sábado, 30 de agosto de 2014

Para aprender a gostar de filmes antigos



Minha mãe sempre viu muitos filmes e eu aprendi a gostar de cinema com ela. Mas quase sempre os filmes que ela via eram os que estavam na sessão de lançamentos da locadora e por muito tempo eu fiz o mesmo... Até que, não sei exatamente porque, comecei a me interessar pela era de ouro de Hollywood. Foi então que descobri a razão de muitos filmes sobreviverem ao tempo e continuarem sendo até hoje assistidos e revistos.

Então.. acredito que muita gente se encontra na mesma situação que eu. Muitos acham que não tem acesso, outros não gostam de ver filmes em preto em branco e etc ou simplesmente não estão habituados a tal. Mas garanto, descobrir as pérolas do cinema não tem preço! Por isso decidir fazer uma listinha para você que quer ver filmes antigos, mas não sabe por onde começar. Muitos clássicos ainda estão na lista de filmes que quero ver e os filmes que coloquei aqui no post são em sua maioria bem leves e românticos (porque claro, a lista é bem pessoal e portanto segue minha predileção), mas enfim, espero que gostem!


Os filmes da Audrey



Já fiz um post todinho dedicado a ela (que você pode ler aqui). Audrey é simplesmente maravilhosa... Tenho certeza que o jeito meigo e charmoso dela vai te conquistar! Jeitinho este que ela imprimiu até mesmo em suas personagens mais chatinhas (como a Sabrina do filme homônimo) ou com uma grande carga dramática (como a Susy de "Um Clarão nas Trevas"). Para quem nunca viu nenhum, indico que comece com o fofo "A Princesa e o Plebeu" (1943) e o surpreendente "Charada" (1963).


Psicose (Psycho) e os demais filmes do Hitchcock


Sinopse de Psicose: Marion Crane, rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.

Hitchcock é tido como o mestre do suspense, título muito justo. Os filmes dele são fantásticos! Você não consegue desgrudar os olhos da tela e são sempre muito surpreendentes. Meu preferido dele é "Psicose" (1960). Sabe aquela famosa cena do chuveiro? então, é dele. Não vou falar muito para não soltar spoilers, mas te garanto... você vai se surpreender (a última cena me dá arrepios até hoje haha). Meus outros dois preferidos: "Os Pássaros" (1963) e "Disque M para Matar" (1954)


Quanto Mais Quente Melhor (Some Like it Hot)


EUA. 1959. Dirigido por: Billy Wilder. Elenco: Tony Curtis, Jack Lemmon, Marilyn Monroe

Sinopse: Chicago, 1929. Joe e Jerry são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. De repente eles vêem Sugar Kane, a vocalista da banda de Sweet Sue. Jerry se apaixona na hora, mas Joe o lembra que ele não pode se fazer notar. Porém, após chegarem a Miami, um milionário se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário para tentar conquistar Sugar, tudo isto em meio à uma reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos que traz à cidade Spats Colombo e sua gangue.
Cursei uma matéria na faculdade (sobre a cultura norte-americana) em que tínhamos que fazer uma apresentação sobre uma figura histórica norte-americana. Acabei ficando com a Marilyn Monroe. Não conhecia muito dela, mas pesquisar sobre sua vida me fez ter muito respeito por ela. Ela era muito mais que um símbolo sexual! Ainda não vi muitos filmes dela, mas em "Quanto mais quente melhor" ela prova que era sim uma atriz talentosa. O filme é super divertido, a dupla formada pelos atores Tony Curtis e Jack Lemmon é hilária e... tem a Marilyn! Ah, e ele é o considerado pelo AFI (American Film Institute) a melhor comédia de todos os tempos!


A Felicidade não se Compra (It's a Wonderful Life)



EUA. 1946. Dirigido por: Frank Capra. Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchel

Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey, que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte, em razão das maquinações de Henry Potter, o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por ele que Clarence, um anjo que espera há 220 anos para ganhar asas, é mandado à Terra, para tentar fazer George mudar de idéia, demonstrando sua importância através de flashbacks.
Nos EUA, é tradição de muitas famílias assistir ao filme em todo natal (ele é sempre transmitido na televisão). E tem uma razão para isso: é lindo e inspirador! O longa é tão envolvente e te faz torcer tanto pelo protagonista que você nem vê o tempo passar. Assisti com minha mãe e preciso confessar que quando o filme acabou estávamos os dois aos prantos.


A Noviça Rebelde (The Sound of Music)


USA. 1965. Dirigido por: Robert Wise. Elenco: Julie Andrews, Christopher Plummer, Richard Haydn, Eleanor Parker

Sinopse: No final da década de 30, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça que vive em um convento, mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta religiosa, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp, que tem sete filhos, ele é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquista o carinho e o respeito das crianças, mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.
O filme é bem longo, mas gente, é tão legal que vale muito a pena. Ela tem uma parte mais leve e uma bem mais dramática, mas de modo geral é envolvente, a história é fofa, as músicas ficam na cabeça (sim, é um musical) e Julie Andrews está adorável.


Cantando na Chuva (Singing in the Rain)


USA. 1952. Dirigido por: Stanley Donen. Elenco: Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor, Jean Hagen

Sinopse: Em 1927, Hollywood, está um verdadeiro rebuliço, com a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont, o casal mais querido do cinema mudo, prepara-se para rodar um musical. Mas, infelizmente, Lina, não só não sabe cantar, como tem uma voz horrível. A estreante, Kathy Selden, é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações são uma confusão, mas tudo piora quando Don, se apaixona pela doce Kathy. Ao lado de seu inseparável amigo, o compositor Cosmo Brown, ele tenta mostrar ao mundo o talento de Kathy.
Quando fui ver esse filme, eu tinha acabado de sair de uma prova de vestibular bem loonga na qual eu tinha ido muito mal. Tava até meio para baixo.. mas foi só apetar o play que o filme levantou meu ânimo e no final, tava com um sorriso gigante no rosto. Sei lá.. sabe aquele filme que te deixa feliz? então! Cantando na chuva é assim. Uma história interessante, com personagens marcantes, músicas deliciosas (outro musical) e muito divertido! Quem nunca viu a famosa cena em que Gene Kelly canta e danças na rua em uma noite chuvosa? Ao terminar de ver o filme aposto que vai sentir vontade de fazer o mesmo! haha

Doze Homens e uma Sentença (12 Angry Men)


USA. 1957. Dirigido por: Sidney Lumet. Elenco: Henry Fonda, John Fiedler, Lee J Cobb, E. G. Marshall, Jack Klugman, Edward Binns, Jack Warden, Joseph Sweeney, Ed Begley, George Voskovec e Robert Webber

Sinopse: O filme gira em torno de um julgamento, onde um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Os 12 jurados se reunem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário. Onze deles, cada um com sua razão, votam pela condenação. Henry Fonda faz o papel do único que acredita na inocência do garoto. Enquanto ele tenta convencer os outros a repensarem a sentença, o filme vai revelando sobre cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos.
Uma narrativa muito bem construída apenas com diálogos - baseando-se no poder da oratória - e usando basicamente um cenário. Um verdadeiro estudo de personagens e os valores da sociedade que critica o individualismo, a banalização do sofrimento alheio e conclusões baseadas em pré-conceitos. É fantástico, gente. Te causa um misto de emoções - de curiosidade à revolta - e te faz refletir.


Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night)


USA. 1934 Dirigido por: Frank Capra. Elenco: Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Alan Hale

Filmow: Peter Warren, um jornalista desempregado, encontra Ellie, a filha de um milionário que fugiu do iate de Alexander Andrews, seu pai, pois este não aprova quem ela escolheu como marido. Peter vê a oportunidade de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.

Um filme charmoso, divertido e bem produzido. Clark Gable e Claudette Colbert têm uma ótima química. Foi o primeiro filme a ganhar os cinco Oscars principais (filme, direção, ator, atriz e roteiro original) e influenciou todo um gênero.


Descalços no Parque (Barefoot in the Park)


USA. 1967. Dirigido por: Gene Saks. Elenco: Robert Redford, Jane Fonda, Charles Boyer, Mildred Natwick

Sinopse: O mestre da comédia da Broadway, Neil Simon, adaptou sua peça sobre um jovem e conservador advogado e sua alucinada noiva para o cinema. O resultado é este filme ardente, animado e apaixonante. Robert Redford é o advogado certinho. Jane Fonda é a nova esposa, que dedica todos os seus momentos da sua vida à busca de diversão. Aos poucos, o êxtase da lua de mel cede espaço para a realidade do dia a dia. E o harmônico casamento transforma-se em cômica discórdia. A sogra começa a dar "delicados" palpites. Um vizinho de meia idade paquera do andar superior. O que era alegria, vira agonia. Na verdade, há poucas dúvidas sobre os destinos do advogado, sua esposa, sua sogra e seu vizinho paquerador. Mas isto não tira o sabor desta história que revela Fonda e Redford como uma excelente dupla cômica.
Um filme adorável! Retrata de forma divertida (e um pouco hiperbólica) as dificuldades da transição de namorados para casados. É gostoso de assistir, charmoso, divertido, ágil, tem ótimos personagens e atuações muito boas. Jane e Robert, além de formarem um casal muito bonito, têm uma ótima química...

A Malvada (All About Eve)


USA. 1950. Dirigido por: Joseph L Mankiewicz. Elenco: Bette Davis, Anne Baxter, George Sanders, Celeste Holm, Gary Merrill, Hugh Marlowe, Marilyn Monroe

Sinopse: Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington. Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.
Um grande clássico! Foi o filme com o maior número de indicações ao Oscar (14) até Titanic igualar o feito, quase cinquenta anos depois. O longa tem personagens e atuações marcantes, uma boa história e diálogos muito inteligentes. Bette Davis brilha na tela com sua inesquecível Margo Channing! Como bônus, Marilyn Monroe faz uma ponta no filme.


Confidências à Meia-Noite (Pillow Talk)


USA. 1959. Dirigido por: Michael Gordon. Elenco: Rock Hudson, Doris Day, Tony Randall. Thelma Ritter.

Sinopse: Jan Morrow, uma decoradora, e Brad Allen, um compositor, são obrigados a compartilhar uma linha telefônica. Jan fica bastante irritada com o tempo com que Brad gasta conversando com namoradas, mas sem saber começa a sair com ele, que planeja conquistá-la fingindo ser outra pessoa.
Adorável é a melhor palavra para descrever esse filme! leve, divertido, engraçado, marcante, com um roteiro cômico inteligente e um casal muito charmoso.. apaixonante desde os primeiros minutos (adorei a musiquinha que passa nos créditos inciais. Cantada pela própria Doris Day!). O filme passa voando! Enfim, uma comédia romântica must see.



sábado, 23 de agosto de 2014

Os Emmys 2014 estão chegando!


Agosto é um mês especial para os fãs de séries, pois é quando acontece a cerimônia de entrega dos Emmy Awards, a maior premiação da TV americana! Como somos viciados em série, claro que tínhamos que compartilhar com vocês nossa torcida e apostas. 

MELHOR DRAMA

Game of Thrones

Breaking Bad

True Detective

House of Cards

Mad Men

Downton Abbey

Primeiro preciso dizer que é uma vergonha "The Good Wife" não ter sido indicada. A quinta temporada foi espetacular e reinventou a série... E também queria ter visto "Masters of Sex" aí, mas enfim.. das séries indicadas só vejo mesmo Game of Thrones, então minha torcida vai para ela. Mas acho que o prêmio vai para Breaking Bad, série amada pelo público e pela critica e que está concorrendo com sua temporada final. Quem também pode levar? True Detective. Todos dizem que é excelente.

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE DRAMA


Lizzy Caplan, Masters of Sex



Julianna Margulies, The Good Wife

Robin Wright, House of Cards

Kerry Washington, Scandal

Claire Danes, Homeland

Michelle Dockery, Downton Abbey

Quando estava vendo o anúncio dos indicados fiquei TÃO feliz pela indicação da Lizzy Caplan que até esqueci de ficar REVOLTADO por terem esnobado a Tatiana Maslany de novo. Mas realmente é uma sacanagem... a interpretação dela é incrível. Ela leva a série (Orphan Black) nas costas, interpretando várias personagens e dando características únicas para cada uma. Tanto que você até esquece que é a mesma atriz. Enfim... mesmo que a Tati tenha sido esnobada, a categoria ainda está cheia de atrizes incríveis. Torceria pela Julianna, que fez um trabalho incrível na última temporada de The Good Wife (vocês precisam ver essa série, sério), mas como ela já tem 2 troféus em casa... vou torcer pela Lizzy (mas Kerry Washinton, também te amo! Haha). Quem leva? Não faço ideia haha. A Robin Wright levou o globo de ouro deste ano para casa e é provável que leve o Emmy também.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA




Lena Headey, Game of Thrones


Anna Gunn, Breaking Bad


Christine Baranski, The Good Wife


Maggie Smith, Downton Abbey

Joanne Froggatt, Downton Abbey

Christina Hendricks, Mad Men


Nesta categoria não tenho dúvidas, minha torcida vai para a Lena Headley! Cersei é aquela personagem que por mais que seja uma cobra, não consigo deixar de amar e um pouco disso é devido à bela interpretação da Lena. Ela está concorrendo pelo episódio do Purple Wedding, que foi – em minha opinião - o episódio onde ela mais brilhou durante a última temporada de GoT. Porém, acho que a Anna Gunn ganha. 


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE DRAMA


Bryan Cranston, Breaking Bad

Matthew McConaughey, True Detective

Jeff Daniels, The Newsroom

Jon Hamm, Mad Men

Woody Harrelson, True Detective

Kevin Spacey, House of Cards

Duelo de titãs: Matthew McConaughey ou Bryan Cranston? Leio muitas previsões e todas elas divergem na escolha do vencedor desta categoria…Cranston é realmente fantástico (vi 2 temporadas de Breaking Bad só, mas isso é algo que ninguém pode negar), mas Matthew vem tendo um excelente ano. E – se não estou enganado - seria a primeira vez que um ator leva para a casa um Oscar e um Emmy no mesmo ano. 


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE DRAMA






Peter Dinklage, Game of Thrones

Josh Charles, The Good Wife


Aaron Paul, Breaking Bad

Mandy Patinkin, Homeland

Jon Voight, Ray Donovan

Jim Carter, Downton Abbey



Nesta categoria vou dividir minha torcida entre o Peter Dinklage e o Josh Charles..  Não tem como não torcer pelo Peter depois da cena do julgamento do Tyrion... incrível! E o Josh simplesmente arrasou em Hitting the Fan (e SPOILER ALERT, é a última chance dele de levar um Emmy pela série). Mas anyway... acho que qualquer um dos indicados – com exceção talvez do Jim Carter – tem chances de sair da cerimônia vitorioso.

Curiosidade boba: para quem não sabe, Jon Voight é o pai da Angelina Jolie!


MELHOR COMÉDIA

Orange Is the New Black


The Big Bang Theory

Modern Family


Silicon Valley


Louie



Veep

Posso confessar? Não sei por que tanta gente é hater de The Big Bang Theory. Sempre vejo o povo falando mal da série, mas eu a amo! Morro de rir de Sheldon e companhia. Mas minha queridinha deste ano é a novata Orange is the New Black! Espero que ela leve o prêmio e quebre a onda de vitórias de Modern Family, que sinceramente, ficou bem chatinha. 

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE COMÉDIA

Taylor Schilling, Orange Is the New Black

Amy Poehler, Parks and Recreation


Julia Louis-Dreyfus, Veep


Lena Dunham, Girls

Edie Falco, Nurse Jackie

Melissa McCarthy, Mike & Molly

Como já disse, Orange é minha queridinha deste ano então lógico que vou torcer pela Taylor! Julia provavelmente vai levar DE NOVO, mas enfim.. Não que ela não seja uma atriz fenomenal (porque é), mas ela já tem Emmys para uma vida inteira ><. Alguém que pode surpreender e acabar levando é Amy. Esta ano ela finalmente levou o globo de ouro. 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA





Mayim Bialik, The Big Bang Theory

Kate Mulgrew, Orange Is the New Black


Allison Janney, Mom


Julie Bowen, Modern Family

Anna Chlumsky, Veep


Kate McKinnon, Saturday Night Live


Dividiria minha torcida entre a Mayim e a Kate Mulgrew, mas acho que a última temporada de TBBT foi ótima para Amy, dando oportunidade para Mayim brilhar e me matar de rir. Além disso, a segunda temporada de Orange fez de Kate Mulgrew. quase que protagonista, então ela vai ter muita chance de levar o prêmio também ano que vem. Resumindo, fico com Mayim Bialik. Quem tem mais chances de vencer? Acredito que Kate e Allison Janney, que já ganhou um Emmy este ano por sua participação marcante e emocionante em Masters of Sex

Curiosidade: uma das atrizes de Orange já levou um Emmy para casa este ano, em uma das categorias que é anunciada mais cedo. Foi a Uzo Aduba, a talentosa intérprete da Crazy Eyes. Muito merecido!

Curiosidade boba: quem lembra da Anna Chlumsky pequenina atuando com o Macaulay Culkin em Meu Primeiro Amor? Como o tempo voa!

MELHOR ATOR EM SÉRIE DE COMÉDIA



Ricky Gervais, Derek


Louis CK, Louie

Don Cheadle, House of Lies

Matt LeBlanc, Episodes

William H Macy, Shameless

Jim Parsons, The Big Bang Theory


Realmente não tenho torcida aqui… a única série que assisto dos indicados é a do Jim, mas ele já ganhou demais kkkk. Mas pelo que ando lendo, estão apostando muito no Ricky Gervais

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA

Andre Braugher, Brooklyn Nine-Nine

Adam Driver, Girls

Jesse Tyler Ferguson, Modern Family

Ty Burrell, Modern Family

Fred Armisen, Portlandia

Tony Hale, Veep

Outra categoria que não tenho torcida. Ty Burrell é sempre ótimo, mas MF caiu muito no meu conceito este ano... a carreira de Adam está em ascensão, Tony Hale ganhou o Emmy ano passado e talvez a academia escolha dar o prêmio para Jesse ou Ty (para MF não sair de mãos abanando), mas vou apostar no Andre, veterano que levou os globos de ouro deste ano. 

MELHOR MINISSÉRIE

The White Queen

American Horror Story: Coven

Fargo

Bonnie & Clyde

Luther

Treme

Achei Coven uma decepção então vou torcer por The White Queen, que é a única outra indicada que vi. Mas se isso fosse um bolão, apostava mesmo era em Fargo.

MELHOR FILME PARA A TV

The Normal Heart

Sherlock: His Last Vow

Killing Kennedy

Muhammad Ali’s Greatest Fight

The Trip to Bountiful

Amo Sherlock e “His Last Vow “é muito bom! Mas é bem difícil The Normal Heart não ganhar... TODO mundo está falando desse filme. Preciso ver, quero ver, mas estou enrolando porque sei que é um filme triste e difícil de assistir...

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV





Helena Bonham Carter, Burton and Taylor

Cicely Tyson, The Trip to Bountiful


Jessica Lange, American Horror Story: Coven

Minnie Driver, Return to Zero

Sarah Paulson, American Horror Story: Coven

Kristen Wiig, The Spoils of Babylon


Jessica Lange é sempre ótima, mas ela já ganhou demais.. vou torcer pela eterna Belatrix e musa/esposa do Tim Burton, Helena Bohan Carter <2. Quem ganha? Estão apostando muito na Cicely Tyson. Não conhecia o filme, mas parece bem emocionante!

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

Frances Conroy, American Horror Story: Coven

Angela Bassett, American Horror Story: Coven

Kathy Bates, American Horror Story: Coven

Ellen Burstyn, Flowers in the Attic

Allison Tolman, Fargo

Julia Roberts, The Normal Heart

Que categoria difícil! As ladies de AHS arrasam, Ellen é amada pela academia, os votantes adoram quando uma "atriz de cinema" como a Julia faz TV e Allison surpreendeu a todos, pelo que andei lendo. 

MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE OU FILME PARA A TV





Benedict Cumberbatch, Sherlock: His Last Vow

Billy Bob Thornton, Fargo



Mark Ruffalo, The Normal Heart

Idris Elba, Luther

Chiwetel Ejiofor, Dancing On the Edge

Martin Freeman, Fargo


Olha que engraçado o Martin concorrendo contra seu colega de elenco de Sherlock por outra série haha. Também achei legal ele estar concorrendo como ator principal e também como coadjuvante. Pelo que andei lendo o duelo na categoria é entre Mark Ruffalo e Billy Bob Thornton, mas minha torcida vai mesmo é para o Benedict Cumberbatch. A interpretação de Sherlock dele é simplesmente impecável.

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

Matt Bomer, The Normal Heart

Colin Hanks, Fargo

Jim Parsons, The Normal Heart

Alfred Molina, The Normal Heart

Martin Freeman, Sherlock

Joe Mantello, The Normal Heart

Olha o Jim com dupla indicação! Mas tenho quase certeza de quem vai levar o troféu para casa domingo é mesmo o Matt Bomer. Ele parece a aposta mais segura do elenco de The Normal Heart.

Curiosidade boba: Colin é filho do Tom Hanks! Me pergunto se atuação questão de talento ou só pura oportunidade... haha

---

Então é isso gente. Quais são as apostas de vocês? Os Emmys serão transmitidos segunda (25/08) ás 20 h no Warner Channel.