consegue resposta sobre a garotinha, mas zero informações do filho e ela está há mais de 50 minutos de distância do local do possível tiroteio. Começa então a receber muitas ligações e fica sabendo que sim houve uma perturbação grave e é na escola de Noah. No retorno da corrida, machuca o pé na floresta, o que a deixa ainda mais lenta para chegar em casa e também não está perto de nenhuma rodovia. 

A mulher se desespera quando o telefone de Noah só cai na mensagem pré gravada e policiais fazendo a investigação do que está ocorrendo começam a ligar para ela e fazer perguntas do garoto. E é ai que seu mundo cai, pois ela entende que ele foi para a escola e procura então motivações não só para que ele esteja envolvido no que está acontecendo como também para defender o filho. Pede ajuda a um funcionário de uma loja que está perto do local e ele consegue ficar enviando notícias para o celular dela sobre o que está acontecendo, mas ainda não tem nada concreto sobre o paradeiro do menino. É angustiante todo o percurso dela até as proximidades do colégio e também até a resolução de todo o caso. Basicamente, um momento de desespero que nenhuma mãe gostaria de viver. 


O filme se passa em uma hora e vinte e poucos minutos e quase todo ele é baseado nas atuações de Watts ao telefone com amigos, familiares, professores, estranhos e policiais. Seu maior parceiro de cena é o telefone que ela usa para receber e fazer ligações enquanto tenta sair da selva que se embrenhou para correr dos problemas - a estrutura aqui até lembra a película estrelada por Tom Hardy, em 2013, ''Locke''.

Dúvidas sobre o bem estar dos filhos são atreladas ainda a possibilidade de um deles estar envolvido no ataque a escola e o momento se torna ainda mais aterrorizante para ela que, longe e sem qualquer noticia do filho mais velho, só tem uma única saída: pedir socorro e informações pelo seu telemóvel.

Os diálogos, ao passo que vão sendo informativos, vão a deixando com mais e mais medo, mas ela busca de todas as formas possíveis entender o que está acontecendo e chega em algumas respostas compensatórias. 

Essa tensão e angústia na produção é muito bem instaurada e o filme não se propõe a trazer debates em si sobre o controle de armas nos Estados Unidos, mas revelar a condição dos pais perante acontecimentos do tipo e como não importa quem você seja, você ainda estará sem qualquer controle ou poder para defender os seus de situações assim. 

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)