Veja Por Mim | Assista nos Cinemas

A produção canadense ''Veja Por Mim'', dirigida pelo diretor Randall Okita, nos apresenta uma trama inclusiva e que brinca com a modernidade onde os aplicativos podem ser uma incrível ferramenta de auxilio para pessoas que tenham algum tipo de deficiência. O filme passou por festivais importantes como o Tribeca Film Festival, o Vancouver International Film Festival e o BFI London Film Festival no ano passado. Desde janeiro, tem estreado de forma limitada em alguns países e agora chega ao Brasil com distribuição da Paris Filmes.

Estrelado por Skyler Davenport como a ex-esquiadora Sophie, o filme propõe uma caminhada cheia de reviravoltas e escolhas polêmicas ao passo que retrata a moça como uma pessoa com deficiência visual que não só se mostra esperta, mas também invasora de domicílios e ladra. Em sua carreira no esporte, chegou a competir e ter destaque, mas tudo virou apenas uma memória. Quando esta aparece na tela pela primeira vez está em seu quarto com a tevê ligada. O aparelho exibe algum dos eventos que ela participou no passado.

Sophie tenta sair de fininho de casa, mas a mãe (Nathalie Brown) percebe e vai atrás da menina para saber onde ela está indo e o que vai fazer. Se mostra preocupada com a garota também financeiramente, pois aparentemente ela tem recebido algumas quantidades altas em dinheiro de algum trabalho que a mulher desconhece. Até suspeita que seja um ''Only Fans'' e tenta retirar tal informação da filha, mas fracassa em obter qualquer dado específico. A jovem diz que está indo cuidar de uma casa isolada nas montanhas devido a dona precisar viajar e ter um gatinho. Se despedem e ela segue para o trabalho.

Quando chega é recebida e toma direcionamentos sobre o bichinho que ficará ali com ela e sobre o alarme da casa e a dona, Debra (Laura Vandervoort), corre para o aeroporto. Sophie sai então vagando pelo lugar para identificar o território e ter conhecimento dele. Sua mãe a avisara de um aplicativo chamado ''Veja Por Mim'' que dá assistência a pessoas enxergando por elas. Assim, ela faz o download e começa a utilizar. Também liga para um amigo e os dois conversam sobre o que fizeram nos últimos dias. O papo dá a entender que eles tem tem roubado casas e etc. Na sequência, por um descuido, Sophie se tranca do lado de fora e decide chamar ajuda usando o aplicativo que acabou de instalar. Do outro lado quem atende é a veterana do exército Kelly (Jessica Parker Kennedy) que estava jogando videogame e para o que está fazendo para ir em socorro da garota. Tudo sai bem e Sophie consegue retornar para dentro. Como a experiência é positiva ela salva o contato da veterana para caso algo aconteça novamente. E sim, algo acontece enquanto a menina está na casa e somente Kelly poderá a ajudar a se salvar de invasores perigosos.


O filme, apesar de curto, pois se passa em uma hora e trinta e dois minutos, consegue construir um suspense mediano durante o seu caminhar. Sophie não é uma personagem simples e sabe o que quer. Tem sagacidade e suas alternâncias entre boa moça e vigarista mostram nuances interessantes. A personagem lida com invasores, policiais e a ajuda de Kelly dentro do aplicativo de forma um pouco distinta e ao mesmo tempo que ela consegue nos deixar aflitos também nos faz questionar suas atitudes.

Todos os personagens coadjuvantes, inclusive, o aplicativo, tentam auxiliar a garota de alguma maneira, mas em nenhum momento sentimos que ela é incapaz de se salvar ou de fazer qualquer coisa. Pelo contrário, se mostra uma jovem de personalidade e determinada. Contorna a situação muito bem e chega a um lugar de conforto na resolução dos conflitos. 

Trailer

Ficha Técnica

  • Título original e ano: See For Me, 2021. Direção: Randall Okita. Roteiro: Adam Yorke e Tommy Gushue. Elenco: Skyler Davenport, Natalie Brown, Matthew Gouveia, Laura Vandervoort, Keaton Kaplan, Jessica Parker Kennedy, George Tchortov, Pascal Langdale, Joe Pingue, Emily Piggford, Kim Coates, Bentley the Cat. Gênero: Suspense, Ação,  Nacionalidade: Canadá. Trilha Sonora Original: Josepg Murray e Lodewijk Vos. Fotografia: Jordan Oram e Jackson Parrell. Edição: James Vandewater. Distribuição: Paris Filmes. Duração: 01h32min.

O texto assinado pela dupla Adam Yorke e Tommy Gushue nos vende um thriller que talvez já tenhamos visto antes, porém este mantém a tensão e é muito criativo. Okita, que além de canadense tem descendência japonesa, conduz o filme com foco total em Sophie e neste momento de superações da garota. Soube retirar boas atuações de todo o elenco, aliás. A fotografia do longa tem clareza somente em seu inicio e em seu fim, todo o resto é bastante escuro e evidencia os conflitos por quais a protagonista passa. 

A atuação de Skyler Daverport é o destaque aqui e sim, a moça é deficiente visual na vida real.

Avaliação: Dois gritos de socorro e meio (2,5/5).

HOJE NOS CINEMAS

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)