domingo, 31 de outubro de 2021

A Febre de Petrov | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Perspectiva Internacional

Petrov está com gripe. E por causa dos delírios da febre, tem a maior viagem de sua vida. Embarcamos nessa jornada psicodélica e transitamos entre passado e presente desse personagem tão interessante. Cartunista divorciado, com ex-esposa bibliotecária e filho pequeno, de uns 10 anos, o inconsciente de Petrov, interpretado pelo ator Semyon Serzin, escancara-se aos nossos olhos, com resultados divertidíssimos, entre esposa psicopata, pais nudistas, discos voadores, amigos suicidas.

A gripe pegou toda sua família. Aliás, sua ex-esposa e filho estão na sua casa por causa da doença. A preocupação de Petrov, mesmo enfermo, é levar seu garotinho para a festa de final de ano da escola. Isso o motiva a recordar-se de uma festividade da sua infância, onde a Fada do Inverno apertou sua mão e disse que ele estava com febre.

Não espere lógica no roteiro. O filme são os delírios de um enfermo. As estórias interpõem-se umas às outras, com rapidez e resultados muito cômicos. Nesses relatos divertidos, aspectos sérios da alma russa são abordados: xenofobia, homofobia, saudades do comunismo, políticos corruptos, alcoolismo e violência. Todos esses assuntos polêmicos entremeados com muita poesia, música e nudez.


Ficha  Técnica
Título original e ano: Petrovy V Gripe, 2021. Direção: Kiril Serebrennikov. Roteiro: Alexey Salnikov e Kirill Serebrennikov. Elenco: Semyon Serzin, Chulpan Khamatova, Yulia Peresild, Yuri Kolokolnikov, Yuriy Borisov, Ivan Dorn, Aleksandra Revenko, Sergey Dreyden, Timofey Tribuntsev, Varvara Shmykiva. Gênero: Comédia, Crime. Fotografia: Vladislav Opelyants. Edição: Yuriy Karikh. Nacionalidade: Rússia e França, Duração: 01h45min.

Pena que, devido ao meu desconhecimento da literatura russa, muitas citações poéticas se perderam. Mas, mesmo com entendimento parcial, o resultado estético é belíssimo. O poder da linguagem russa é incomparável. E sua música não fica atrás. Como é tudo legendado no filme, é uma delícia acompanhar os versos em exposição.

A montagem, aparentemente caótica, é representativa da febre. Os pulos temporais, espaciais, de temas, divertem e empolgam o espectador, pois são ilógicos e acelerados, uma viagem surrealista pela vida dessa família russa e de seus agregados importantes, como a Marina, a Fada do Inverno, vivida pela atriz Yulia Peresild. O diretor russo Kiril Serebrennikov é um portento na criatividade, seus filmes têm uma marca única, o que é bem raro na cinematografia atual.

Assistam ao filme em cartaz na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e gargalhem muito com essa viagem à alma russa!

Nota: 9/10.

Maiores informações, clique aqui.

SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

Horários de exibição

27/10

17:30

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 3

28/10

17:15

CINESESC

30/10

16:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1

01/11

21:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 2

02/11

19:00

ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 1

Irmandade | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 
Competição de Novos Diretores

O conceito de sororidade ainda parece meio utópico num mundo machista que incentiva a competição entre mulheres. Partindo deste pressuposto, é poeticamente irônico que uma história que tem a rivalidade feminina como força motriz tenha um título como Irmandade. De forma coerente e satisfatória, o longa de estreia de Dina Duma estrutura e subverte o significado de seu nome, criando uma tensa e imprevisível teia de intrigas.

As amigas Maya (Antonija Belazelkoska) e Jana (Mia Giraud) são adolescentes comuns. Inconsequentes, querem ser vistas e reconhecidas por quem são. Maya tende a ser mais reservada, enquanto Jana tem uma natureza mais impulsiva. Nada fortalece mais uma amizade do que uma inimizade em comum, e quem ocupa este cargo na relação das amigas é Elena (Marija Jancevska), colega da escola delas que é moderadamente famosa no Instagram e supostamente tem um caso com Kris (Hanis Bagashov), por quem Maya é secretamente apaixonada. Cega de ciúme e coagida por Jana, Maya publica na Internet um vídeo íntimo de Elena com Kris, a fim de prejudicar a popularidade da rival. As consequências cruéis e irreversíveis deste ato afetarão profundamente a amizade de Maya e Jana, assim como as vidas de todas as pessoas ao redor delas.


Ficha Técnica

Título original e ano: Sestra, 2021. Direção: Dina Duma. Roteiro: Dina Duma e Martin Ivanov. ElencoAntonija Belazelkoska, Mia Giraud. Gênero: Drama. NacionalidadeMacedônia do Norte, Kosovo, Montenegro. Trilha Sonora OriginalIgor Vasilev Novogradska. EdiçãoMartin Ivanov. FotografiaNaum Doksevski. Duração: 90min.

Irmandade constrói sua atual e impactante trama a partir de artifícios narrativos bastante corriqueiros, como fofocas de corredor de colégio e a superexposição de jovens nas redes sociais. Ao desenvolver as semelhanças e, principalmente, as diferenças de suas protagonistas, o longa consegue trabalhar outros temas, como, por exemplo, a forma assustadoramente desigual como o vazamento de uma sextape impacta a reputação de um homem e de uma mulher, enquanto ela é hostilizada e ostracizada pelas pessoas, ao passo que ele é celebrado como um incurável conquistador. A brutalidade de alguns momentos indigestos do enredo trazem camadas bastante sombrias à obra, em especial considerando-se a natureza mesquinha e egoísta das motivações de suas protagonistas. O último ato, contudo, não deixa de soar um tanto moralista, acabando por se escorar numa aparente dicotomia maniqueísta que infelizmente empobrece um pouco a narrativa construída até então.

Vinheta da 45ª Mostra


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SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
Presencial e Online

MOSTRA PLAY

São inúmeros títulos confirmados na Mostra Play, cada um deles terá um limite de visualizações então, corra para escolher o seu e assistir logo!

Serão oferecidos três pacotes exclusivos (não são válidos para nenhuma exibição presencial) e devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org). O pagamento deve ser realizado via transferência bancária. Quantidade e valores: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).

A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.

Quem Fomos | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Perspectiva Internacional Exibido no Festival de Berlim.

O fim está próximo? Bom, depende pra quem você pergunta. Pra muita gente, os dados científicos por trás do ativismo ambiental que tenta combater as mudanças climáticas do planeta são pura especulação e alarmismo infundado. Neste cenário, o aquecimento global seria mera invenção, a ativista ambiental Greta Thumberg seria apenas uma pirralha e a busca por fontes renováveis de energia, alternativas à queima de combustíveis fósseis, seria nada além de uma pedra no sapato do progresso. Acontece que a crise climática já é uma realidade. A intervenção Humana no ciclo natural da Terra causou tantos danos que especialistas temem que alguns deles sejam irreversíveis. Desta forma, cabe a nós como sociedade pensarmos sobre o que podemos fazer para salvar o que pudermos. Enquanto ainda temos tempo.

Este é o sentido do título do documentário Quem Fomos, que analisa as consequências que a exploração irresponsável da Natureza mostra já na nossa existência e suas prováveis repercussões para as gerações futuras. Tal observação é feita a partir da coletânea de depoimentos e provocações de especialistas de diversas áreas da Ciência. Durante suas falas, as autoridades refletem sobre os efeitos diretos do sistema capitalista em nações pobres, a banalização da comoditização de recursos naturais e a aparente tendência autodestrutiva do ser humano, que oblitera seu próprio habitat natural como se não fizesse parte dele. Não faltam críticas ao modelo Neoliberal que trata a Economia como uma força incontrolável com vontade própria, enquanto ignora o fato de que o planeta tem dado sinais claros de que a superexploração do meio ambiente é insustentável.

Quem Fomos intercala sua narrativa entre diferentes ambientes e personagens para dar uma noção mais abrangente de um problema que tem implicações de escala global. Do espaço ao fundo do mar, vemos imagens que oscilam entre o maravilhoso e o terrível, admirando as belezas naturais do planeta e a forma como estão sendo sistematicamente ameaçadas e destruídas. Ainda que o longa apresente um ritmo tanto irregular, as pausas mais contemplativas inseridas em sua edição favorecem a digestão da variedade dos núcleos retratados em suas quase 2 horas de duração. De monges discorrendo sobre a patética sensação de superioridade Humana frente à Natureza até especialistas em Robótica e Inteligência Artificial questionando o que determina o que é um ser humano, a trama costura tais enredos de forma satisfatória. De forma realista, o filme faz refletir.


Ficha Técnica
Título original e anoWer Wir Waren,2021. Direção e roteiro: Marc Baurder. ElencoSylvia Earle, Alexander Gerst, Janina Loh, Matthieu Ricard, Matthieu Ricard, Felwine Sarr, Dennis J. Snower, Manfred Zapatka. Gênero: Documentário. Nacionalidade: Alemanha. Trilha Sonora OriginalThomas Kürstner, Sebastian Vogel. FotografiaBörres Weiffenbach. Edição: Stefan Stabenow. Duração: 01h55min.

Documentários sobre questões ambientais tendem a ter uma aura apocalíptica especulativa que geralmente são ignoradas mesmo com a grande relevância do tema tratado. O filme de Marc Bauder, porém, se beneficia de uma dolorosa vantagem nesse quesito: seu lançamento coincide com a ocorrência de inúmeras catástrofes por todo o globo, algumas mais extremas do que outras. Altas temperaturas jamais registradas antes, incêndios florestais de grandes proporções, extinção em massa de espécies, índices injustificáveis de poluição. O que poderia parecer ficção científica ou exagero há alguns anos se tornou realidade muito mais rápido do que gostaríamos de admitir. E não é paranoia. Está acontecendo.

Vinheta da 45ª Mostra


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SERVIÇO:
45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 
De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
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MOSTRA PLAY

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A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.

Listen | 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

 

Vencedor do prêmio de melhor longa-metragem de estreia e do Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza.

Nascida em Lisboa, Ana Rocha de Sousa tem uma carreira de sucesso em Portugal. Formada em Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, mudou-se para o Reino Unido em 2010, para estudar Cinema na London Film School.  

Listen, seu filme de estreia, já chegou conquistando vários prêmios, entre eles o de Melhor Longa Metragem de estreia e o prêmio do Júri da Seção Horizontes no Festival de Veneza. O roteiro leva as assinaturas de Paula Vaccaro, Aaron Brookner e da própria Ana Rocha.

Na trama, o casal de imigrantes portugueses Jota (Ruben Garcia) e Bela (Lucia Moniz) vive modestamente no subúrbio de Londres com seus 3 filhos: Diego (James Felner), de 12 anos, Lu (Masie Sly) de 7 anos, portadora de deficiência auditiva, e a bebê Jessy (Lola Weeks/Kiki Weeks), de apenas 12 meses, ainda sendo amamentada pela mãe. A família sobrevive às custas de empregos precários, mal remunerados e sem vínculos permanentes. O fato da filha Lu necessitar de acompanhamento profissional levou a família a procurar ajuda do serviço social, que faz visitas constantes de avaliação. A garota necessita de um novo aparelho auditivo, mas não há dinheiro para isso. Bela leva a criança para a escola sem o aparelho e a instrui a manter segredo sobre o fato.

Após o dia de trabalho como empregada, ao buscar a filha na escola é alertada sobre as marcas vermelhas nas costas da menina e tem uma reação de pânico. Todas as evidências pesam contra a família, que sofre uma denúncia. As crianças são retiradas do pátrio poder e entregues ao sistema para serem encaminhadas para lares provisórios e posterior adoção.  O processo é rápido e segue mesmo sem provas reais. O protocolo do Serviço Social é fechado e conclusivo, não leva em conta as individualidades de cada caso. Respostas inflexíveis e burocráticas definem o futuro dos menores, sem pesar o fator humano, as dores e sofrimentos da família. 



Ficha Técnica

Titulo original e ano: Listen, 2020. Direção: Ana Rocha de Sousa. Roteiro: Elenco: Lúcia Moniz, Sophia Myles, Ruben Garcia, Maisie Sly, James Felner, Kiran Sonia Sawar. Gênero: Drama. Nacionalidade: Portugal, Reino Unido. Fotografia: Hatti Beanland. Edição: Tomás Baltazar. Figurino: Belle Mundi. Distribuidora: Fênix Filmes. Duração: 01h13min.

O filme é muito direto e preciso ao apresentar o burocrático processo de adoção britânico baseado em leis antigas. O sistema dá privilégios às famílias adotantes que recebem ajuda de custo. Segundo as leis, nunca se reverte um processo de adoção após iniciado. Durante os poucos contatos entre a família e as crianças, a mãe é impedida de usar a linguagem de sinais para se comunicar com a filha. Neste sentido, Listen também denuncia a falta de reconhecimento oficial deste tipo de linguagem. Logo, aborda-se a questão tanto da deficiência auditiva da criança como da deficiência de um sistema que não ouve os mais necessitados, incapaz de se adaptar a cada situação em particular. Já o garoto é rapidamente enviado para um lar temporário e sua trajetória será bem intrincada e emocionante. 

A família irá contar com a ajuda clandestina de uma ex-assistente social Anne Payne (Sophia Myles) e de uma rede de ajuda não oficial. A bebê Jessie é colocada na lista como apta para adoção, independente da luta dos pais para reavê-la. Lu, por conta da deficiência, se torna um caso mais complicado, porque "nenhuma família iria querer". As diretrizes do Protocolo dos Serviços Sociais se mostra frio e cruel e a narrativa transmite muito bem toda tensão da corrida contra o tempo. 


Os protagonistas entregam atuações contundentes. Jota, ponderado e contido se contrapõe à Bela, visceral e explosiva. "Não sou seu inimigo, estou do teu lado". A depressão da mãe pesa contra seus esforços para reaver seus filhos e a cena da fala de Bela perante o juiz é forte e emotiva. ''Meus filhos não estão à venda!"

Listen explora uma questão séria e real que necessita ser discutida. O expectador será envolvido nesta batalha incansável contra o sistema. Contudo, o final pode não ser o mais aguardado.

Vinheta da 45ª Mostra


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De 21 de Outubro a 03 de Novembro.
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Serão oferecidos três pacotes exclusivos (não são válidos para nenhuma exibição presencial) e devem ser solicitados via e-mail (pacote_mostraplay@mostra.org). O pagamento deve ser realizado via transferência bancária. Quantidade e valores: 5 ingressos (R$ 57,00), 10 ingressos (R$ 105,00) ou 15 ingressos (R$ 150,00).

A programação da Mostra Play e das salas tem outro formato, isto se deve porque nem todos os filmes que estão disponíveis nas salas poderão ser assistidos também virtualmente. O ingresso individual para cada título da Mostra Play estará disponível a partir do domingo, 17 de outubro, custa R$ 12,00 e pode ser comprado diariamente no site https://mostraplay.mostra.org (pagamento por cartão de crédito das bandeiras visa ou mastercard). Após a compra, os filmes ficam disponíveis por 72 horas e, após o play, por 24 horas.