O Palestrante, de Marcelo Antunez | Assista nos Cinemas

 

Desde que o mundo é mundo, ''os coaches'' estão por ai levando o dinheiro da galera como se fossem guias para a vida falando coisas que não necessariamente fazem muito sentido. A exemplo, recentemente um dos mais famosos profissionais deste setor levou um grupo de pessoas para um passeio com intuito de tutoria. Foram parar em uma montanha em um dia chuvoso e foi preciso a locomoção de quase um batalhão inteiro do Corpo de Bombeiros para resgatar o grupo (leia aqui).

Seguindo a premissa de que qualquer pessoa despreparada pode orientar outras tantas perdidas pelo planeta terra, ''O Palestrante'', de Marcelo Antunez, apresenta as aventuras do contador Guilherme, personagem vivido pelo super artista Fábio Porchat, que é abandonado pela noiva Luciana, papel de Letícia Lima, no mesmo dia em que fora demitido do trabalho a que tanto se dedicava. Contudo, ao retornar ao escritório recebe a missão de ir a filial da empresa em outro Estado para um evento. Ninguém exatamente ficara sabendo ainda que ele havia sido dispensado, então ele parte em busca dessa saída para aliviar o caos temporário que está sua vida. No aeroporto, Guilherme não encontra com quem deveria e é confundido com Marcelo Gonçalves, um coach que havia sido contratado por Denise, personagem interpretada por Dani Calabresa, para um fim de semana motivacional com os funcionários da empresa que a mulher administra. Neste curto período de tempo, Guilherme se passa por alguém que não é, reencontra um ex-amigo e se apaixona novamente. Mudando totalmente o rumo da vida daqueles que conheceu e dele próprio.

A produção é divertidaça e tem também no elenco: Miá Mello, Otávio Muller, Ernani Moraes, Debora Lamm, Rodrigo Pandolfo, Maria Clara Gueiros, Paulo Vieira e Antônio Tebet

Trailer


Ficha Técnica

Título original e ano: O Palestrante, 2022. Direção: Marcelo Antunez. Roteiro: Fábio Porchat e Cláudia Jouvin. Elenco: Fábio Porchat, Dani Calabresa, Antônio Tabet, Maria Clara Gueiros, Otávio Muller, Miá Mello, Paulo Vieira, Rodrigo Pandolfo, Debora Lamm, Ernani Moraes, Evandro Mesquita, Letícia Lima. Gênero: Comédia, Romance. Nacionalidade: Brasil. Música Original: Fábio Mondego, Fael Mondego e Marco Tommaso. Direção de Fotografia: Marcelo Brasil, ABC. Direção de Arte: Dany Espinelli. Figurino: Mel Akerman. Maquiagem: Luiz Gaia. Produção de Elenco: Raoni Seixas. Som direto: Marcel Costa. Montagem: Bernardo Pimenta. Desenho de Som e Mixagem: Ricardo Cutz. Produção: André Carreira . Produtores Associados: Bruno Wainer e Tereza Gonzalez. Produção Executiva: Ângelo Gastal . Direção de Produção: Cacala Carvana.Produção: Camisa Listrada. Coprodução: Paramount Pictures, Telecine, Globo Filmes. Apoio: Paris Filmes Distribuição: Downtown Filmes.

A comédia entrega o típico humor ''Porta dos Fundos de ser''. Temos situações cômicas, conflitos pessoais e resoluções que convencem. O elenco super afiado surpreende por estarem em posições diferentes da que já vimos antes. Dani Calabresa, que é uma comediante nata e faz rir até com sua alegria contagiante, aqui é séria e interpreta uma mulher em busca de aprovação dos seus funcionários. O que está a volta dela é engraçado, mas não ela em si. Um ótimo ponto para a atriz. Seu match com Porchat também tem química e o crescimento do romance em tela demonstra com facilidade que o trabalho de ambos pode se transformar. Porchat arrasa como o típico cara certinho que dá a doida do nada e tais ações o modificam. Um bom chute para aqueles que nem sempre veem que a vida pode se movimentar para o melhor. 

O núcleo que traz Paulo Vieira, Otávio Muller e Miá Mello, os funcionários que não necessariamente gostam da chefa, espetam, fofocam, criticam e são um bom alicerce no filme. Inclusive, são eles que veem Marcelo como um cara legal e com essa abertura ''o coach'' consegue também evidenciar que eles estavam errados sobre Denise. Assim, aos pouquinhos ela ganha mais admiração entre os empregados. Antônio Tabet vive o motorista boca suja ''Josué''. Totalmente sem ética, ele saca na primeira que Marcelo não é Marcelo e Guilherme consegue um aliado para continuar por ali e longe do seu verdadeiro trabalho. Porém, quando ele encontra o amigo riquinho Flávio, personagem de Rodrigo Pandolfo, e sua mãe Márcia, vivida por Maria Clara Gueiros, tem que ficar pisando em ovos para que Denise não descubra quem ele é já que ele agora quer por um tudo conquistar a nova crush. 


Antunez tem uma filmografia variada entre comédias e filmes mais sérios (Qualquer Gato Viralata 2, Um Suburbano Sortudo e Policia Federal - A Lei É Para Todos) e conduz bem mais essa trama que busca no riso frouxo e no romance sua base. Foca nos personagens centrais, mas não deixa que os coadjuvantes fiquem escondidos. Usa todo o espaço que tem e não deixa a peteca cair.  

Como comédia, é impossível que o filme não agrade, pois o texto de Porchat e Cláudia Jouvin é repleto de boas piadas, além da singela crítica que apresenta. Como romance, ele escala a montanha aos poucos e não precisa de resgate, pois a sua leveza consegue trazer conexão e fofurices. O resultado final é maravilhoso e embalado por momentos da dupla dinâmica Calabresa e Porchat ao som de um clássico brasileiro que nem o mais rockeiro dos rockeiros deixaria de cantar.

Diversão garantida!

Avaliação: Três tomadas de três pinos (3/5). 


HOJE NOS CINEMAS
 
atualizado em 07/08, 09:05

Escrito por Bárbara Kruczyński

    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comments:

Postar um comentário

Pode falar. Nós retribuímos os comentários e respondemos qualquer dúvida. :)