quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Drácula – A História Nunca Contada


Com um enredo mais voltado para aventura e guerra, do que fantasia ou terror em si, chega aos cinemas nacionais, nesta quinta-feira (23) ,''Drácula - A história Nunca Contada''. Quem interpreta o famoso e mítico príncipe Vlad é Luke Evans que participou de ''O Hobbit - A Desolação de Smaug''. O longa traz ainda Dominic Cooper e Charles Dance, de Game of Thrones, e tem direção do novato Gary Shore.

''Dracula Untold'', nome do título original, traz Vlad Tepes (Luke Evans), um príncipe da Transilvânia que quando criança foi entregue aos turcos por seu pai, o rei, juntamente com centenas de crianças, para que o povo fosse poupado de uma batalha cruel. Anos mais tarde, Vlad retorna a sua terra natal, com grande fama de ''guerreiro empalador'', e toma as rédeas de seu reino. Mas a história torna a se repetir no momento em que o rei turco Mehmed (Dominic Cooper) exige de Vlad cem crianças para o seu exército, incluindo também o seu filho. Vlad se recusa  e afronta o nobre. Prevendo o inicio de uma grande guerra ele recorre então a uma criatura das trevas (Charles Dance) que o fará poderoso em troca de favores futuros. É quando Vlad se torna Drácula, o vampiro.



O filme não convence. Tenta, mas não chega nem perto de iniciativas anteriores. Tem, inclusive, algumas semelhanças com ''Drácula de Bram Stocker'' de Coppola e foi lançado 14 anos após o marrom ''Drácula 2000''.  Apresenta uma teoria falha e inelógica em cima de personagens bem desenhados por Bram Stocker. Aliás, o roteiro erra feio quando retrata Drácula como um pai de família herói ao invés de fazê-lo um vilão assustador. Tenta costurar a história a partir de pontos rasos e não consegue nem criar um clima de romance, que todo filme vampiresco precisa ter. A transformação de Drácula é impressionantemente zuada do inicio ao fim. A ética, a moral e os bons costumes trazem aqui um Drácula diminuto e sem nada novo. E o final, mesmo tendo uma boa ligação com o resto do filme, não compensa todo ele.

A direção se debate muito e não rege bem o elenco que tem. Contudo, Charles Dance, que interpreta o ''Mestre Vampiro'', se sai bem mesmo assim, já Luke Evans soa tão mais do mesmo que, sinceramente, nem consegue superar Gerard Butler em seu ''Drácula 2000'' e NEM OUSO compará-lo a Gary Oldman, que pelo amor das noivas de Drácula é minha interpretação predileta de um vampiro sem escrúpulos e bem capiroto

O filme realmente parece ter mais ação e aventura do que horror. Trilha e fotografia conseguem até passar um clima mais pesado, todavia, não compensam os erros fatais trilhados pelos condutores do projeto.  

Ponto alto do filme: EFEITOS ESPECIAIS!

Em suma, a película mostrará uma história que muita gente vai preferir esquecer.
Gary Oldman em ''Drácula de Bram Stocker'' de 1992 e Luke Evans em ''Drácula - A história nunca contada''

Ficha Técnica
: Dracula Untold, 2014. Direção: Gary Shore. Roteiro: Matt Sazama e Burk Sharpless. Elenco: Luke Evan, Dominic Cooper, Charles Dance, Sarah Gadon, Paul Kaye, Art Parkinson, Noah Huntley. Nacionalidade: Eua. Distribuidora: Universal Pictures, 1h32min.


Trailer

Avaliação: Dois copos de vela preta derretida e meio olho de sapo!

Hoje nos cinemas!
Visite: http://www.nascealenda.com.br/

See Ya!
B-.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O Juiz


Com direção de David Dobkin (Penetras Bom de Bico) e Roteirizado por Nick Schenk (Gran Torino) O Juiz revela um drama familiar onde pai e filho tem de deixar suas desavenças de lado   para desvendarem um crime. A trama é estrelada por Robert Downey Jr. e Robert Duvall e chega as telas nacionais hoje. 

No enredo, Robert Downey Jr vive Hank Palmerum advogado de muito sucesso que volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe. O retorno dramático é caracterizado não só pela morte da matriarca de sua família, mas também pelo longo histórico de tensão entre Hank e seu pai, o Juiz Joseph Palmer, vivido por Robert Duvall. Ambos guardam mágoas e ressentimentos um pelo outro. Hank não suporta a ideia do pai ter sido ausente em sua criação e ainda ter uma postura dura quanta a isso. Por outro lado, Joseph acredita que sua conduta rígida foi necessária para manter Hank na linha. 
O drama se prolongará ainda mais quando o advogado descobrir que terá de defender o velho pai na corte,a pedido de seus irmãos Glen (Vicent D'Onofrio) e Dale (Jeremy Strong), após um misterioso acidente.



O longa ainda conta com Vera Farmiga como a ex-namorada de Hank, Emma Tremblay como filha do advogado e Billy Bob Thornton como um defensor muito perspicaz.

O drama tem altos e baixos, mas em um contexto geral, se mantém devido aos bons argumentos que a narrativa apresenta. O que talvez incomode é que o filme poderia ter ficado mais enxuto ou com menos tempo de tela. A direção tende a apontar para um caminho convencional e não sai disso. Sua fotografia contrasta os momentos tensos e darks do filme com as belas paisagens da cidadezinha de Carlinville,Indiana. A trilha sonora tem tom simples, mas não deixa de sair despercebida.

O elenco consegue manter a química e mostra a que veio. Robert Downey Jr. consegue compor um advogado metido à besta, em um primeiro momento, e se descompor em um menino carente gradualmente. Robert Duvall apresenta um juiz, que, a principio, parece sacana e debochado, mas logo se mostrará um forte jurista e pai de família. Os atores que interpretam os irmãos de Robert, Vicent D'Onofrio e Jeremy  Strong, também dão show. O personagem de Vicent também guarda ressentimentos do passado, pois poderia ter sido um grande jogador de baseball. Já seu irmão Dale, interpretado por Jeremy, é admirador de filmes e leva sua vida especial com o carinho do irmão Hank e todos que o cercam. Vera Farmiga é a ex-namorada de Hank que há muito ele não via e logo sente saudades, assim que se reencontram. Billy Bob Thornton leva a tela um defensor na medida certa e Emma Tremblay é a filha fofinha de Hank.

Ficha técnica: The Judge, 2014. Direção: David Dobkin. Roteiro: Nick Schenk e Bill Dubuque. Elenco: Robert Duvall, Robert Downey Jr., Vera Farmiga, Billy Bob Thornton, Vicent D'Onofrio, Jeremy Strong, Leighton Meester, Dax Shepard, David Krumholtz, Emma Tremblay.   Distribuidora: Warner Brothers, 2h21min.

Trailer

Em suma, é um drama que apresenta conflitos e se resolve. Se prolonga muito, mas fará Pais e filhos se identificarem com esta relação conturbada e complexa.

Avialiação: Três réus republicanos absolvidos e meio pulo de alegria.
E isso é tudo, folks!

Hoje nos Cinemas!
Não recomendado para menores de 14 anos 

See Ya

B-

domingo, 12 de outubro de 2014

Criançada no vídeoclipe: C'mmon, KID!! !!


Uma das minhas brincadeiras prediletas é fazer playlist. E a de hoje é uma listinha fofa com participações dos baixinhos mais talentosos que tem por ai. Porque se tem alguém nesse mundo que tem talento é criança! Muito ator marmanjo não é páreo para eles. Pois, ainda com todo o chororô que, quase sempre, eles dão ( afinal, eles não tem muita noção do que estão fazendo ali) são super stars e mostram que sabem trabalhar muito bem!


Então, saca só os videoclipes que selecionei em homenagem ao dia das crianças!



 MGMT - Kids
O clipe da banda indie ''MGMT'' (que eu quase conferi show no lolla, mas perdi por bagunça de lineup) é uma coisa de assustar até os grandinhos. A banda, inclusive, teve que soltar nota falando que nenhuma das crianças foram machucadas ou feridas e que tudo que aparece ali é montagem. Porque vocês sabem como a mídia é, neh?! Enlouquece qualquer um com tanta falácia sem fundamento. Enfim, a música faz parte do álbum ''Oracular Spetacular'' (o primeiro deles) e tem um significado bastante filosófico já que se refere aos monstros que lidamos em nosso crescimento sejam eles memórias, decisões e/ou o controle de nossas ações.


Jessie J - Who's Laughing Now
Esse clipe da Jessie J é a coisa mais real ever! Afinal, quem nunca sofreu bullying na escola e quis rebater como a atriz mirim Adrianna Bertola faz no vídeo?  A música faz parte do primeiro álbum da Jessie (Who You Are) e o vídeo é dirigido por Emil Nava. A cantora aparece fazendo caras e bocas na pele de diversos personagens, mas quem rouba a cena é mesmo Adrianna.


 “Bizness” - tUnE-yArDs
O projeto tUnE-yArDs da norteamericana Merrill Garbus teve como primeiro single a canção ''Bizness'' que projeta um videoclipe arte onde crianças em sala de aula fazem caretas e movimentos espontâneos para demonstrarem um crescimento futuro. Logo então, elas serão representadas por adultos, que ganharão um destaque maior. A canção é bem simbólica e, com certeza, cada um vai ter um interpretação diferente dela, mas olhem essas crianças arrasando com vigor!




Vanguart - Mi Vida Eres Tu


Confesso que conheço pouco a trajetória musical da banda nacional Vanguart, mas essa música me conquistou desde o instante que a ouvi pela primeira vez. Na sequencia, quando vi o clipe faltei morrer de amores. A canção em questão faz parte do segundo disco de estúdio da banda, ''Boa Parte de Mim Vai Embora''. ''Mi vida eres tu'' narra a desilusão amorosa de alguém que foi abandonado pelo grande amor. Já o clipe mostra um garoto, o modelo-mirim João Antônio, em cenas inusitadas que são baseadas no personagem Henry Chinaski, interpretado por Mickey Rourke no filme Barfly, de 1988 - coisas de Bukowski. Fofo demais!



The Black Keys – Tighten Up
''Tighten Up'' faz parte do álbum ''Brothers'' da banda/duo The Black Keys (conferi show deles no lolla ~são ótemos ), que foi lançado em 2010. O vídeo, ganhador de prêmio no MTV Awards do mesmo ano, mostra dois atores mirins como os supostos filhos dos membros da banda guerreando pelo amor de uma linda mocinha no playground. Hilário dicumforça! E os meninos dão um show. Mas o legal é que os ''supostos'' pais deles também começam a competir por uma bela mulher e o nivel da competição se eleva... não deixem de conferir, muito bom!


Less than Jake-Rest of my life 

A banda ''Less than Jake'' nos traz crianças em papéis de adultos no vídeo de ''Rest of my life'' e mostra que a vida é uma ***** sem dó e piedade! Pra quem não conhece a banda formada na Flórida, dá um check it out nos vídeos deles no youtube que tem coisa bacana.

Heartless Bastards - Only For You

De Ohio para o mundo, os ''Heartless Bastards'' trazem um indie/garage/blues rock que encanta e o vídeo de ''Only For You'' segue a mesma linha do vídeo do Vanguart e do Less Than Jake que citei a cima. 

Não Trocaria Um Sorvete de Flocos Por Você" - Soulstripper 

A banda de Piracicaba (SP) ''Soulstripper'' faz músicas divertidas com um tom atrevido. Seu vídeo para a canção fofa ''Não Trocaria Um Sorvete de Flocos Por Você" (do álbum ''As garotas e todos os problemas que vem com elas'' ) mostra crianças interpretando os músicos, além de contar uma historinha românticazinha super lindinha. Dá o play aiii vai!
  

A partir daqui o tom de fofura muda para ''elas botam medo'' muito bem!



Yeah Yeah Yeahs - Y Control
Yeah Yeah Yeahs, a banda da fantástica KAREN O, nos apresenta um vídeo com crianças fora do controle em todas as cenas. Os pequenos tocam o terror e se revoltam sem medo. Até o dedo do meio eles mostram. A canção faz parte do álbum de estreia da banda, o Fever To Tell e, ninguém mais ninguém menos que, Spike Jonze assina a direção do clipe.   


Kreator - Enemy Of God

''Enemy of God'' dá nome ao 15º disco de estúdio da banda alemã de trash/speed metal Kreator. Além disso, a canção virou single e bem, pelo nome da canção, vocês percebem que o clipe tem uma entonação que não é nada divina. Nele, inclusive, uma criançinha bota medo de fazer muita gente sair correndo. Se tiver coragem, dá o play!




Skrillex - First Of The Year (Equinox)


Dirigido por Tony Truand, ''First Of The Year (Equinox)'' é um vídeo do produtor de música eletrônica Skrillex que foi lançado em 2011 e faz parte do seu terceiro Ep de trabalho. No clipe, uma menina aterroriza a vida de um homem que a está perseguindo. Simplesmente, piro quando vejo ela o jogando pra lá e pra cá! Curte ai!



System of a Down -  Aerials

A música ''Aerials'' do System of a Down faz parte do segundo disco de estúdio dos caras (Toxicity) e traz até participação do Kirk Hammet do Metallica, nas guitarras. O vídeo traz um garoto com características extra-terrestres mostrando seus poderes, andando com mulheres e participando de reuniões de negócio. Tanto o clipe quanto a letra tem um sentido conotativo e filosófico, pois abordam a vida de uma forma questionadora. Dá o play e sente só.


Espero que tenha curtido!
Se tiverem dicas, comentem aeeeeeeeee!

Feliz Dia das Criaças!


See Ya.
B-

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Os lançamentos de Outubro da Novo Conceito

Oi, gente! Sumi né? Ainda bem que a B e o Vitor estavam aqui, então o Wanna be Nerd não ficou sozinho.
Mas sem blá blá blá. Hoje chegaram os lançamentos de outubro da Editora Novo Conceito, fiquei tão encantada com alguns dos livros que precisava vir mostrar para vocês. Preparados?


Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Páginas: 448

Sinopse: Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails, mensagens de texto, cartas, cartões-postais... Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.

Dia desses estava conversando com uma amiga e ela elogiou tanto esse livro que fiquei morrendo de vontade de ler. Essa versão tem a capa do filme (AMO), que só sai no início de  2015. Mas mal posso esperar! Já viram o trailer?

Aconteceu em Veneza
Autora: Molly Hopkins
Série: Eve Dexter
Páginas: 460

Sinopse: Ele traiu, mas foi uma única vez! Evie Dexter prometeu perdoar seu noivo, Rob e todos os esforços para absolvê-lo de seus pecados estão valendo a pena: nos últimos 10 dias, ela só o chamou de cafajeste 11 vezes. Graças aos céus, sua carreira de guia de turismo está indo muito bem. Evie já conheceu a elegante Dublin, a estilosa Marrakech e a descolada Amsterdã. Quando é convidada para visitar, com todo o luxo e glamour, a sensual cidade de Veneza, com seu vinho delicioso e os italianos impetuosos, ela agarra a oportunidade com unhas e dentes.




O Lago Místico
Autora: Kristin Hannah
Páginas: 368
Sinopse: Esposa e mãe perfeita, Annie vê o seu mundo desabar de uma hora para outra quando é abandonada pelo marido. A fuga momentânea é para Mystic, a pequena comunidade onde ela cresceu e onde o seu pai ainda vive.
Lá, Annie começa a se reerguer novamente, descobrindo o amor por si mesma, por um velho amigo solitário e por uma garotinha que acaba de perder a mãe. Tudo está se encaixando na vida de Annie.
Nick e Izzy se tornaram uma parte importante de seu processo de cura, e ela também se tornou essencial para a sobrevivência da relação entre pai e filha. Até que o seu ex-marido reaparece... e a tranquilidade rapidamente dá lugar ao desespero.


Para Onde Ela Foi
Autora: Gayle Forman
Páginas: 502

Sinopse: Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Continuação de Se Eu Ficar. Super ansiosa para ler, vocês leram o primeiro livro? E o filme, assistiram?

Estava com saudades!

xoxo

Nanda

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Trash – A Esperança Vem do Lixo


O livro Trash do escritor Andy Mulligan ganhou adaptação para o cinema com Wagner Moura e Selton Mello no elenco. O filme tem direção do renomado Stephen Daldry de Tão Perto, tão Longe e Roteiro de Richard Curtis. A co-produção Brasil-Reino Unido chega as telas nacionais esta quinta-feira (09) e nós te contamos um pouco do que esperar.


















O enredo revela como três meninos do Rio de Janeiro mudam suas vidas ao encontrarem uma carteira no lixão. O objeto é a chave para desvendar o mistério que prendeu Jefferson , personagem de Nelson Xavier, por muitos anos em um presídio brasileiro.  José Ângelo, personagem de Moura, é o grande agente de toda a situação. A carteira e todos os seus bens fazem parte de uma estratégia dele para fazer justiça ao que aconteceu à Jefferson.

Para desvendar este mistério e trazer melhorias para a comunidade ( e mal sabem eles o Brasil), os meninos terão a ajuda da voluntária Olívia, vivida pela atriz norte-americana Rooney Mara, e do padre Julliard, Martin Sheen.  Contudo, Raphael (Rickson Tevez ), Gardo (Eduardo Luis ) e Rato (Gabriel Weinstein) vão ter que rebolar para fugir das garras do policial Frederico ( Selton Mello). O oficial corrupto está na caça da carteira a mando do politico Santos (Stepan Necerssian) que tem muito a perder se o objeto cair nas mãos certas.


A película tem nas mãos uma obra que poderia ter sido adaptada em qualquer lugar do mundo, mas com a assertiva imagem que o Brasil vem construindo lá fora, a escolha para ser palco da trama só veio a calhar. A direção trilha um caminho que é permeado por altos e baixos. Pois o ritmo do filme é acelerado, porém, uma pausa ou outra traz uma reviravolta desalinhada. Os contrastes que o diretor mostra são suficiente o bastante para ressaltar esse Brasil carente de mudança. Aliás, a mensagem principal do filme é sobre a esperança de um país melhor. A edição, inclusive, bolou uma união de imagens de junho de 2013 as do filme e conseguiu convencer. O roteiro tem sua glória, mas peca quando parece se perder um pouco na própria história, não deixando, contudo, de resolver os conflitos que propõe.

O elenco globalizado do filme traz bons exemplos de como o experiente e o aprendiz renovam a interpretação, pois o filme, com cara de documentário e longa-metragem, ao mesmo tempo, traz um válido intercâmbio entre atores super frescos, principalmente os três protagonistas e os veteranos como Martin Sheen e Selton Mello. Vale ressaltar ainda o esforço de Sheen e Mara para falarem português e falaram bem. Selton, que estava sumido das telonas, volta com presença marcante retratando um vilão do dia-a-dia carioca que, na verdade, deveria estar do outro lado. Os meninos (Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein) trazem muito da malandragem e da perspicácia que os garotos de rua tem que ter para sobreviverem e Wagner Moura, mesmo em poucas cenas, retrata bem o dilema do brasileiro que luta contra a covardia dos mais ricos.

Trailer



Ficha Técnica: Trash, 2014. DireçãoStephen Daldry.  Roteiro: Richard Curtis. Elenco: Wagner Moura, Selton Mello, Rooney Mara, Martin Sheen, André Ramiro, Nelson Xavier, Stepan Nercessian, Rickson Tevez, Eduardo Luis e Gabriel Weinstein. Gênero: Drama Nacionalidade: Brasil, Reino Unido.  Distruibuidora: Universal Pictures. 1h54min

Em suma, é um filme que deve ser visto pela mensagem filosófica que sustenta e se você se sentir perdido em alguma parte dele: lembre-se disto!

Isto é tudo pessoal!
09 de Outubro nos cinemas!
Avaliação: Duas faixas e meia de ''Fora Corrupção!''
Não recomendado para menores de 14 anos 

See Ya.
B-

terça-feira, 7 de outubro de 2014

AND THE OSCAR (MAY) GO TO... 2015 (2)


Se não viu a parte 1 ainda, clique aqui 

Como são muitos filmes, dividi o post em dois... Sem mais delongas, aqui estão os demais filmes que  têm chances de concorrer ao Oscar do ano que vem:

Mr. Tuner (Sr. Turner)



Aprovação no rotten tomatoes: 97%

Direção de: Mike Leigh

Roteiro de: Mike Leigh

Elenco: Timothy Spall, Lee Ingleby, Lesley Manville, James Norton

Sinopse: "Mr. Turner" evoca vinte e cinco anos da vida do pintor britânico, J.M.W Turner (1775-1851). Artista reconhecido, membro apreciado embora indisciplinado da Royal Academy of Arts, e que vive na companhia do pai que também é seu assistente, e da sua dedicada governanta. Frequenta a aristocracia, visita os bordéis e alimenta a inspiração com as suas numerosas viagens. No entanto, o sucesso não o protege das eventuais críticas do público ou do sarcasmo da classe dirigente. Após a morte do pai, profundamente marcado, o Turner isola-se. A vida dele muda quando encontra a Sra. Booth, proprietária de uma pensão de família à beira mar.



Quanto filme sobre pessoas reais na disputa, neh? O filme arrasou em Cannes, rendendo a Timothy Spall (o Rabicho!) o prêmio de Melhor Ator. Na disputa do Oscar, acho que pode ser considerado mais um "dark horse".

Nightcrawler



Aprovação no rotten tomatoes: 95%

Direção de: Dan Gilroy

Roteiro de: Dan Gilroy

Elenco: Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed e Bill Paxton

Sinopse: Um jovem se joga no submundo de Los Angeles trabalhando como jornalista freelance.


Um filme independente e pesado que deixou todos de queixo caído no festival de Toronto. Já li comentários de que ele pode ser “obscuro” demais para os votantes da academia, mas pela recepção dos críticos.. pode muito bem ser que tenha uma chance na premiação!

Selma


Aprovação no rotten tomatoes: 100%

Direção de: Ava DuVernay

Roteiro de: Ava DuVernay e Paul Webb

Elenco: David Oyelowo, Carmen Ejogo, Tim Roth, Lorraine Toussaint e Oprah

Sinopse: Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, acompanhando as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.


Este ano está cheio de cinebiografias na disputa, mas nenhum personagem desses filmes é tão famoso e celebrado quanto Martin Luther King Jr. E pouco tempo depois que o famoso discurso I have a dream fez 50 anos, Selma chama ainda mais atenção.

The Budapest Hotel (O Grande Hotel Budapeste) 


Aprovação no rotten tomatoes: 92%

Direção de: Wes Anderson

Roteiro de: Wes Anderson

Elenco: Ralph Fiennes, F. Murray Abraham, Edward Norton, Mathieu Amalric, Saoirse Ronan, Adrien Brody, Willem Dafoe, Léa Seydoux, Jeff Goldblum, Jason Schwartzman, Jude Law, Tilda Swinton, Bill Murray e Owen Wilson

Sinopse: O longa conta as aventuras de Gustave H, o lendário concierge de um famoso hotel europeu entre o período entre guerras, e Zero Moustafa, o mensageiro, que se torna seu mais fiel amigo.


Esse eu já vi! O filme é tecnicamente impecável e muito divertido, o roteiro é interessante, a dinâmica entre os protagonistas é ótima e as atuações excelentes. O que diminui as chances dele nas principais categorias? Estreou no primeiro semestre e como sempre dizem (em tom de brincadeira, claro): os velhinhos da academia têm memória curta. A crítica da Bárbara sobre o filme pode ser lida aqui.

The Imitation Game


Aprovação no rotten tomatoes: 90%


Direção de: Morten Tyldum

Roteiro de: Graham Moore

Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong e Charles Dance

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas e inventores trabalharam com os Aliados na decodificação das máquinas Enigma, ajudando a quebrar códigos de mensagens secretas nazistas e auxiliando na vitória aliada. Um desses homens, o britânico Alan Turing, gênio matemático e nome fundamental às ciências da computação, é o centro de The Imitation Game. 


Vencedor do principal prêmio do festival de Toronto, The Immitation Game é mais uma cinebiografia. A história é muito interessante e o filme está sendo também muito elogiado. Além do filme em si, quem está recebendo muita atenção e oscar buzz é o Benedict e a Keria <3.

The Theory of Everything (A Teoria de Tudo)



Aprovação no rotten tomatoes: 81%

Direção de: James Marsh

Roteiro de: Anthony McCarten


Elenco: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Charlie Cox, Emily Watson, Simon McBurney e David Thewlis

Sinopse: Cinebiografia do cientista Stephen Hawking, grande físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas em cosmologia. No filme, o enfoque será a relação de Hawking com a esposa, Jane.


Um dos filmes que mais chamou atenção no festival de Toronto. Parece muito bom! Ps: Que coincidência interessante.. o filme retrata a vida de Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA). Este ano o #icebucketchallange virou febre. E a brincadeira era justamente para chamar atenção das pessoas para ajudar uma organização que luta contra doença.

Unbroken (Invencível)


Aprovação no rotten tomatoes: 49%

Direção de: Angelina Jolie

Roteiro de: Joel Coen, Ethan Coen, Richard LaGravenese e William Nicholson

Elenco: Jack O'Connell, Garrett Hedlund, Domhnall Gleeson, Jai Courtney e Miyavi

Sinopse: Baseado no livro de Laura Hillenbrand, Unbroken vai contar a história de Louis Zamperini, filho de imigrantes italianos e corredor olímpico que é preso e torturado pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, o avião em que estava caiu no Oceano Pacífico por falha mecânica e o soldado sobreviveu seis semanas no mar dentro de um bote. Então ele é resgatado pelos japoneses e mantido preso até o desfecho da guerra.


O filme já chama atenção por ser a segunda película dirigida por Angelina Jolie. Some isso ao fato de se passar durante a segunda guerra mundial, ter um trailer emocionante, ter um roteiro que passou pelas mãos dos irmãos Coen e contar a história de um herói norte-americano, que faleceu este ano, e você terá a receita ideal para uma indicação ao Oscar.

Whiplash (Whiplash - Em Busca da Perfeição)


Aprovação no rotten tomatoes: 95%

Direção de: Damien Chazelle

Roteiro de: Damien Chazelle

Elenco: Miles Teller, J. K. Simmons, Melissa Benoist, Austin Stowell, Jayson Blair e Kavita Patil.

Sinopse: Sob o comando de um instrutor impiedoso, um jovem baterista talentoso começa a perseguir a perfeição colocando tudo em risco, até mesmo a sua própria humanidade.


O único filme apresentado no festival de Sundance, em janeiro, que conseguiu chegar ao fim do ano com buzz suficiente para ainda se cogitar uma indicação. Pelo menos a indicação de J. K. Simmons ao prêmio de melhor ator coadjuvante é dita como certa...

Wild (Livre)


Aprovação no rotten tomatoes: 91%

Direção de: Jean-Marc Vallée

Roteiro de: Nick Hornby

Elenco: Reese Witherspoon, Laura Dern e Thomas Sadoski

Sinopse: O filme narra a jornada de Cheryl, que decide percorrer os 1770km da Pacific Crest Trail - trilha que se estende da fronteira dos Estados Unidos com o México até a fronteira com o Canadá -, a fim de reconstruir sua vida após a morte de sua mãe, um divórcio e envolvimento com drogas.


A história de Wild é bem interessante e parece emocionante e reflexivo. O filme anterior de Jean-Marc Vallée, “Dallas Buyers Club”, conseguiu uma indicação à melhor filme e também conseguiu fazer dois de seus atores levarem o prêmio para casa... o que pode se repetir este ano com Reese Witherspoon e Laura Dern.

PS: Quer saber em que sites acompanho a corrida do Oscar? São esses aqui: Holllywood ReporterGold DerbyDeadline Hollywood, Cinema é Tudo Isso, VariatyAwards Circuit e o Indiewire!

AND THE OSCAR (MAY) GO TO... 2015 (1)



Ah, fazia tempo que estava com os dedos coçando para começar a escrever este post, mas estava esperando o festival de New York passar a fim de ter uma melhor ideia de quais filmes estariam na disputa pela estatueta dourada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. É a "oscar race" de 2014/2015 que já começou, guys!  Como já faço há dois anos, venho acompanhando as previsões (desde que a última cerimônia acabou haha) e trago para vocês as grandes apostas de especialistas dos filmes que provavelmente estarão entre a lista de indicados à "melhor filme"!


A Most Violent Year


Aprovação no rotten tomatoes: 89%

Direção de: J. C. Chandor

Roteiro de: J. C. Chandor

Elenco: Oscar Isaac, Jessica Chastain, Alessandro Nivola, David Oyelowo e Albert Brooks

Sinopse: Um thriller ambientado em Nova York, durante o inverno de 1981, estatisticamente um dos anos mais violentos na história da cidade, e focado na vida de um imigrante e sua família tentando expandir os seus negócios e aproveitar as oportunidades enquanto a violência desenfreada, decadência e corrupção do dia-a-dia arrastam eles para dentro e ameaçam destruir tudo o que eles construíram.


Com o trailer já percebi que não é meu tipo de filme, mas a imprensa internacional está apostando muito nele... O filme anterior de J. C. Chandor, "All is Lost", era tido como presença certa entre os indicados do ano passado, mas falhou. Este ano, quem sabe a academia não “repara o erro”? Engraçado, a Jessica Chastain <3 – além de já ter sido indicada duas vezes – está em vários filmes que “tem cheiro de Oscar” este ano. Será que a veremos com duas indicações?

American Sniper (Sniper Americano)



Aprovação no rotten tomatoes: 75%

Direção de: Clint Eastwood

Roteiro de: Jason Dean Hall

Elenco: Bradley Cooper, Siena Miller, Jake Mcdorman, Kyle Gallner, Luke Grimes

Sinopse: Adaptado do livro American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History, este filme conta a história real de Chris Kyle, um atirador de elite das forças especiais da marinha americana. Durante cerca de dez anos, ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação.



Eastwood já lançou um filme este ano que não foi bem nem de crítica nem de público. Por isso, aos 45 do segundo tempo ele lança um segundo filme em um mesmo ano. Será que dessa vez vai? Não dá para apostar contra ele - que já ganhou dois Oscars como melhor diretor. Além disso, o filme é protagonizado pelo Bradley Cooper, que foi indicado ao Oscar nos dois últimos anos. 

Big Eyes


Aprovação no rotten tomatoes: 71%


Direção de: Tim Burton

Roteiro de: Scott Alexander e Larry Karaszewski

Elenco: Amy Adams, Christoph Waltz, Danny Huston, Krysten Ritter e Jason Schwartzman

Sinopse: O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.


Burton sempre foi um diretor muito amado, mas seus últimos filmes decepcionaram. “Big Eyes” é sua chance de redenção, mesmo que o projeto me pareça um pouco “não Burton”: mais realista e sem Johnny Depp ou Helena Bohan Carter, figurinhas carimbadas na maioria dos trabalhos do diretor. Além de uma possível indicação à melhor filme e melhor diretor, o filme pode ainda dar a Amy Adams sua sexta indicação ao Oscar (terceira consecutiva). Será que dessa vez ela leva? Dizem por aí que sua maior competição vai ser Juliane Moore (por Still Alice), outra que faz tempo que merece levar a estatueta para casa.

Birdman


Aprovação no rotten tomatoes: 92%

Direção de: Alejandro González Iñárritu

Roteiro de: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris Jr. e Armando Bo

Elenco: Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Andrea Riseborough, Zach Galifianakis, Naomi Watts, Amy Ryan, Merritt Wever e Benjamin Kanes.

Sinopse: No passado, um ator fez muito sucesso interpretando um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, o tempo passou e, devido a problemas de ego e com a família, a carreira dele sucumbiu. Decidido a recuperar a fama perdida, ele agora se dedica a tirar do papel um musical da Broadway que irá reabilitar sua carreira.


O filme do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu foi lançado no festival de Telluride e causou muito burburinho. É uma comédia, que não é o gênero preferido da academia (a última comédia a ganhar o Oscar foi "Annie Hall" em 1978), mas os críticos simplesmente amaram! Sem falar que marca o retorno de Michael Keaton aos holofotes. Aliás, o desempenho dele, do Edward Norton e da Emma Stone (s2) estão sendo muito elogiadas também.

PS: Iñárritu já recebeu indicação ao Oscar de melhor diretor por "Babel" e outros dois filmes dirigidos por ele, "Amores Perros" e "Biutiful", receberam indicações para melhor filme estrangeiro.

Boyhood (Boyhood - Da Infância À Juventude)


Aprovação no rotten tomatoes: 98%

Direção de: Richard Linklater

Roteiro de: Richard Linklater

Elenco: Patricia Arquette, Ellar Coltrane, Lorelei Linklater e Ethan Hawke

Sinopse: . O longa faz uma viagem pela infância do menino Mason e mostra as mudanças que acompanham sua vida, dos 6 aos 18 anos de idade, do primário à entrada na faculdade. As primeiras paixões, a mudança de escola e a visão de como é ser filho de pais separados são alguns dos temas retratados no filme.


Eu quero muito ver este filme! Afinal, não é todo dia que você tem a oportunidade de ver um filme que demorou 12 anos para ser feito. Isso mesmo! O filme acompanha o jovem ator Ellar Coltrane desde que ele tinha seis anos até a idade adulta. Insane, right? Confesso que essa é mesmo minha maior motivação para querer ver o filme, mas de qualquer forma, eu também adoro um bom drama familiar.

Foxcatcher (Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo)


Aprovação no rotten tomatoes: 86%

Direção de: Bennett Miller

Roteiro de: Dan Futterman e E. Max Frye

Elenco: Steve Carrel, Mark Ruffalo, Channing Tatum, Vanessa Redgrave e Sienna Miller

Sinopse: Em Foxcatcher seguimos a verdadeira história de David Schultz, um lutador olímpico de luta greco-romana que foi assassinado por John du Pont.



Nossa, parece ser muito dramático! O que a academia adora. haha Dirigido pelo mesmo diretor de “Capote” e “Moneyball” (ambos indicados ao Oscar), o filme ainda conta com performances elogiadíssimas de Steve Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo

Fury (Corações de Ferro)


Aprovação no rotten tomatoes: 78%

Direção de: David Ayer

Roteiro de: David Ayer

Elenco: Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Jon Bernthal, Michael Peña, Jason Isaacs e Scott Eastwood.

Sinopse: Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy, sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman a lutar.


Todos sabem que a academia ama filmes sobre a segunda guerra mundial. Dirigido e roteirizado pelo mesmo diretor do aclamado “Marcados para Morrer”, este filme estrelado por Brad Pitt (que levou o Oscar ano passado por ser um dos produtores de “12 Anos de Escravidão”) pode surpreender. Pelo menos ótimas cenas de ação estão garantidas!

Gone Girl (Garota Exemplar)


Aprovação no rotten tomatoes: 89%

Direção de: David Fincher

Roteiro de: Gillian Flynn

Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry e Carrie Coon

Sinopse: Na época de seu quinto aniversário de casamento, Nick Dunne avisa a polícia que sua linda mulher, Amy, está desaparecida. Sob pressão da polícia e da imprensa, a imagem desse casamento perfeito começa a desmoronar. Logo, suas mentiras e seu comportamento estranho fazem todo mundo começar a perguntar: Será que Nick Dunne matou sua mulher?


Vi o filme na semana passada e adorei! David Fincher (que já ganhou um Emmy, um Grammy e foi indicado ao Oscar duas vezes) consegue transformar uma história até novelesca em um suspense muito bem construído, intrigante, tenso e surpreendente, que te deixa morrendo de vontade de saber como vai terminar. As 3 h e meia de filme voam! Affleck está bem, mas é Rosamund quem arrebenta. Ela simplesmente comanda a tela em cada cena que está presente. Impossível ela não ser indicada! A crítica da Bárbara pode ser lida aqui.

Inherent Vice (Vício Inerente)


Aprovação no rotten tomatoes: 71%

Direção de: Paul Thomas Anderson

Roteiro de: Paul Thomas Anderson

Elenco: Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Owen Wilson, Katherine Waterston, Reese Witherspoon, Benicio del Toro, Jena Malone, Maya Rudolph, e Martin Short

Sinopse: O filme acompanha a vida de Larry "Doc" Sportello, um detetive particular maconheiro que perambula pela Los Angeles de 1970 investigando o caso de uma menina sequestrada.


O filme estreou no festival de New York e como todos os outros filmes do Paul Thomas Anderson, foi elogiado, apesar de algumas críticas negativas. Dizem que ele pode ser muito peculiar para a academia, mas com alguém como Anderson no comando... não dá para apostar que Inherent Vice esteja fora da disputa.

Interstellar


Aprovação no rotten tomatoes: 71%

Direção de: Christopher Nolan

Roteiro de: Jonathan Nolan e Christopher Nolan

Elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine, Bill Irwin e Ellen Burstyn

Sinopse: Ambientado no futuro, o filme detalha o impacto das mudanças climáticas na agricultura. Resta apenas uma plantação de milho para ser cultivada. Em busca de outros lugares viáveis para plantar, um grupo de cientistas viaja para outras dimensões através de um “wormhole" (buraco de minhoca), conceito cósmico que pressupõe a existência de atalhos dentro do espaço-tempo.


Eu pessoalmente acho Nolan ótimo, e sei que muita gente também... E acho um absurdo ele não ter sido indicado para o prêmio de melhor diretor por "Inception" e "The Dark Night". Ninguém sabe muita coisa sobre seu mais novo filme, mas todos estão especulando que pode ser o “Gravidade” deste ano. Será?

Into the Woods (Caminhos da Floresta)


Aprovação no rotten tomatoes: 70%

Direção de: Rob Marshall

Roteiro de: James Lapine

Elenco: Meryl Streep, Emily Blunt, James Corden, Anna Kendrick, Chris Pine, Lilla Crawford, Daniel Huttlestone, Tracey Ullman, Christine Baranski, Mackenzie Mauzy, Billy Magnussen e Johnny Depp.

Sinopse: Uma bruxa está decidida a dar uma lição em vários personagens famosos dos contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel. Cabe a um padeiro e sua esposa a tarefa de enfrentá-la, de forma a colocar as histórias e seus personagens em ordem.


Rob Marshall dirigiu "Chicago", o ultimo musical a conseguir ganhar o Oscar. Será que ele repete o feito com "Into The Woods"? A peça na qual o filme é baseado ganhou três Tonys (o prêmio mais importante do teatro dos EUA) e o elenco é simplesmente espetacular... ps: Apesar de conter personagens de contos de fada, pelo que li a história não é para crianças. 

Espera que não acabou não! A segunda parte do post está logo aqui